12/11/2015 às 14h52min - Atualizada em 12/11/2015 às 14h52min

Colégio Benjamin Constant promove festa em homenagem a São Martinho

Emissor Comunicações e Eventos Ltda

Com a proposta de manter vivas as tradições alemãs, o Colégio Benjamin Constant realizará no próximo dia 13 de novembro, às 20 horas, a Laternenfest. Trata-se de uma festa, comemorada na Alemanha e em alguns países da Europa, em homenagem a Sankt Martin (São Martinho), santo nascido no ano 316 na Sabaria (Hungria). Participarão do evento 120 alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental que farão uma apresentação com lanternas, símbolo do santo católico, dentro das instalações do colégio, na Vila Mariana.

Aberta aos pais e familiares, a festa de São Martinho terá início com o canto de todos os participantes dos hinos nacional e alemão. Em seguida, os alunos do colégio cantarão músicas que aprenderam durante o ano, bem como algumas canções em alemão típicas do Advento e duas alusivas às lanternas. Terminada essa etapa da homenagem os estudantes saem todos do recinto, para que a professora de alemão Leonor Gelpi, organizadora do evento, faça uma exposição em datashow da história do santo. Feito isso as luzes se apagam, e os estudantes, depois de percorrerem as instalações do colégio procurando “simbolicamente” por São Martinho, chegam ao local onde se encontram os pais com as lanternas acesas. “Essa festa é muito emocionante e costuma encantar alunos, professores e pais”, assinala Leonor.

O grande acontecimento da vida do santo foi o episódio do manto, que ocorreu no ano de 337, próximo à cidade de Samarobriva/Ambiano, quando ele ainda era soldado. Um dia um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola. Como não tinha, o cavalariano cortou seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Contam os relatos escritos que, durante a noite, o próprio Jesus lhe apareceu em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio. Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião. Em função disso, tornou-se monge e bispo.

As lanternas usadas na festa têm sua razão de ser. Conta à lenda que, para não ser bispo, o santo escondeu-se em um celeiro. Para seu azar foi delatado pelo barulho dos gansos, quando os moradores o procuravam segurando lanternas. A história relata diversas origens para o emprego dessas lanternas. Uma delas seria uma procissão em sua homenagem, durante as festividades que começavam em 1º de novembro, Dia de Todos-os-Santos, e seguiam durante o Advento até o Natal.

As lanternas empregadas na homenagem a São Martinho foram todas confeccionadas, em material reciclável, pelos próprios participantes da comemoração. Os convites, entregues aos pais, foram também elaborados pelos alunos.

Histórico do Colégio Benjamin Constant

Há 114 anos mantendo a tradição alemã, e tendo a língua alemã como a 1ª língua estrangeira a ser ensinada, o que é o seu grande diferencial, o Colégio Benjamin Constant forma o aluno, buscando o desenvolvimento de todas as suas habilidades, para ser capaz de interagir com o mundo e a sociedade de forma crítica e consciente.

Destacando-se como um dos principais colégios de São Paulo, o Colégio Benjamin Constant, tem, também, a preocupação em desenvolver ações para preservar, resgatar e perenizar hábitos da cultura alemã.

Na busca constante pela excelência educacional, na valorização das relações família e escola, no respeito às diferenças e no compromisso com a sustentabilidade, contando com uma filosofia educacional baseada na abordagem humanística, o Colégio tem como missão promover ao educando uma formação multicultural, através da aquisição dos diferentes saberes, utilizando-os para intervir no mundo que o cerca, e como visão, consolidar a educação no Colégio Benjamin Constant como referência de escola que vai além de tendências e rompe fronteiras.

Desde 1992 participa do Programa de Escolas Associadas à UNESCO, cujo objetivo fundamental é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, formando crianças e jovens com os “princípios da tolerância e o respeito aos direitos humanos, à democracia e à fraternidade, que conduzem à paz e à compreensão internacional”.

www.colegiobenjamin.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »