14/03/2023 às 16h32min - Atualizada em 15/03/2023 às 00h06min

4 dicas para auxiliar na organização, relacionamento e aumento de vendas

SALA DA NOTÍCIA Júlia Santos

Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor surgiu em 1962, quando o então presidente americano John Kennedy defendeu em discurso os direitos dos consumidores: segurança, informação e, o mais importante, serem ouvidos. De lá para cá, a data tem sido não só uma oportunidade de homenagear o público final, como uma excelente estratégia para alavancar as vendas e construir um relacionamento mais duradouro e próximo com o público-alvo.

Segundo dados da Social Miner, a data registrou um crescimento de 22% em vendas online, com 1,5 milhão de pedidos e um faturamento de R$ 722 milhões em 2022. Para este ano, um levantamento da Shopee apontou que mais de 68% dos consumidores pretendem aproveitar a data em busca de descontos. O estudo apontou, ainda, que marketplaces ganharão destaque este ano, sendo o favorito de 76% dos respondentes.

“Muito mais que ter bons produtos e realizar promoções para alavancar as vendas em datas comemorativas, é importante que empresas e profissionais autônomos tenham uma boa preparação financeira, estratégica e que utilizem de ferramentas-chave para auxiliá-los tanto direta quanto indiretamente na atração e retenção de clientes”, comenta Andrea Avedissian, gerente de marcas da Zippi, fintech que oferece capital de giro semanal a MPMEs e profissionais autônomos.

Confira  algumas dicas e ferramentas para adotar nesta e em outras datas sazonais para um modelo de negócios mais eficiente e atrativo. Confira!

Fique de olho no estoque

Quando falamos de produtos, um estoque completo e bem organizado é a mina de ouro das vendas, especialmente em épocas de alta demanda. O estoque torna-se ainda mais importante quando o foco das vendas são os  canais digitais. 

“Quando um vendedor fica sem estoque ou tem que cancelar um pedido por ter vendido mais do que efetivamente possuía, eles podem ser penalizados pelos marketplaces, perdendo vendas e com potencial risco de prejudicar a reputação com os clientes. Por isso, é muito importante contarem com um canal que os auxiliem a ter um controle melhor de seus produtos”, ressalta Arley Moura, cofundador e head de produtos da RediRedi, multiplicador de vendas que integra marketplaces e gestão de estoques em um só lugar.

Com a plataforma, os vendedores podem integrar canais de venda como Mercado Livre, Shopify, Shopee e Amazon diretamente na RediRedi. O processo dura poucos minutos e já traz a visibilidade macro dos produtos disponíveis, promovendo uma gestão do estoque mais simples, rápida e inteligente.


Giftback para retenção de clientes

Diferente do cashback, quando o cliente recebe de volta uma porcentagem do total gasto para poder gastar em qualquer loja, o giftback  funciona como um “dinheiro” que só tem valor na própria loja. Por isso, a dica é conhecer a CRM&BONUS, maior plataforma de giftback e inteligência de vendas para varejistas, que tem o recurso como seu carro-chefe no setor. Com o objetivo de ajudar as empresas a venderem mais, a plataforma possibilita que o varejista recolha os dados do cliente - nome, telefone, e-mail -, e se aproxime do mesmo via informativos no e-mail e, até mesmo, SMS, levando descontos invisíveis, incentivando e aumentando a recorrência no ponto de venda on e offline.

“Além de fidelizar o cliente, o giftback pode servir, ainda, como uma forma de escapar da sazonalidade, já que é possível realizar diversas ações em busca de ativar o cliente”, comenta Alexandre Zolko, fundador e CEO da empresa.

 

Capital de giro semanal pode ser a melhor alternativa para autônomos

Diferente de uma grande loja, profissionais autônomos ou microempreendedores contam com um faturamento diário ou semanal para se manterem na ativa. Por isso, é importante contar com soluções que se adequem a essa realidade na hora da compra de suprimentos. “Quando falamos de microempreendedores, temos um exemplo clássico da boleira. Ela também pode se beneficiar de datas sazonais para aumentar suas vendas, mas precisa se preparar. Com um espaço menor e um faturamento diário, não compensa comprar grandes quantidades de insumos, pois podem estragar e, ainda, comprometer o orçamento”, ressalta Andrea.

“A Zippi tem como foco esse público e disponibiliza capital de giro semanais e pagamentos via PIX. Desta forma, há um controle maior das finanças e evita riscos de possíveis endividamentos se realizassem compras com faturas mensais”, completa. 

 

Foque na experiência do consumidor
Conforme o estudo CX Trends, realizado pela empresa Zendesk, o atendimento ao cliente tornou-se um dos principais diferenciais entre as empresas e é o fator definitivo para o sucesso. 73% dos líderes vão na mesma linha e dizem acreditar que o atendimento possui uma relação direta com o desempenho dos negócios. 

 

"A empresa mostra quem ela é pelo atendimento ao cliente. É a sua personalidade. Por isso é tão importante estar próximo do consumidor de fato", afirma Kátia Gonçalves, head de Atendimento ao Cliente da Darwin Seguros, insurtech brasileira que utiliza tecnologia, dados e inteligência artificial para oferecer um seguro autocustomizável, intuitivo e personalizado para cada usuário.

 

"A Darwin ouve o cliente com qualidade. Ao contrário do que tradicionalmente o setor de seguros oferece, prezamos pelo atendimento 100% humano de maneira fluida, rápida, fácil, personalizada, ininterrupta e resolutiva em nosso aplicativo móvel, whatsapp, redes sociais e telefone. Para isso, estamos conectados em todas as nossas plataformas e à disposição para conversar da forma que for mais conveniente ao consumidor", exemplifica.


 
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