09/03/2023 às 09h57min - Atualizada em 09/03/2023 às 12h09min

Inteligência artificial, genética, laser: simpósio da Sociedade Brasileira de Glaucoma discute novidades na prevenção e tratamento da doença

Evento acontece de 9 a 11 de março em Porto de Galinhas e quer chamar atenção para a maior causa de cegueira irreversível no mundo

SALA DA NOTÍCIA Leticia Helena Telles Nunes

 

Inteligência artificial, genética, laser, novas drogas, estilo de vida… As novidades no diagnóstico, prevenção e tratamento do glaucoma – a maior causa de cegueira irreversível no mundo - estarão no centro das discussões do XX Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Glaucoma, que acontece de hoje a sábado em Porto de Galinhas (PE). Reunindo cerca de 500 especialistas e com um time de profissionais nacionais e estrangeiros, o congresso é referência na América Latina quando se trata de abordar o universo da doença que afeta entre 1,7 milhão e 2,5 milhões de brasileiros.

"O simpósio da SBG reúne os assuntos mais relevantes da subespecialidade, discutidos de maneira mais aprofundada por colegas experientes na área. Esse evento oferece uma oportunidade de imersão de conhecimento sobre glaucoma em poucos dias", explica um dos responsáveis pela organização da programação científica, o oftalmologista especializado em glaucoma Roberto Murad Vessani.

O time de especialistas inclui quatro convidados internacionais. Fundador da Glaucoma Foundation e oftalmologista do Mount Sinai Hospital há 40 anos, Robert Ritch é o responsável pela palestra magna do evento. Outro nome importante é Anthony Khawaja, integrante do Royal College of Ophthalmologists, da Inglaterra; e especialista do Moorfields Eyes Hospital, em Londres. Ele vai falar sobre como a genômica (o estudo do genoma) pode prevenir a cegueira causada pelo glaucoma e sobre como o estilo de vida pode ser um fator de risco ou de prevenção da doença. 

Natural do Canadá, Ike Ahmed, professor, pesquisador e chefe de inovação do Prism Eye Institute, fará palestra sobre cirurgias micro-invasivas. Os procedimentos cirúrgicos também são a especialidade de outro convidado internacional, o  professor assistente da Universidade de Yale Thomas Grippo, diretor da Grippo Center Glaucoma y Catarata, em Buenos Aires.

Além das palestras, a programação do simpósio inclui sessões dedicadas à discussão dos ensaios clínicos mais relevantes publicados nos últimos anos e à  apresentação de casos clínicos desafiadores. Haverá ainda um painel para debater o tratamento do glaucoma no SUS e os desdobramentos na saúde suplementar.

"Nosso objetivo principal é compartilhar informações e alertar a população sobre os riscos dessa doença silenciosa, que, embora tenha tratamento, é a maior causa de cegueira irreversível no mundo", afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma, Roberto Galvão Filho.

 

SERVIÇO

XX Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Glaucoma

Quando: 9 a 11 de março

Onde: Porto de Galinhas (PE)


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp