09/03/2023 às 15h03min - Atualizada em 09/03/2023 às 20h16min

De operadora de call center a empresária com 18 milhões de faturamento anual

Roberta Gomes usou sua expertise em vendas para criar sua própria marca, a Biessence

SALA DA NOTÍCIA Fhernanda Ya Ya
Caroline Pinheiro Ramos

Há cinco anos, Roberta Gomes, 40, foi diagnosticada com câncer no estômago. Precisou se afastar do trabalho para ser submetida a uma cirurgia e quimioterapia. Na época, ainda trabalhava como operadora de call center vendendo produtos para prevenção de catarata e glaucoma para os olhos, além de auxiliar na visão turva. Depois de nove meses de tratamento, resolveu pedir demissão. Em meio a esse momento difícil, tomou coragem e decidiu que era hora de abrir sua própria empresa.

 

Com 19 mil reais, as últimas economias que Roberta e o marido tinham, inaugurou a Biessence. No início, a empresa era focada em beleza e as operações iniciaram com um portfólio reduzido. Um sérum facial e um creme para celulites eram os únicos produtos da loja online.  “Em março de 2020, peguei o único capital que eu tinha e investi em uma mídia na televisão. Alguns dias depois, fomos surpreendidos pela pandemia. Recebi pouquíssimas ligações como resultado do anúncio e a maior parte eram de curiosos sobre a loja na pandemia”, conta Roberta.

 

Com o isolamento se tornando realidade, a empresária decidiu entregar seu espaço físico e começou a pensar em ideias que fossem mais adequadas à realidade do momento. “Começou a pandemia e pensei: o que as pessoas vão fazer de casa? Vão ter que fazer sexo… Foi daí que surgiu a ideia de criar um estimulante sexual. Por eu já ter trabalhado em call center vendendo maca peruana [tubérculo conhecido popularmente como “viagra dos incas”], eu não acreditava nele. Decidi então criar minha própria fórmula”, diz ela.

 

Foi assim que surgiu o MaxViril, produto que combina taurina, cafeína, licopeno e vitaminas. Hoje a linha conta com mais três apresentações (MaxViril Pró, MaxViril Gel e MaxViril Control). Roberta também desenvolveu a linha MaxFemme, estimulante sexual feminino, buscando expandir os negócios para esse público. Com esse impulsionamento, a empresa cresceu e hoje conta com dez linhas entre pílulas para estimulação sexual, memória, controle do diabetes, além de cosméticos.

 

E é Roberta que até hoje tem as ideias dos produtos. “Quando criei o MaxViril, procurei por laboratórios que topassem fazer o estimulante sem maca peruana e foi o primeiro desafio. Na época, o nome era Virilimax e quando procurei uma agência para trabalhar no marketing me disseram que ele não ‘sairia’, porque ninguém compraria um produto que remetesse à virilha”, conta.

 

Roberta assumiu sozinha o marketing e sua primeira estratégia de divulgação do recém-nascido Virilimax foi uma inserção no canal à cabo de filmes de ação Space. “Eu lembro que era um final de semana e estava passando ‘Stallone Cobra’. Entrou o meu comercial de um minuto e na hora recebi 340 ligações. Eu tinha três pessoas trabalhando no atendimento e na segunda-feira eu já tinha seis mil ligações”, diz.

 

Partindo da máxima, o que é bom pode melhorar, Roberta transformou o Virilimax em MaxViril, incluindo um novo ativo e reposicionando a marca. Atualmente, a Biessence conta com 87 funcionários, sendo 42 no núcleo de atendimento, faturando 18 milhões ao ano. O principal canal de vendas ainda é a alma mater de Roberta, o call center, mas ela quer expandir ainda mais suas formas de alcance ao público. 

 

História de coragem e superação

 

Roberta nasceu no interior da Bahia, em um pequeno povoado chamado Lajedinho. “Cresci na roça”, ela conta. A empresária relembra as dificuldades de uma vida sem luz elétrica, ausência de vaso sanitário, papel higiênico e até sabonete. “Luz lá era candeeiro ou da lua. Sabonete era feito de mamão e água doce era só para beber. Banho era com água salgada”, afirma.

Diante de tantos desafios na vida, Roberta migrou para São Paulo aos 17 anos. Aos 18, começou a trabalhar em uma fábrica e aos 22 iniciou sua carreira com vendas pelo telefone. “Minha vida inteira foi no call center, só mudei de ramo. Eu trabalhei na Vivo, vendi Speed, TV por assinatura, Net, Sky, seguros e já trabalhei até em uma empresa que vendia caixão”, conta, divertida. 

 

O seu primeiro grande sucesso veio quando ela era vendedora na Top Therm, famosa iogurteira dos programas da tarde na TV aberta. “No meu primeiro mês, trabalhei 14 dias e vendi 140 mil. Ganhei como revelação uma viagem para um resort em  Porto Seguro”, lembra.

 

A expertise transformou a sua própria empresa em um caso de sucesso, demonstrando o poder de fidelização dos produtos, em que 50% das vendas mensais são recompras. Ela segue com muitos planos para o futuro. Com o MaxViril Premium, a empresária agora chega às lojas físicas, drogarias e farmácias. “Dificilmente você vai ligar para um cliente meu e ele vai dizer que o produto não funciona. E, claro, quero mais. Quero expandir minha marca”, finaliza.

 

Sobre Roberta Gomes

Fundadora e CEO da Biessence, Roberta passou boa parte de sua carreira nos call centers e hoje fatura 18 milhões ao ano. Com toda sua expertise em vendas, criou o estimulante sexual masculino MaxViril que se tornou o carro-chefe da empresa. Baiana, a empresária mudou-se para São Paulo aos 17 anos, começou trabalhando em fábricas e hoje coordena uma equipe de mais de 80 pessoas.

 

Sobre Biessence

A Biessence é uma empresa idealizada a partir da autonomia das mulheres e desconstrução da masculinidade tradicional. Fundada em 2020 em meio a pandemia, começou com dois produtos para beleza. Com um portfólio amplo que inclui as linhas MaxViril, MaxBlend, MaxFemme, MaxColostro, ProcSence, Osteo Memory +Power, IBary, Insuli, Melatonina e linha facial Biessence, tem como missão colocar a tecnologia a serviço da saúde e beleza. Como política de qualidade, todos os produtos são aprovados pela Anvisa e dermatologicamente testados. Saiba mais em biessence.com.br
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