10/10/2012 às 23h14min - Atualizada em 10/10/2012 às 23h14min

APOS convida para a 2a. Caminhada Falando de Olho Seco

Dia Nacional de Conscientização Sobre a Síndrome do Olho Seco terá caminhada no Parque do Ibirapuera no dia 21 de outubro, domingo, a partir das 9h.

Flavia Fusco Assessoria de Imprensa e Comunicação

Com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento da população sobre os sintomas, tratamentos e ainda dar dicas de prevenção de uma doença crônica que atinge 30% da população mundial, a APOS- Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco organiza a 2a. Caminhada Falando de Olho Seco, no dia 21 de outubro no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A concentração está marcada para a Avenida dos Planetários, que fica entre o Museu Afro Brasil e o planetário.

A partir das 9 horas da manhã os oftalmologistas que fazem parte da APOS estarão no local para atender as duvidas da população.

A partir das 10h30 serão distribuídas camisetas para os que quiserem participar da caminhada pelo parque, que terá início a0s 11h da manhã. O encerramento do encontro está previsto para as 13h.

O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Este distúrbio no filme lacrimal e na superfície ocular pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e córnea.

Os sintomas são de ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia. Se detectada no início, a doença pode ser controlada, mas deixá-la sem tratamento pode acarretar danos a córnea e a conjuntiva com o aparecimento de lesões.

 

Ao som do jazz

Para os que apreciam uma boa música, no dia anterior, 20 de outubro, sobe ao palco do Espaço Off Set a Doctor’s Band, para o terceiro Oftalmo Music, que terá renda de convites revertida para a APOS. Os ingressos custam R$ 40,00 e o Espaço Off Set

fica na Rua Ferreira de Araújo, 589, em Pinheiros. Para maiores informações sobre a compra dos ingressos estão disponíveis um endereço eletrônico e um número celular. São eles: oftalmomusic@gmail.com / 99906.4443

 

Sobre a APOS

A Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco - APOS foi criada no dia 15 de julho de 2004, pela iniciativa de portadores de olho seco, familiares, médicos e apoio de empresas da área farmacêutica. A APOS tem parceria com os principais hospitais e universidades brasileiras e o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SOBLEC e apoio internacional do The Cornea Society e International e Ocular Surface Society.

Segundo uma pesquisa americana, a doença do olho seco afeta cerca de 10% da população em todo o mundo, mas dados recentes, divulgados no Japão, ampliam este número para 30%. Muitas destas pessoas sofrem desnecessariamente porque não sabem que o problema tem solução, são incorretamente diagnosticadas ou não chegam a receber um tratamento adequado. Hoje, um diagnóstico correto com tratamento adequado pode ajudar a pessoa portadora da doença do olho seco a ter uma melhor qualidade de vida.

 

APOS

Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco

www.apos.org.br

(11) 4107.0920


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »