10/03/2023 às 16h34min - Atualizada em 11/03/2023 às 00h01min

Prêmio United Earth Amazonia terá 2ª. edição em 2024

Sucesso da primeira edição já movimenta o comitê organizador do Nobel Verde, que terá novamente a cidade de Manaus como sua sede.

SALA DA NOTÍCIA Monica Santanna
Clovis Miranda/SECOM Manaus
Vem aí a segunda edição do Prêmio United Earth Amazonia, o Nobel Verde. Os gestores da United Earth e da LCTM BrandBuilders, instituições que criaram e promoveram o prêmio, devem se reunir ainda este mês para definir os preparativos para a segunda edição, prevista para acontecer no ano que vem. Manaus novamente será a cidade sede do Nobel verde, uma vez que é conhecida como a “capital” da Amazônia e foi escolhida para ser o berço do prêmio.

“Encerramos a primeira edição de forma exitosa e certos de que cumprimos o objetivo que havíamos traçado – o de mostrar ao Brasil e ao mundo os heróis anônimos que desenvolvem as comunidades e preservam as florestas”, afirmou o sócio fundador da LCTM BrandBuilders e diretor de produção do evento de entrega do prêmio, Alberto Traiger.

Para Rubenson Chaves, Executivo da LCTM BrandBuilders na Amazônia, os seis projetos vencedores mostraram a representatividade dos temas ambientais, sociais e de governança (ESG), e tudo o que vem sendo feito para gerar renda e oportunidades às populações, mantendo a floresta em pé e regenerando áreas degradadas. “Tivemos 22 projetos nominados na fase final e seis que receberam o 1.o prêmio Nobel Verde do mundo. A procura por empresas e projetos já começou após o evento e acreditamos que para o ano que vem serão muito mais, inclusive anunciaremos novidades para as categorias em breve”, informou Rubenson.

Liderado por Adriana Pacchiele, Executiva da LCTM, o time de ESG do prêmio, composto por Ana Marques, Glaucia Bastos, Junia Borges, Warwick Manfrinato, Raquel Pádua, Claudio Nascimento, Daniel Penteado e Fábio Sicilia, dará mentoria ao longo de 2023 para todos os projetos vencedores e desenvolverá uma cartilha de ESG para todos os projetos nominados. “A cartilha de ESG será desenvolvida de forma participativa, identificando e focando nas principais necessidades dos nominados e suas comunidades”, diz Warwick Manfrinato, engenheiro agrônomo e especialista em Ecologia e Gestão de Projetos de Uso da Terra.

O comitê organizador ainda não definiu as datas e prazos para escolha dos nomes que indicarão os projetos a serem selecionados para a segunda edição do Prêmio United Earth Amazonia.
Como próxima etapa haverá a instalação da escultura que representa o Prêmio, doada à cidade de Manaus, que simboliza o Nobel Verde, que será colocada na praia da Ponta Negra. A escultura, criada pelo artista brasileiro, Darlan Rosa, foi baseada nos seis pilares da United Earth – fauna, flora, ar, água, recursos naturais e humanidade –, todos integrados e com os valores éticos da família Nobel, com a missão de unir os povos e as nações em torno de um futuro mais sustentável. A proposta é que a escultura, produzida com aço inoxidável com liga especial, material que pode ser reciclado infinitamente, seja iluminada internamente por meio de painéis solares. A previsão é que ela seja instalada no segundo semestre.

Nesta edição foram premiados seis projetos pelas práticas desenvolvidas em ESG (responsabilidade ambiental, social e governança corporativa), e na área de Artes e Música foram premiados os cantores Roberto Carlos e Erasmo Carlos (in memoriam) pela composição da música Amazônia, que nos seus versos retrata o mal causado à floresta.

Quem é a United Earth
A United Earth é uma organização internacional que reconhece e promove a liderança ambiental e a excelência humanitária em todo o mundo. Foi fundada há 49 anos por Claes Nobel, sobrinho de Alfred Nobel (o mesmo que criou o prêmio Nobel), um visionário que, por três décadas, superou fronteiras, ideologias e diferenças sociais para reunir pessoas e buscar soluções para preocupações ambientais comuns a todos. Atualmente, tem como presidente Marcus Nobel que segue os passos do pai na busca por concentrar esforços, recursos e programas globais em um desafio sem precedentes: unir os povos e as nações da Terra na construção de nosso futuro coletivo e sustentável.
Quem é a LCTM BrandBuilders
A LCTM BrandBuilders é uma consultoria de negócios especializada em celebridades e em identificar e desenvolver oportunidades relacionadas à criação, crescimento e percepção das marcas. Tem como fundadores Sérgio Lopes, Sponsor e Gestor de Relacionamento com Stakeholders Globais, Claudio Condé, Gestor de Relacionamento com Celebridades, Alberto Traiger, Diretor de Produção do Evento e Business Affairs, e Maria Creuza Meza, Gestora de Royalties. Juntos comandam um time de 24 executivos, espalhados pelo mundo, nas bases da LCTM em Miami, Manaus, Rio, Roma, Londres, Tokio, Amman, Amsterdam, e Madrid, sendo quatorze (14) alocados na Criação e Operação do projeto United Earth Amazonia, liderados globalmente por Adriana Pacchiele e representados na Amazônia por Rubenson Chaves.

Informações à imprensa
NQM Comunicação – www.nqm.com.br
Mônica Santanna – (41) 99991-9407
Sérgio Wesley – (41) 99991-5839
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp