17/03/2023 às 10h50min - Atualizada em 17/03/2023 às 20h05min

No Dia Mundial da Saúde Oral, cirurgiões Buco-Maxilo-Faciais alertam para os riscos de internações por falta de cuidados com a higiene bucal e de acesso a tratamentos odontológicos

Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, internações e mortes poderiam ser evitadas com medidas simples como escovar os dentes duas vezes ao dia, diminuir a ingestão de alimentos e bebidas açucaradas e beber bastante água, além de realizar visitas regulares ao dentista

SALA DA NOTÍCIA DOC Press Comunicação
https://bucomaxilo.org.br/
Divulgação CBCTBMF
Manter a saúde oral é muito importante para prevenir as doenças dentárias como a cárie e a periodontite, doença que envolve o tecido de sustentação dos dentes.  Com a progressão da cárie e das doenças periodontais causadas por descuido com a saúde bucal, as infecções podem atingir a profundidade dos tecidos e provocar internação e até a morte.
Não há uma porcentagem exata de internações por infecções que poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem cuidados com a saúde oral, já que isso depende de diversos fatores, como idade, condições de saúde geral, hábitos de higiene oral e estilo de vida.
Mas a falta de cuidados pode aumentar o risco de infecções em outras partes do corpo, como na própria face (bulbo dos olhos, músculo, nervos e aparelho lacrimal), as cavidades e túneis do nariz, pulmões, cérebro e coração. A disseminação das infecções de natureza dentária é bem documentada na literatura científica e o uso indiscriminado de antibióticos, principalmente pela automedicação, favorece o aparecimento de microrganismos multirresistentes. Também é preciso considerar que muitos pacientes não conseguem uma adequada assistência odontológica. Esses fatores favorecem o surgimento de quadros mais graves.
Segundo o presidente do CBCTBMF, Dr. Adriano R. Germano, além da cárie, a doença periodontal que é uma condição inflamatória crônica que afeta as gengivas, tem sido associada a um maior risco de doenças cardiovasculares. A higiene oral não adequada também pode comprometer o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a infecções em geral”, afirma o especialista.
A infecção odontogênica que ocorre em tecidos moles ou duros da boca, como dentes, gengivas, ossos, músculos e articulações apresenta como causa principal a cárie, mas outros problemas odontológicos como, as fraturas dentárias, procedimentos cirúrgicos na boca e o trauma também favorecem a infecção, e podem se espalhar para outras partes do corpo, como o sistema nervoso central, ocasionando em casos extremos até a morte. Algumas pessoas devem ter um cuidado redobrado, pois são considerados pacientes de risco, como é o caso dos diabéticos, paciente com alguma imunossupressão, além dos idosos.

Os cirurgiões dentistas, especialistas em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais geralmente são os profissionais que recebem os pacientes mais graves nos hospitais. A condução desses casos pode requerer procedimentos cirúrgicos como drenagens, antibióticos em alta doses, cultura das secreções, hidratação endovenosa e todo suporte hospitalar que o caso exigir. Segundo o Dr. Adriano R Germano, geralmente esses pacientes apresentam um período de internação prolongado, aumentando os custos hospitalares de maneira significativa. Também é importante destacar que o dentista clínico que não é especialista na área, deve reconhecer quando a infecção encontra-se fora de controle e encaminhar rapidamente esses pacientes para um especialista em Cirurgia bucomaxilofacial.

No Dia Mundial da Saúde Oral o CBCTBMF orienta que algumas medidas simples podem ser tomadas para manter a saúde oral:
  • Escovar os dentes duas vezes ao dia com uma escova de dentes de cerdas macias e creme dental. É importante escovar por pelo menos dois minutos, cobrindo todas as áreas dos dentes e da gengiva.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e os restos de comida que podem ficar presos entre os dentes.
  • Evitar alimentos açucarados e bebidas, especialmente entre as refeições, pois o açúcar é uma fonte de alimento para as bactérias que causam cárie.
  • Beber bastante água para ajudar a limpar a boca e manter a produção de saliva, que ajuda a neutralizar os ácidos da placa bacteriana.
  • Visitar o dentista regularmente para exames e limpezas. O dentista pode identificar problemas precocemente e ajudar a prevenir complicações mais graves.
  • Evitar o uso de tabaco e álcool, pois ambos podem ter efeitos negativos na saúde oral e geral.

“Ao adotar essas medidas simples, pode-se manter a saúde oral e prevenir problemas no futuro”, conclui Dr. Adriano Germano.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp