14/03/2023 às 08h39min - Atualizada em 14/03/2023 às 12h06min

Grandes empresas incentivam o descarte correto de eletrônicos

Grupo Fujioka se junta à Intel e Circular Brain no Projeto Recicla PC e, além do benefício ambiental, disponibiliza descontos na compra de um novo aparelho para quem decide reciclar os antigos

SALA DA NOTÍCIA Kasane Comunicação Corporativa
arquivo divulgação
O descarte incorreto de lixo eletrônico pode gerar grande risco à saúde humana, já que esses aparelhos são compostos por inúmeras substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo e arsênio. Mas, segundo dados da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), só 3% do “e-lixo” da América Latina é tratado de uma maneira que respeita o meio ambiente.

Existe um crescimento de cerca de 4% do resido eletrônico ano e a estimativa é de que o volume chegue a 74 milhões até 2030, mas ainda enfrentamos ausência de uma política pública consistente para enfrentar esta problemática. Por outro lado, existem boas ações acontecendo e grandes empresas brasileiras também estão iniciando um processo de mudança, como é o caso do Grupo Fujioka, que se uniu à Intel com a Circular Brain, startup focada em economia circular, no Projeto Recicla PC.

Além do descarte correto de um aparelho que muitas vezes fica apenas guardado por estar danificado ou defasado, o consumidor consegue abatimento na compra de um PC novo, sendo que valor do desconto varia de acordo com o estado de conservação e das configurações da máquina antiga. “Os parceiros atuais são Samsung, Lenovo e Acer, e logo mais outras marcas também devem aderir ao programa”, explica o gerente de produto do Fujioka, Rodrigo Mendes Scafuto. “

Mais sobre lixos eletrônicos
O Projeto Recicla PC é focado em computadores, mas também merece atenção especial o descarte de celulares, carregadores, fones de ouvido, liquidificadores, secadores de cabelo, torradeiras, ferros de passar e qualquer aparelho que possua circuitos eletrônicos, tomada ou bateria. Vale lembrar que pilhas e lâmpadas também são consideradas lixos eletrônicos.

Alguns destes equipamentos são parcialmente reciclados e segundo dados da pesquisa da UNIDO, entre 2016 e 2021, o gasto total da saúde no Brasil para tratar dos problemas causados em decorrência da destinação inadequada de resíduos foi de US$ 1,85 bilhão. Ainda de acordo com o levantamento, o lixo eletrônico nos países avaliados cresceu 49% entre 2010 e 2019.

Arrecadação de ouros lixos eletrônicos
Atento ao problema que envolve o descarte e reciclagem de resíduos eletrônicos, o Grupo Fujioka também apoia o projeto da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia, em parceria com a empresa Desctec, com postos fixos de recolhimento na loja da avenida T-9 e na Tamandaré. O projeto conta com 20 pontos espalhados pela Região Metropolitana da capital e todo o valor arrecadado com a venda dos recicláveis é revertido em cestas básicas que são doadas a instituições de caridade locais. Apenas em Goiânia é gerado anualmente 1,5 toneladas de lixo eletrônico, segundo a Desctec.

Recicla e ganha desconto
Outra ação do Grupo Fujioka oferece R$ 100 de desconto em máquinas novas da Wahl para quem levar uma antiga, funcionando ou não, de qualquer marca, a uma das lojas físicas do Fujioka de Goiás ou Distrito Federal. Não é feita avaliação do produto para a participação da campanha e o desconto não é cumulativo, ou seja, o descarte de mais equipamentos não gera um desconto maior. Se trata de um trabalho de conscientização para estimular o descarte responsável de equipamentos eletrônicos por parte das barbearias e salões de beleza.

Mais sobre o Grupo Fujioka
Apesar das vendas por atacado representarem cerca de 80% dos negócios da empresa, o Fujioka possui lojas do segmento varejista distribuídas por todo o estado de Goiás e Distrito Federal. Além do varejo offline, grupo possui também dois E-commerces: um voltado para o varejo e um voltado para empresários e lojistas que podem comprar mais barato usando o seu CNPJ, o que torna a empresa mais completa e atenta às necessidades dos seus clientes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp