22/03/2023 às 13h54min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h09min

As principais datas do varejo para lojistas e consumidores

Planejamento antecipado faz varejistas se destacarem dos concorrentes e consumidores terem economia de gastos

SALA DA NOTÍCIA Dito CRM

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um aumento próximo de 1% nas vendas no varejo em 2023. Os brasileiros que desejam investir na compra de produtos e bens, durante as principais datas varejistas precisam se programar de maneira antecipada, para obterem maior economia.

“Os consumidores devem fazer uma programação de compras, definir que produtos serão prioridade e um valor total de investimentos. Temos diversas datas comerciais importantes ao longo do ano, que costumam ter boas condições de compra e promoções. Fazendo essa programação agora, juntamente com pesquisa de preços, pode-se ter uma grande economia no final”, comenta Pedro Ivo, sócio-diretor da Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel.

Para os lojistas e varejistas, é fundamental fazer um estudo sobre o seu público-alvo e perfil dos clientes, além de elaborar e planejar agora no início do ano as estratégias de marketing, de vendas e logística de entregas. Esse processo é fundamental para aqueles que desejam crescer o negócio, vender mais, ter alto lucro e ficar à frente da concorrência.

Principais datas do varejo
Para ajudar no planejamento, tanto dos consumidores, quanto dos varejistas, listamos as principais datas do varejo brasileiro em 2023. Confira:

Páscoa - 09/04
A Páscoa é uma das principais datas comerciais para o comércio nacional. Apesar do grande destaque estar no setor de chocolates/bomboniere, os setores de peixaria, presentes e bebidas realizam grandes vendas durante o período, devido a alta demanda e procura, por parte dos consumidores.

Dia Mundial do Livro - 23/04
O Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, foi o dia escolhido pela Unesco para homenagear as produções literárias, além de autoras e autores do mundo inteiro. Além de incentivar a leitura, a data é repleta de promoções criadas pelas editoras e livrarias.

Somente em 2021, foram vendidos 55 milhões de livros no Brasil, gerando uma receita de mais de R$ 2 bilhões, de acordo com uma pesquisa da Nielsen BookScan, divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Dia de Frete Grátis - 28/04
A pesquisa “Tendências do Varejo 2023”, realizada pela Dito CRM em parceria com o Opinion Box revelou que 73% dos consumidores deixam de realizar compras devido ao valor do frete. 

O Dia do Frete Grátis é uma excelente data para os consumidores que desejam realizar suas compras sem ter que pagar taxas para o recebimento dos produtos.

Dia das Mães - 14 de maio
O dia das mães é uma data crucial para o varejo brasileiro. Os segmentos e produtos com maiores promoções e procura por parte dos consumidores são telefonia, eletrodomésticos, entretenimento, informática, câmeras, moda e acessórios.

Dia do Orgulho Nerd - 25/05
O Dia do Orgulho Nerd, conhecido também como “Dia da Toalha” é uma data que homenageia o autor de 'O Guia do Mochileiro das Galáxias', Douglas Adams. 

Focada no público nerd, a data é extremamente importante para o setor de entretenimento, o mais visado e procurado por esse público. Durante o dia, acontecem diversas promoções e atividades, para aumentar o número de vendas e engajamento do público com as obras da tv, cinema e literatura.

Dia dos Namorados - 12 de junho
Setores de moda, acessórios e beleza são os que costumam faturar mais e fazer promoções para os clientes nessa data. O phygital - integração entre o mundo físico, com o mundo digital - tem grande força. Os consumidores acompanham as novidades e os produtos à venda por meio das redes sociais e sites, escolhem o que vão comprar pela internet e fazem a prova ou retirada dos produtos nas lojas, em muitos casos.

Para o consumidor, fazer a pesquisa por meio dos sites e redes sociais das suas lojas e marcas preferidas é uma ótima oportunidade para identificar as melhores oportunidades de compra.

Amazon Prime Day - 12 e 13 de julho
O Prime Day é um evento global com ofertas exclusivas para membros e clientes da Amazon. As promoções impulsionam as vendas do marketplace - foco total no e-commerce.

Dia dos Pais - 13 de agosto
Em 2021, a data quebrou o recorde de vendas do e-commerce em um Dia dos Pais, em comparação com os anos anteriores. O faturamento superou os R$ 6,2 bilhões, número 15,99% maior que o obtido em 2020, segundo a Social Miner. Os produtos mais procurados e desejados são dos departamentos de vestuário, acessórios, sapatos, perfumes, cosméticos e eletrônicos.

Dia do Sexo - 06/09
A data é marcada pelos descontos e campanhas de negócios do nicho de sex shop. Os índices de procura pelos consumidores aumentam de maneira expressiva neste dia, atraídos pelo engajamento nas redes sociais.

Dia do cliente - 15 de setembro
O Dia do Cliente é marcado por ações com foco em vendas, branding e relacionamento com o consumidor. Faça um planejamento de ações seguindo as características dos seu público-alvo e clientes.

Para os consumidores, vale a pena ficar de olho nas ofertas, pois pode surgir a oportunidade perfeita de adquirir algo que se planeja em melhores condições de compra. 

Dia das crianças - 12 de outubro
Outra importante data para o varejo e o e-commerce. Além dos tradicionais brinquedos, o Dia das Crianças também é marcado pela busca por telefonia, moda, eletrônicos, itens de lazer e cartões vale-presente.

Black Friday - 24 de novembro
Considerada a melhor data para compras online. Além do marketing, fortalecimento da marca e promoções, as lojas e marcas precisam trabalhar em uma logística eficiente de entrega e satisfação dos clientes, devido ao alto número de pedidos realizados.

Para achar os melhores descontos, o consumidor deve fazer uma pesquisa dos produtos que deseja com no mínimo 30 dias de antecedência, assim poderá comparar os preços e ver a real economia que terá deixando para comprar na Black Friday.

Cyber Monday - 27 de novembro
Com foco no e-commerce, a Cyber Monday acontece sempre na segunda-feira após a Black Friday. As principais vendas são de produtos eletrônicos, como smartphones, televisores e notebooks. 

Natal - 25 de dezembro
Um mês após a Black Friday, é a vez do Natal ganhar o cenário no varejo. Os produtos mais vendidos e procurados nessa época do ano são eletrônicos, itens de decoração, brinquedos, perfumes, cosméticos, roupas, calçados, eletrodomésticos, livros e produtos pet. 

Sobre a Dito

A Dito é um CRM especializado no varejo omnichannel que ajuda marcas a se relacionarem melhor com seus consumidores. Há 12 anos no mercado, a empresa usa tecnologia 100% nacional para integrar lojas físicas e virtuais, mapear a jornada do consumidor por meio de dados demográficos e de comportamento, bem como prover ferramentas para que as marcas impactem seus clientes por meio de multicanais como e-mail, SMS, push mobile, browser push e Facebook custom audience, além do próprio vendedor. Entre seus clientes estão grandes marcas como Tommy Hilfiger, Chilli Beans, Track&Field, Ingresso.com, Swarovski, Polishop, LEGO, entre outras.


 
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