22/03/2023 às 22h19min - Atualizada em 22/03/2023 às 22h19min

Homem morre após escorregar de escada em albergue na Mooca

Um homem de 45 anos morreu na tarde do domingo (19) após cair de uma escada dentro do CTA (Centro de Acolhimento Temporário) 11, localizado à rua João Soares, na Mooca". Assim que o acidente aconteceu, ele foi socorrido pelos colaboradores da Organização da Sociedade Civil, responsável pelo serviço, que imediatamente acionaram o resgate", afirma a secretaria.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros até o Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvea, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. A SMADS lamenta a morte.
O homem tinha passagens em serviços da rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo registradas desde 2019 e estava acolhido no CTA 11 desde janeiro desse ano, serviço no qual possuía vaga fixa.

Desativação do CTA
O Centro em que ocorreu o acidente era para ter sido desativado um dia antes do ocorrido por problemas na infraestrutura. A transferência definitiva dos acolhidos no CTA 11 para o Centro de Acolhida 'Cidade Refúgio III', localizado na Rua São Leopoldo, 125, no Belenzinho, na zona leste, será concluída nesta segunda-feira (20), segundo a prefeitura.

Responta da Secretaria:
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informa que a desativação total do Centro Temporário de Acolhimento (CTA) 11 foi concluída na última segunda-feira (20). 
Desde dezembro de 2022, o Centro Temporário de Acolhida (CTA) 11, localizado à Rua João Soares, 51, passou por um processo de reordenamento, em cumprimento ao item 16 do Plano de Metas do Município, que estabelece o máximo de até 200 pessoas acolhidas por serviço. A terceira e última etapa foi concluída na última segunda-feira (20), com a transferência dos últimos acolhidos para o Centro de Acolhida (CA) ‘Cidade Refúgio III’, que está localizado à rua São Leopoldo, 125, no Belenzinho.
 
Histórico do reordenamento CTA 11
O CA Cidade Refúgio I, que fica na Rua Marcos Arruda, 330, na Mooca, foi o primeiro serviço da rede, voltado aos moradores em situação de rua, a cumprir o processo de reorganização do CTA 11, no dia 08 de dezembro de 2022. A unidade tem capacidade para acolher até 130 pessoas.
O segundo foi o CA ‘Cidade Refúgio II’, localizado à Rua Marcos Arruda, 274, também na Mooca, que foi inaugurado no dia 27 de janeiro de 2023, com capacidade para 100 pessoas.
 
Abordagem Social
As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) realizam atendimentos sociais diários na região da Mooca, zona leste da capital, a adultos, idosos, crianças e adolescentes que vivem em situação de rua ou de vulnerabilidade social, incluindo cenas de uso de álcool e outras drogas.
Entre os dias 13 e 21 de março, os orientadores socioeducativos registraram 268 abordagens no território que resultaram em 99 encaminhamentos, sendo 92 para Centros de Acolhida e sete para demais serviços da rede socioassistencial da Prefeitura.
As ações são realizadas sempre com o objetivo de proporcionar acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas, bem como desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar.
Os orientadores socioeducativos do SEAS são capacitados para identificar a necessidade de cada pessoa abordada e oferecer encaminhamentos para os serviços da rede.
 
Sobre o acidente no CTA
A SMADS lamenta o falecimento de M.A.S., de 45 anos, que ocorreu na tarde do último domingo (19). O homem estava acolhido no CTA 11, quando sofreu um acidente ao escorregar em um degrau da escada. Assim que o acidente aconteceu, ele foi socorrido pelos colaboradores da Organização da Sociedade Civil (OSC), responsável pelo serviço, que imediatamente acionaram o resgate.
O munícipe registra passagens em serviços da rede socioassistencial da Prefeitura desde 2019 e estava acolhido no CTA 11 desde janeiro deste ano, serviço no qual possuía vaga fixa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp