12/11/2015 às 12h11min - Atualizada em 12/11/2015 às 12h11min

Arcos da Lapa são tema do programa de TV Arquiteturas

Terceiro episódio da série do SescTV vai ao ar sábado, dia 14, mostrando a obra arquitetônica do Período Colonial

Atelier de Imagem e Comunicação

Os Arcos da Lapa da cidade do Rio de Janeiro, serão o tema do terceiro episódio da série Arquiteturas, que vai ao ar pelo SescTV, com direção do jornalista Paulo Markun e do cineasta Sergio Roizenblit, no sábado, 14 de novembro, às 21h. Com 26 episódios, de 26 minutos cada, o programa fala sobre espaços públicos cujo uso e ocupação foram alterados pelo próprio público, muitas vezes de forma até antagônica à pretendida pelo projeto original.

 

Construído para distribuir à população as águas das nascentes do Rio Carioca, hoje ele serve de viaduto para uma outra grande atração: os bondes que ligam a Estação da Carioca ao bairro de Santa Teresa.  Símbolo da Lapa, bairro que já serviu de referência para o que de mais importante aconteceu na vida noturna do Rio, os Arcos da Lapa têm 270 metros de extensão. A construção tem estilo romano e possui 42 arcos duplos de alvenaria, construídos por índios e escravos no século 18.

 

Os Arcos da Lapa, apesar de passarem por mudanças em seu uso e significado ao longo dos séculos, mantiveram grande importância na paisagem da cidade. Neste episódio do Arquiteturas a historiadora Anita Correia Lima de Almeida, explica como os Arcos da Lapa tomam seu espaço na iconografia ao longo da história para se tornarem uma espécie de marca inconfundível do Rio de Janeiro nos dias de hoje.

A antropóloga Natália Fazzioni também é umas das entrevistadas do programa, falando sobre a grande praça de concreto, sem bancos ou árvores feita sob os Arcos da Lapa, no local da antiga lagoa da Conceição, e acredita que o encanto da Lapa é justamente ser um bairro convidativo para as pessoas.

Com exibição aos sábados, a série também terá episódios sobre a cidade de Itá, em Santa Catarina (21/11) e o Largo da Batata, em São Paulo (28/11), dentre outros.

       “São todos espaços urbanos ‘apropriados’ pela população. A série mostra que é possível encontrar maneiras de reocupar, recriar e reconstruir a convivência, chave da vida urbana”, conta Paulo Markun. “A proposta é colocar em discussão a relevância da arquitetura como debate público e como peça importante do mosaico social. Assim, um elemento que torna um edifício singular também pode ser uma marca das muitas explicações daquela sociedade”, complementa.

Roizenblit explica o foco dos novos episódios. “Procuramos olhar o que estava acontecendo nas ruas, que têm uma dinâmica e uma vida próprias. Conversamos com as pessoas, que sugeriam lugares. A praia de Belo Horizonte foi uma sugestão de uma menina que entrevistamos no Rio de Janeiro. E eu nem sabia que existia” conta.

No dia seguinte à exibição de cada episódio, o público terá esse conteúdo na íntegra disponível em arquiteturas.sesctv.org.br/.  O site também reúne fotos de bastidores, informações sobre os novos episódios e vídeos inéditos relacionados a essa temporada.

Nascimento do projeto

A série Arquiteturas foi criada em 2013 por Revanche Produções e Miração Filmes, realizada pelo SescTV, para fomentar uma cultura de conhecimento arquitetônico entre a população. Firma-se na proposta de uma abordagem aprofundada do tema, mostrando que a arquitetura pode ser tão importante para explicar o homem, seu entorno e sua época, quanto a arte, a cultura e a história.

 

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil.

Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclo temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

SERVIÇO:

 

Nova temporada da série Arquiteturas

Segundo episódio: Arcos da Lapa (RJ)

Data: 14/11, sábado, às 21h

Classificação indicativa: Livre

Duração: 26’

Direção: Paulo Markun e Sergio Roizenblit

Produção: Revanche Produções e Miração Filmes

Realização: SescTV

 

Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV

Ou consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/aovivo

Siga o SescTV no Twitter: http://twitter.com/sesctv

E no Facebook: https://facebook.com/sesctv

 

Confira os temas:

Segunda Temporada – Arquiteturas

 

Anhangabaú - São Paulo (SP)           

Centro Cultural - São Paulo (SP)                

Conjunto Nacional - São Paulo (SP)           

Eixão de Brasília - Brasília (DF)                 

Feira de São Joaquim - Salvador (BA)                 

Galeria do Rock - São Paulo (SP)               

Galeria Metrópole - São Paulo (SP)           

Gamboa - Rio de Janeiro (RJ)            

Itá - Itá (SC)

Santos - Santos (SP)

Largo da Batata - São Paulo (SP)               

Mercado de Belo Horizonte - Belo Horizonte (MG)                 

Palmas - Palmas (TO)

Paranapiacaba - Santo André (SP)

Parque Sitiê - Rio de Janeiro (RJ)

Pelourinho - Salvador (BA)

Praça da Estação - Belo Horizonte (MG)

Praça Roosevelt - São Paulo (SP)

Praias do Capibaribe - Recife (PE)

Ribeira - Natal (RN)

Rua Augusta - São Paulo (SP)           

Teatros Ameaçados - São Paulo (SP)

Vila Itororó - São Paulo (SP)

Vila Madalena - São Paulo (SP)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »