21/03/2023 às 10h46min - Atualizada em 21/03/2023 às 12h00min

ISA CTEEP homenageia Florianópolis com a exposição Jaguar Parade

SALA DA NOTÍCIA Mara Júlia Miranda dos Santos
  • Como um presente de aniversário para a cidade, artistas vão pintar algumas obras ao vivo a partir do dia 23 de março, quando a cidade completa 350 anos.
  • Intervenção artística urbana espalha esculturas de onças-pintadas em espaços públicos, com o propósito de arrecadar fundos e conscientizar a população.
  • Com cerca de 45 onças-pintadas, exposição ocupará espaços de grande circulação da cidade, entre 14 de abril e 20 de maio.
 

São Paulo, 21 de março de 2023 – Comprometida com a preservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas, a ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, é, pela terceira edição consecutiva, patrocinadora da Jaguar Parade, intervenção artística urbana que espalha esculturas de onças-pintadas estilizadas em espaços públicos e shoppings parceiros. O propósito é arrecadar fundos para a causa e conscientizar sobre a urgência de proteger a espécie, que está quase ameaçada de extinção.

Após três edições de sucesso – a primeira em São Paulo (2019), a segunda em Belo Horizonte (2021) e a terceira em São Paulo e em Nova York (2022) - a mostra de arte ocupará as ruas de Florianópolis, entre 14 de abril e 20 de maio, com cerca de 45 esculturas customizadas por artistas locais e nacionais, que poderão ser vistas em pontos turísticos e espaços de grande circulação, como a Ponte Hercílio Luz, a Avenida Beira-Mar Norte e a Lagoa da Conceição.

Das cerca de 45 obras, 28 são assinadas por artistas convidados pela ISA CTEEP. Como um presente para Florianópolis, artistas da região vão customizar as onças seguindo o conceito de live painting, como Augustin de Lassus, de Florianópolis, que fará a intervenção na Ponte Hercílio Luz, em 23 de março, quando a cidade completa 350 anos. As pinturas feitas ao vivo também poderão ser acompanhadas pelo público no ateliê oficial, instalado no Floripa Shopping, e também no Open Shopping Jurerê, até o dia 11 de abril.

Depois de finalizadas, as esculturas serão exibidas nas ruas e disponibilizadas para leilão on-line, com 50% dos recursos doados às ONGs parceiras: a Onçafari, cuja atuação é voltada para a preservação da biodiversidade em diversos biomas brasileiros, com ênfase em onças-pintadas e lobos-guarás; e a Panthera, que se dedica à conservação das nove espécies nacionais de felinos selvagens. No dia 25 de maio, os resultados do leilão serão divulgados por meio dos canais oficiais da Jaguar Parade.

A iniciativa deste ano tem o patrocínio da ISA CTEEP, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A causa – A onça-pintada desempenha um papel ecológico fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas. Protege a biodiversidade, as águas e as florestas, além de garantir a sobrevivência das espécies que convivem com ela e de seus hábitats associados. O felino está presente em 18 países da América, mas nos últimos cem anos sua população foi reduzida quase à metade. Estima-se que, na Amazônia, existam 4,5 onças-pintadas por 100 km², em unidades de conservação, e 2,5, em áreas desprotegidas.

Por isso, a fim de preservar a espécie e seu hábitat, a ISA CTEEP, em conjunto com os aliados técnicos South Pole e Panthera, desenvolveu o Programa Conexão Jaguar, que tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças do clima, por meio do apoio técnico e econômico a projetos florestais desenvolvidos em áreas prioritárias para a proteção, a recuperação e a conexão do hábitat e corredores da onça-pintada. Em 2020, foi considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards

“Temos muito orgulho em, mais uma vez, apoiarmos a Jaguar Parade, iniciativa que está totalmente alinhada ao propósito do nosso Programa Conexão Jaguar. Por meio de ambos, acreditamos que conseguiremos impulsionar a necessidade urgente que é proteger a onça-pintada, pois onde ela está, há vida”, afirma Ana Carolina David, gerente de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais da ISA CTEEP.

 

Serviço: 

Exposição Jaguar Parade

Data: de 14 de abril e 20 de maio de 2023

Site: jaguarparade.com

Instagram: @jaguarparade.global

Site do Conexão Jaguar: https://conexionjaguar.org/pt-br/

  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp