22/03/2023 às 15h21min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h00min

Metaverso no RH: quais os impactos e benefícios dessa tecnologia?

* Por Priscila Ventura, Head de People da TotalPass

SALA DA NOTÍCIA Isabela Rodrigues
MOTIM
Foto: Priscila Ventura

Em um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico, vemos surgir novas ferramentas e funcionalidades que prometem facilitar os processos no mundo corporativo. Um dos mais famosos e avançados é o metaverso. Mas quais serão os impactos do metaverso no RH? 

Afinal, o que é metaverso?

O metaverso, também conhecido como “universo ficcional”, “realidade aumentada” e/ou “realidade virtual”,  é considerado o futuro da internet, e espera-se que ele esteja consolidado e presente no nosso dia a dia daqui a 10 ou 15 anos. Parece longe, mas acredite, não é tanto assim. 

Segundo um levantamento realizado pela Kantar Ibope Media, quase 5 milhões de brasileiros já utilizaram alguma versão do metaverso. Esse número corresponde a aproximadamente 6% da população com acesso à internet no país.

Basicamente, o metaverso é um ambiente virtual tridimensional que tem como objetivo simular a realidade e as interações sociais por meio de dispositivos como celulares, computadores, tablets e até TVs. Essa funcionalidade está sendo testada e aprimorada para chegar o mais rápido possível ao maior número de lugares do mundo. 

No metaverso, a ideia é oferecer uma experiência completa e imersiva com ajuda da Inteligência Artificial. Algumas empresas já vêm experimentando o novo formato, com óculos de realidade virtual e luvas, por exemplo, que ajudam a conciliar os mundos real e digital, proporcionando essa comunicação de forma mais completa. 

A empresa mais famosa do mundo a trabalhar com o metaverso é a Meta Platforms Inc., que antes se chamava apenas Facebook Inc. Em 2021, Mark Zuckerberg mudou o nome da instituição e investiu mais de US$ 50 milhões no metaverso. 

Metaverso e mercado de trabalho

O mundo virtual já é uma realidade para diversos postos de trabalho. O trabalho remoto (ou o anywhere office – escritório em qualquer lugar) continua crescendo, e pela internet são feitas entrevistas de emprego, admissões, demissões e toda a dinâmica do dia a dia corporativo, utilizando sites e softwares de comunicação e trabalho, de acordo com as funções exercidas pela equipe. 

Inclusive, uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) revelou que, a cada 1% investido em tecnologia, o retorno do lucro após dois anos é 7% maior. Ou seja, as empresas apresentam mais crescimento e resultados quando valorizam a área de TI.

Já com os ambientes simulados possíveis no metaverso, será cada vez mais fácil ampliar o contato e organizar reuniões com colaboradores, fornecedores e clientes, substituindo as chamadas de áudio e vídeo como conhecemos atualmente. 

Por exemplo, em vez de entrarmos em uma sala do Google Meet, Zoom ou Teams, todos os participantes utilizarão óculos especiais e outros adereços para entrarem em uma sala online e se sentirem realmente dentro dela, ficando o mais próximo possível de seus colegas. 

Os benefícios do metaverso no RH

É claro que o metaverso no RH pode facilitar reuniões e até o processo de recrutamento e seleção. Mas ele não se limita a isso. Para a gestão de pessoas, os espaços virtuais poderão proporcionar ambientes onde o comportamento e o desempenho dos colaboradores serão vistos e analisados com mais precisão. 

Ao implementar o metaverso no dia a dia do setor de RH, será possível alcançar alguns benefícios em relação à gestão de pessoas:

  1. Clima organizacional

Com essa nova forma de relacionamento, o clima organizacional também deve lidar com mudanças. Por isso, é muito importante que as equipes de RH saibam orientar o grupo para evitar conflitos e oferecer um ambiente de trabalho agradável e prazeroso, com uma cultura de feedbacks e melhorias na comunicação interna. 

  2. Employer branding

Outro ponto positivo para o RH no metaverso é o fortalecimento do “employer branding”. Este termo significa a reputação da empresa enquanto marca empregadora, o que pode atrair e reter talentos em seus processos seletivos. 

Isso acontece porque o metaverso é uma inovação, e sua utilização chama a atenção de pessoas mais atualizadas e conectadas com as novidades. Além disso, os melhores profissionais do mercado procuram essas empresas para consolidarem suas carreiras, uma vez que são mais exigentes na hora de escolher onde trabalhar.

3. Acessibilidade

O metaverso também é acessibilidade: para funcionários surdos, por exemplo, essa ferramenta deve oferecer comunicação em libras, além da melhor inclusão de pessoas com outras deficiências.

4. Humanização

As equipes de RH buscam se aproximar cada vez mais dos colaboradores, tornando a comunicação mais humanizada. Isso também será possível com o uso de tecnologias mais avançadas, uma vez que os algoritmos darão às pessoas experiências cada vez mais personalizadas, respeitando os seus gostos e preferências e atendendo às suas expectativas.

5. Decisões baseadas em dados

Atualmente, um dos maiores aprendizados das empresas é saber se orientar a partir de dados concretos, para tomar as decisões mais assertivas para o time. No caso dos algoritmos, eles também podem possibilitar que a equipe de gestão de pessoas reúna esses dados e melhorem, a partir deles (e de seus cruzamentos), a experiência dos colaboradores na empresa. 

Principais desafios do metaverso no RH
Por mais que a tecnologia proporcione diversas mudanças positivas nas equipes, ela também pode trazer muitos desafios a serem superados. 

1. Adaptação às novas ferramentas

A adaptação da empresa ao metaverso é um deles, já que as pessoas têm entendimentos diferentes sobre o ambiente virtual, de acordo com sua idade, local onde nasceu e contato que teve com a tecnologia ao longo da vida. Por isso, todos devem ser treinados para utilizar essas ferramentas da melhor forma. 

2. Acesso à internet de qualidade em todos os dispositivos

Além disso, a aquisição de equipamentos adequados e o acesso à internet de qualidade para utilizar as funcionalidades do metaverso são de alto custo, principalmente se cada colaborador estiver em um local diferente. Esse investimento deve ser calculado e considerado no budget da empresa, afinal, de que adianta o metaverso se nem toda a equipe consegue acessá-lo?

No Brasil, de acordo com uma pesquisa do IBGE, 40 milhões de pessoas não acessam a internet. Ou seja, mesmo com toda a evolução que temos atualmente, ainda será preciso muito tempo e investimento para que o metaverso atinja a todos. 

3. Privacidade

A privacidade no metaverso também é algo a ser analisado. Por estarem em uma sala com os gestores, os colaboradores podem ser observados mais de perto. O ideal é estabelecer um limite de privacidade para que todos possam trabalhar à vontade. 

4. LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Em meio a um mundo de troca constante de informações, no metaverso, a LGPD deverá ser rígidamente aplicada. Com isso, é possível evitar o vazamento de dados de colaboradores e clientes, e punições dos órgãos de fiscalização, como a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).

De modo geral, o metaverso chegou para auxiliar cada vez mais a gestão de pessoas no setor de RH, cujo objetivo é tornar todos os processos mais ágeis, estratégicos e atraentes. 

* Priscila Ventura é Head de People da TotalPass, uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil. Com mais de 10 anos de experiência em RH, a executiva é responsável por ajudar a construir equipes de alta performance na TotalPass, focando no desenvolvimento e implementação de ações de apoio às lideranças.


 
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