13/03/2023 às 15h05min - Atualizada em 13/03/2023 às 16h01min

ABERJE lança o curso “Programa avançado em Gestão da Reputação: como obter a licença social para operar”

A Licença Social para Operar (LSO) é a percepção da comunidade e a sua aceitabilidade em relação a uma empresa e suas operações locais Curso traz grandes nomes da agenda ESG, como Cassio Garkalns, Ricardo Voltolini, Grazielle Parenti, Sônia Consiglio Favaretto, entre outros

SALA DA NOTÍCIA Luciana Santos Tardioli
www.escolaaberje.com.br
Divulgação

Quando uma empresa chega a uma comunidade, ela sempre interfere, de algum modo, em seu cotidiano, transformando a sua realidade. Mas, para isso, ela precisa, antes de mais nada, ser aceita pelos locais. É preciso que a sociedade lhe dê uma permissão – não documentada, não formal, mas ainda assim real e imprescindível – para que a companhia siga com seus propósitos. Afinal, hoje, mais do que nunca, as pessoas não se calam mais mediante aquilo que não concordam ou não aceitam e levam seus pensamentos às redes sociais, podendo abalar profundamente a reputação de uma corporação. 

Pensando em trazer luz ao tema e capacitar os profissionais das áreas de comunicação e relações institucionais na gestão da reputação organizacional e na construção de fortes laços de confiança entre empresa e comunidade - de modo que todos tenham seus direitos e interesses legítimos respeitados - a ABERJE lança a 1ª edição do seu curso “Programa avançado em Gestão da Reputação: como obter a licença social para operar”, sob a coordenação do professor e mentor Carlos Parente. 

Segundo Parente, a Licença Social para Operar (LSO) é um ativo intangível fundamental nos tempos atuais. Trata-se de uma percepção da comunidade e a sua aceitabilidade em relação a uma empresa e suas operações locais. “É como se fosse uma autorização informal fornecida pela sociedade à companhia para que esta inicie ou continue com suas atividades”, explica. 

Para obter a sua LSO, a empresa precisa ser digna e ser percebida como tal pelos seus públicos de relacionamento. Isso só se constrói com o tempo e com ações reais. Segundo Parente, hoje as lideranças têm plena consciência de que as empresas precisam ser sustentáveis, éticas e idôneas. Não há mais espaço para apenas “parecer sustentável” apenas, para o greenwashing. “O planeta demanda mudanças urgentes e reais e as lideranças empresariais e governamentais do mundo todo têm aprofundado discussões sobre o tema em conferências internacionais e exigido o cumprimento de acordos que tragam resultados palpáveis. No dia a dia, as pessoas também já não toleram mais discursos vazios ou atitudes inconsequentes de corporações que causem prejuízo à sociedade. Além de ser idônea, a empresa também precisa estabelecer um diálogo claro e transparente com as comunidades com as quais vai se relacionar ou está se relacionando. Deve prestar constas e ouvir. E há formas assertivas de se fazer isso”, explica Parente.

O curso é composto por oito módulos que podem ser adquiridos de forma separada ou integral, somando uma carga de quase 50 horas de aulas. Entre os tópicos estão: Introdução e fundamentos da gestão da reputação, Atuação estratégica na gestão da reputação, Principais desafios da licença social para operar, Employer Branding e o papel estratégico da comunicação interna no engajamento, O papel estratégico da comunicação com a imprensa para a mobilização, O papel estratégico da comunicação integrada para a consistência do processo, O papel estratégico de relações institucionais e governamentais com o poder público, além de um ciclo de palestras com convidados especiais.

Fazem parte do corpo docente, além de Carlos Parente, Ricardo Voltolini, Talita Maia Lins, Roberta Lippi, Sônia Consiglio Favaretto, Lilian Gaino Dorighello, Luiz Chinan, Viviane Mansi, Junia Nogueira de Sá, Renard Aron, Paulo Nassar, Malu Weber, Grazielle Parenti, Cassio Garkalns, Cristiana Xavier de Brito, Jorge Soto e Kalil Cury Filho.  

 

Relações institucionais e governamentais – Parente também coordena outro curso na Aberje, o “Programa Avançado em Relações Institucionais e Governamentais” que chega à terceira edição em junho, mas já está com matrículas abertas.

“É um curso fundamental para profissionais de comunicação, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos que atuam nas áreas de Relações Governamentais, com Comunidades, áreas de Regulatórios, Legal e Jurídico, Compliance e de Meio Ambiente. Nossos professores são profissionais que estão no mercado, lidando diariamente com questões complexas e que vem compartilhar conhecimento prático, muito além da teoria”. 

Professor há 20 anos nos cursos de pós-graduação da FGV e Escola Aberje de Comunicação, Carlos Parente é Diretor da Midfield Consultoria. Tem sólida experiência em Marketing, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e Governamentais e com passagens por empresas como Braskem, ABM AMRO Real, Avon, entre outras. 


Serviço: 

“Programa avançado em Gestão da Reputação: como obter a licença social para operar”

De 26 de abril a 23 de junho de 2023

INSCRIÇÕES ABERTAS

Das 9h às 12h

Aulas on-line via zoom 

Para mais informações e inscrições, acesse: https://escolaaberje.com.br/curso/programa-avancado-em-gestao-da-reputacao-como-obter-a-licenca-social-para-operar-1a-edicao/

 

Sobre a Aberje:

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. Fundada em 1967, a associação desenvolve pesquisas, estudos estratégicos e publicações para a Comunicação, oferece cursos e eventos de capacitação, promove trocas de conhecimentos entre os associados e reconhece as melhores práticas e profissionais da área. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Fundacom, Global Alliance for Public Relations and Communication Management e Arthur W. Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.


 


 
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