16/03/2023 às 17h41min - Atualizada em 17/03/2023 às 00h09min

Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS são lançadas em evento com autoridades e diplomatas

SALA DA NOTÍCIA Redação
https://www.ibrachina.com.br/
Divulgação

Evento foi organizado pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e a plataforma de negócios LIDE China, com apoio do GDF  

O Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil-China) e LIDE China reuniu, na noite desta quarta-feira (15), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, mais de 1200 pessoas para o lançamento das Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) do Congresso Nacional. Ambas serão presididas pelo deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), que já conduz as relações sino-brasileiras e entre os países do BRICS desde 2015 no Congresso.  

Durante o evento, estiveram presentes autoridades dos Poderes da República, dos Estados da Federação, dos municípios e das missões diplomáticas no Brasil, além de representantes de diferentes entidades da sociedade civil organizada e da iniciativa privada. Em sua fala, Thomas Law, presidente do Ibrachina, enfatizou que “esse é um momento importante para Congresso Nacional, inclusive para o intercâmbio dos parlamentares do Brasil com os países dos BRICS. Isso significa que mais recursos estão entrando no Brasil, melhorando a economia e gerando mais renda e desenvolvimento”.   

O deputado Fausto Pinato disse em seu discurso que as Frentes trabalham pelo aprimoramento das relações sino-brasileiras e entre os países do BRICS, “promovendo ações para melhorar o fluxo comercial e o aumento da harmonia, equilíbrio e progresso entre as nações”. 

O presidente do LIDE China, Everton Monezzi, ressaltou que “devemos fomentar cada vez mais a relação Brasil-China, uma relação ganha-ganha, baseada nos pilares defendidos pela embaixada chinesa, de economia verde, economia digital e tecnologia”. Por sua vez, o professor João Grandino Rodas, do CEDES, defendeu que “a única saída para um mundo melhor é a junção das nações, pelas diversas formas de diplomacia”.  

O Ministro-Conselheiro da Embaixada da República Popular da China no Brasil, Jin Hongjun, disse esperar que as Frentes Parlamentares Brasil-China “continuem a redobrar esforços incansáveis em prol dos laços de amizade entre os dois países e desta aliança estratégica global dos dois países, pelo bem-estar de nossos povos, dos países do BRICS e de todos os países em desenvolvimento". 

O evento foi organizado pelo Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil-China) e LIDE China, com apoio institucional de CEDES, IBRAWORK, IBCJ, Editora D’Plácido, UNABRAC e das secretarias de Estados de Turismo e Relações Internacionais do GDF (Governo do Distrito Federal).  

O lançamento ocorreu às vésperas da viagem do presidente Lula à China, que ocorrerá entre 26 e 30 de março, onde será acompanhado por vários deputados e senadores, incluindo os membros das Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp