22/03/2023 às 16h48min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h10min

O pesadelo dos fraudadores é realidade

A autora Maria Cristina Diez é engenheira de softwares e diretora comercial e de marketing da MOST

SALA DA NOTÍCIA Naves Coelho
divulgação/MOST

No mundo tecnológico e altamente conectado em que vivemos, está bem longe de ser exagero afirmar que nós carregamos um universo nas mãos. Hoje, com alguns toques na tela, somos capazes de realizar transações bancárias ou de comprar algum produto numa loja de e-commerce. Por outro lado, estamos a mercê de criminosos que se escondem detrás às telas de nossos dispositivos virtuais.

Por isso, a segurança digital tem o desafio diário de antever os passos e as mentes dos criminosos que atuam na internet. Seu objetivo é de chegar sempre antes deles, e garantir que a navegação por sites e aplicativos que mantêm dados sensíveis dos usuários jamais leve à exposição perigosa de informações pessoais. E os sistemas de informação alcançaram um nível de proteção tão grande que, aí sim, dão a sensação de que estamos vivendo um futuro distante, daquele que só aparece nos filmes.

É o caso do Face Match, um recurso que mistura reconhecimento facial com machine learning, proporcionando altos padrões de segurança digital e certificação de identidade em seus sistemas de onboarding. Em outras palavras, a ferramenta assegura que o indivíduo que está acessando um determinado sistema é realmente quem ele diz ser, de modo que essa confirmação é dada a partir da leitura facial combinada com o escaneamento documental.

O Face Match é bastante útil para empresas que necessitam da identificação comprovada do usuário antes que ele tenha acesso a um banco de dados repleto de informações sigilosas. Ele é o recurso perfeito para o combate aos fraudadores que tentam se passar por outra pessoa para entrar nesses sistemas. A ferramenta trabalha então a partir de uma selfie, fazendo a leitura facial em tempo real do usuário e comparando-a com o documento fornecido por ele ou já armazenado no servidor da empresa.

Mas essa leitura não é superficial. O Face Match mapeia as faces em vários pontos e realiza a comparação das simetrias entre elas para identificar se é a mesma pessoa. Integrado às necessidades das empresas, o Face Match converte-se numa potente ferramenta que garante proteção aos clientes e consequentemente à empresa, garantindo a credibilidade e o apoio necessários aos cuidados com os dados.

Isso só revela o quanto o mercado ainda tem a descobrir sobre a adoção da inteligência artificial em seus processos. É uma revolução que já vem ocorrendo em uma grande parcela de empresas mundo afora, e que ainda está se expandindo para outras tantas. A aplicação da inteligência artificial é algo cada vez mais inevitável, sobretudo porque já vem dando respostas bastante positivas. Seja qual for a empresa, considerar o uso da IA é apenas uma questão de tempo... ou de sobrevivência.

A autora Maria Cristina Diez é engenheira de softwares e diretora comercial e de marketing da Most Specialist Technologies - [email protected] most.com.br


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