23/03/2023 às 11h32min - Atualizada em 23/03/2023 às 16h16min

Cirurgia inédita no ES preserva rim do paciente após retirada de 5 tumores malignos

O procedimento foi realizado por meio de plataforma robótica, por equipe médica do Hospital Santa Rita

SALA DA NOTÍCIA CIleide Zanotti
Arquivo Dr. Marcelo Lamy
Com cinco tumores no rim esquerdo, um paciente de 52 anos de idade, do sexo masculino, foi submetido, com sucesso, à cirurgia para retirada dos tumores com preservação do órgão. Foi o primeiro procedimento desse tipo realizado no Espírito Santo.

A cirurgia foi feita pela equipe do urologista Dr. Marcelo Cabral Lamy de Miranda, no Hospital Santa Rita, em Vitória – ES, na primeira semana de março, por meio da plataforma robótica. O paciente teve alta precoce, passa bem e está com os dois rins preservados.

De acordo com Dr. Lamy, o paciente sofre de uma síndrome familiar rara, que vem sendo investigada por já ter provocado tumor de rim bilateral e de tireoide. O paciente é extremo obeso e já foi operado desses cânceres anteriormente.

O ineditismo do procedimento realizado foi a retirada dos cinco tumores malignos, localizados em posições diferentes no mesmo rim, com a preservação do órgão.

“A retirada dessa quantidade de tumor, principalmente por estarem posicionados em locais distintos no rim, torna a cirurgia mais difícil para a preservação do órgão. Outro fator que também dificulta o procedimento é a obesidade”, informa o médico.

Segundo ele, o sucesso da cirurgia com a preservação do órgão foi possível devido à plataforma robótica, que possibilita uma melhor visualização, alcance e movimentos mais firmes das pinças cirúrgicas. Por não ser uma cirurgia aberta, a recuperação do paciente é muito mais rápida, o que possibilitou a alta precoce, em 24 horas. 

O médico acrescenta que a preservação do rim foi possível devido à detecção e o tratamento precoces da doença. E estar com ambos os rins em funcionando é importante para a realização de outros tratamentos médicos, inclusive, para o caso da possibilidade de aparecimento de novos tumores.

A tendência mundial para esse tipo de cirurgia, explica Dr. Marcelo Lamy, é de preservação dos rins, o que é possível graças à cirurgia robótica.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp