17/03/2023 às 10h52min - Atualizada em 17/03/2023 às 20h08min

Investir em capital humano é receita para inovação tecnológica

Empresa mineira especializada em Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), a Clamper promove programa de inovação para valorizar e premiar ideias dos funcionários

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
Promover continuamente treinamento e capacitação dos colaboradores é uma estratégia que só traz benefícios para as empresas. Em função disso, para muitas instituições de ponta valorizar o capital humano não é sinônimo de gasto, mas sim de investimento.

Um exemplo é a iniciativa que a Clamper, empresa mineira do setor elétrico especialista na produção de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), vai realizar na próxima segunda-feira, dia 20 de março, quando lança um programa de inovação que busca envolver todos os cerca de 700 colaboradores. O evento ocorrerá no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), a partir das 15h, em Lagoa Santa.

“O objetivo do nosso programa de inovação é captar as ideias dos colaboradores e implementá-las na empresa, além de premiar e reconhecê-los por isso. O processo de inovação, que muitas vezes é associado somente à tecnologia, tem como pilar as pessoas”, afirma Dayane Perdigão, supervisora de Inovação da Clamper. O título do programa ganhou o nome de “Oficina T823”, em referência ao primeiro protetor físico de linha telefônica criado pelo fundador da empresa, o engenheiro eletricista Ailton Ricaldoni Lobo, quando ainda era funcionário da Cemig, na década de 1980. Anos depois, com algumas inovações, o dispositivo T823 passou a ser fabricado pela Clamper e ainda hoje permanece em catálogo.

Já que inovação de produtos é algo que está no DNA da empresa, Dayane Perdigão concebeu a “Oficina T823” a partir de sua própria experiência. “Comecei na Clamper atuando na engenharia, exatamente no setor de pesquisa e desenvolvimento. Observando e conversando com colegas, percebi que as pessoas tinham ótimas soluções para os problemas do dia a dia, com ideias que podiam ser utilizadas em diversos setores, só que essas soluções muitas vezes se perdiam. Foi nesse momento que apresentei o projeto de trabalhar um programa de ideias para a diretoria da empresa e fui prontamente atendida”, explica.

A estratégia principal do programa é que todos os funcionários tenham acesso e, por isso, será utilizada uma plataforma digital com desafios específicos. As ideias enviadas pelos colaboradores serão analisadas por um grupo multidisciplinar de inovação, formado pelas lideranças da empresa. “O colaborador que tiver ideias aprovadas receberá moedas virtuais para trocar por experiências na plataforma”, afirma Dayane. Para que o engajamento permaneça entre os vários ciclos do programa, em cada oficina será utilizado um tema de filme. Para o evento de estreia, o tema escolhido é baseado nos filmes de ação do agente secreto 007. Como atração extra no lançamento, os colaboradores poderão curtir uma apresentação do humorista Carmona.

Sobre a Clamper

Fundada em 1991, a Clamper é sediada em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo pioneira em operar dentro do primeiro aeroporto industrial do país, com uma estrutura fabril ampla e moderna. Atualmente, emprega cerca de 700 pessoas. A empresa é especialista e líder de mercado no Brasil na fabricação e venda de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), oferecendo soluções para proteger equipamentos eletrônicos contra danos causados por raios e surtos elétricos. Os produtos podem ser utilizados tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais e industriais. Atualmente, já ultrapassou a marca de 40 milhões de peças vendidas no Brasil e em mais de 20 países.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp