16/03/2023 às 16h21min - Atualizada em 17/03/2023 às 00h00min

Diga adeus aos múltiplos aplicativos: como os superapps estão revolucionando a tecnologia móvel

*Enio Moraes é CIO na Semantix

SALA DA NOTÍCIA Danielle Guimarães Monteiro

Nos últimos anos, o conceito de superapps emergiu como um divisor de águas na indústria de tecnologia móvel. Com plataformas all-in-one, que permitem aos usuários acessar uma ampla gama de serviços e recursos a partir de um único aplicativo, os superapps dispensam a necessidade de baixar vários aplicativos ou alternar entre eles.

A solução já se tornou extremamente popular em muitas partes do mundo, especialmente na Ásia, onde aplicativos como WeChat e Grab se tornaram parte integrante da vida diária. O impacto potencial dos superapps, em nossa sociedade, é extremamente significativo, sendo essencial entender como essa tecnologia funciona e o que ela significa para o futuro.

Um dos principais benefícios da ferramenta é a capacidade de simplificar e otimizar a experiência móvel. Ao oferecer uma ampla gama de serviços e recursos em um só ambiente, os superapps reduzem a necessidade dos usuários baixarem e alternarem entre vários aplicativos. Isso pode levar a uma experiência móvel mais perfeita, eficiente e personalizada, resultando em maior satisfação e engajamento do usuário.

Os ditos superaplicativos também estão sendo usados para impulsionar a inovação e criar novas oportunidades de negócios. Ao oferecer uma ampla gama de serviços e recursos, também podem fornecer uma plataforma para pequenas empresas e empreendedores alcançarem novos clientes e expandirem seus negócios, o que tende a resultar em um maior crescimento econômico e à criação de novos empregos, especialmente nos países em desenvolvimento.

Um usuário, na China, precisa reservar um táxi para chegar ao trabalho. Ao invés de abrir um aplicativo separado para carona e pagamento, o usuário abre o WeChat, um superaplicativo que oferece diversos serviços. Dentro do aplicativo, o cliente pode solicitar uma carona, pagar a corrida usando o WeChat Pay e até enviar uma mensagem diretamente ao motorista, se necessário.

Depois do trabalho, uma pessoa deseja pedir comida para entrega. Em vez de abrir um aplicativo separado para entrega de comida, abre o mesmo aplicativo WeChat. Dentro dele, pode navegar por diferentes restaurantes e cardápios, fazer um pedido e pagar usando o WeChat Pay.

Ao usar um superapp, como o WeChat, o usuário simplifica a experiência móvel, eliminando a necessidade de baixar e alternar entre vários aplicativos, o que leva ao acesso a uma ampla gama de serviços e recursos a partir de um único aplicativo, resultando em uma experiência móvel mais integrada e eficiente.

Os superapps são um divisor de águas no setor de tecnologia móvel, com o potencial de simplificar e agilizar a experiência móvel, impulsionar a inovação e criar novas oportunidades de negócios. No entanto, é essencial permanecer vigilante sobre os riscos potenciais associados a essa tecnologia e garantir que as salvaguardas adequadas sejam implementadas para proteger os indivíduos e a sociedade como um todo.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp