11/10/2012 às 10h57min - Atualizada em 11/10/2012 às 10h57min

Akamai anuncia Aqua Íon e redefine as melhores práticas em web performance

Inovadora, solução otimiza experiência do usuário final a partir da análise de suas características e necessidades, considerando, em tempo real: navegador, rede, dispositivo utilizado e conteúdo acessado.

RMA comunicação

São Paulo, outubro de 2012 – A Akamai, líder mundial em soluções para a internet, anuncia o Aqua Íon, solução inédita que possibilita uma ampla gama de otimizações para web performance. Com ela, companhias poderão adicionar à já comprovada aceleração de websites da Akamai novas tecnologias de otimização de conteúdo, incluindo melhorias baseadas no dispositivo cliente, aceleração de conteúdo de terceiros e otimizações específicas para smartphones.  Ao melhorar a performance de maneira inteligente, o Aqua Íon permite às empresas atenderem a demanda sempre crescente de usuários por performance otimizada para cada dispositivo, melhorando sua experiência, independentemente de como acesse o website.

Recentemente, a Forest Consulting apresentou o relatório “Shifting Performance Strategies for Mobile and Web Delivery”, que indicou que as empresas estão lutando para acompanhar o crescimento das expectativas dos usuários por tempo de resposta, conteúdo sofisticado e suporte para dispositivos móveis. Diante do cenário atual, com as mais divergentes possibilidades de conexão, o desafio de entregar uma experiência online favorável torna-se cada vez maior. Isso acontece, pois as empresas não podem mais concentrar suas estratégias de otimização de desempenho em um conjunto limitado de ferramentas, técnicas e abordagens. Ou seja, as soluções genéricas “one-size fits-all” perderam sua efetividade.

Motivada pela recorrente necessidade de melhorias do ambiente online, a Akamai desenvolveu o Aqua Íon, solução que auxilia as empresas a atenderem essa demanda de performance situacional, localizando um caminho inteligente e apto que atenda as especificidades apresentadas por cada visitante. Isso acontece por meio da combinação dos itens: navegador, dispositivo, rede e conteúdo acessado. Para isso, o Aqua Íon inclui os seguintes recursos:

·         FEO (Front-end Optimization): ampla gama de técnicas de otimização adaptáveis, baseadas em detalhadas análises da aplicação web, em tempo real, que consideram as características de conexão e dispositivo de cada usuário. Todas as possibilidades de melhorias são voltadas à redução de solicitações HTTP, redução dos bytes entregues e diminuição do tempo de carregamento da página. A Akamai é a única a oferecer essas características “in-network”, funcionando conjuntamente com a tecnologia de aceleração já existente em sua rede inteligente.

·         Caching para Páginas Dinâmicas: a performance situacional inclui a necessidade de entregar desempenho com base no comportamento do usuário. A solução inclui opções configuráveis disponibilizadas por meio do Akamai Luna Control Center, que permite um caching de conteúdo dinâmico e personalizado mais granular e inteligente, com base na segmentação dos usuários.

·         Caracterização de Dispositivos: por prover informações-chave sobre navegadores e dispositivos que acessam o conteúdo por meio da Akamai Intelligent Platform, o Aqua Íon provê detalhes importantes a respeito dos dispositivos que chegam a determinado site. Esta informação, por sua vez, pode ser usada para tomar decisões sobre como responder solicitações a partir de características do dispositivo, tais como: tamanho de tela, suporte de GPS para serviços baseados em localização, Javascript e outros.

·         Compressão de Imagem Adaptável: A capacidade de variar o nível de compressão para imagens JPEG, com base em condições de rede analisadas em tempo real, permite que as páginas carreguem rapidamente, mesmo com fracas condições de rede.

 

·         SHURT: por meio da parceria já anunciada com a Qualcomm, a solução contém suporte para SHURT (Suppressed Headers for Uplink Traffic Reduction). Tal protocolo é uma extensão do HTTP, que reduz o volume de dados necessários para executar a transação web de um dispositivo móvel usando um processador Qualcomm Snapdragon. Assim, ajuda a reduzir o impacto da latência e da perda de pacotes da rede móvel.

Mike Afergan, vice-presidente Sênior e gerente-geral da Unidade de Experiências Web da Akamai, sobre o lançamento: “As tecnologias web apresentadas nos últimos cinco anos migraram de simples ´sites´ para provedores de ´experiências online’ entregues por meio de browsers, redes e dispositivos. “Com o Aqua Íon estamos redefinindo a forma de otimizar essa experiência web. O lançamento é fruto da realidade atual, onde o acesso a várias ferramentas, por parte das empresas, já não é mais suficiente para a disponibilização de um bom conteúdo online.Com a nova solução, passamos a oferecer a inteligência necessária para que todos esses recursos trabalhem juntos, na hora certa.”

Sobre a Akamai

A Akamai é líder mundial em soluções para internet e detentora de uma rede mundial de mais de 110 mil servidores, dos quais 2 mil estão no Brasil. Por meio de sua estrutura, a Akamai é responsável por mais de 30% de todo o tráfego de internet mundial. Como uma de suas principais soluções, a empresa possui a Akamai Intelligent Platform, que provê amplo alcance, com perícia, segurança, visibilidade e confiabilidade únicas no mercado. Para mais informações sobre a empresa, acesse: blogs.akamai.com e siga @Akamai no Twitter. 

No Brasil, a empresa é representada pela Exceda, líder brasileira em soluções de aceleração, distribuição de conteúdo e segurança para empresas que utilizam a internet como ferramenta de negócios. Fundada em 2002, a companhia também atua na América Latina com presença na Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.  Atualmente, a Exceda atende mais de 150 clientes com operações críticas na web, dentre eles, estão todos os principais portais de e-commerce brasileiros, instituições financeiras, companhias de mídia e entretenimento e governo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »