16/03/2023 às 12h54min - Atualizada em 16/03/2023 às 16h06min

PandaPé destaca 6 maneiras de melhorar a jornada do candidato no processo seletivo

De acordo com levantamento, 60% dos candidatos já tiveram uma experiência ruim em processos seletivos

SALA DA NOTÍCIA Redação

Segundo o relatório “The State of the Candidate Experience”, realizado pela consultoria CareerArc, 60% dos candidatos relatam que já tiveram uma má experiência em processos seletivos. Além disso, o estudo revela, ainda, que 72% desses entrevistados compartilharam essa jornada ruim em redes sociais ou diretamente com alguém. Diante disto, cada vez mais é necessário que as empresas pensem em maneiras de melhorar a experiência do candidato durante o processo seletivo.

Para Ana Paula Prado, CEO do Infojobs e porta-voz do PandaPé, software de recrutamento e seleção mais completo do mercado e desenvolvido pelo Infojobs, o processo seletivo é onde se inicia a jornada do candidato, o que influencia na forma como ele irá enxergar a organização além do fato de que isso pode impactar na sua escolha em aceitar ou não a oferta de uma vaga.

“Pensar no candidato como se fosse um cliente, é essencial para empresas que desejam atrair os melhores talentos e garantir uma boa reputação de marca empregadora. Por isso, é muito importante tornar essa experiência agradável e apresentar a cultura e o clima organizacional da corporação”, explica a executiva.

Pensando nisso, confira a seguir dicas para melhorar a experiência do candidato em processos seletivos.

  1. Seja transparente

Ao anunciar uma oportunidade de emprego, é muito importante que as principais informações da posição estejam expostas para os candidatos, de forma clara e atraente. Isso porque, uma pesquisa do Infojobs apontou que 87% dos profissionais preferem um anúncio de vaga completo, contendo todas as informações necessárias para se candidatar ao cargo ofertado pela empresa.

  1. Torne o processo mais interativo

“Aposte em ferramentas tecnológicas para deixar o seu processo mais atrativo e menos cansativo. A gamificação, por exemplo, é um recurso usado nas empresas que torna as etapas mais interessantes”, comenta a especialista. De acordo com um levantamento realizado pelo Infojobs com 1.958 pessoas, 81% delas acham o formato de jogo mais atrativo e dinâmico.

  1. Comunicação é importante

É essencial que em cada processo seletivo exista uma comunicação personalizada ou seja, feita de forma individual para todo candidato que participa da seleção. Além disso, ao concluir uma etapa, é importante compartilhar feedbacks com todas as pessoas que se candidataram para a vaga.

  1. Minimize a papelada

“A admissão digital reduz a quantidade de documentos que os candidatos aprovados precisam enviar ao setor de recursos humanos”, diz a profissional. Além disso, com a facilidade da tecnologia, os contratos podem ser assinados digitalmente.

  1. Invista no onboarding

Muito além de saber escolher o candidato ideal, é também necessário que o setor de RH saiba oferecer um onboarding de qualidade à pessoa selecionada “Essa etapa é bastante importante para trazer integração com a empresa, pertencimento, possibilidades e desenvolvimentos que o novo colaborador terá na organização”, comenta.

  1. Use a tecnologia a seu favor

A contratação passou por diversas mudanças nos últimos anos e muitas dessas evoluções aconteceram graças à tecnologia. Uma delas é o uso das plataformas digitais, que, inclusive, favorecem o RH em todas as etapas, gerando, assim, escolhas ágeis e assertivas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp