08/03/2023 às 15h47min - Atualizada em 09/03/2023 às 00h08min

Profissionais 40+, alta performance e flexibilidade: a combinação que está mudando a cara das agências boutique de comunicação

Profissionais contam como aproveitam esse movimento do mercado

SALA DA NOTÍCIA Luciana Santos Tardioli
www.elaboreestrategia.com.br
Divulgação - Elabore Estratégia
A flexibilidade do trabalho remoto, imposto pela pandemia nos últimos anos, o aumento da demanda de mercado e uma relativa escassez de profissionais seniores na praça é uma equação que vem favorecendo mudanças significativas na oferta de setores de serviço da economia nacional. Um exemplo é o das agências de comunicação corporativa. Segundo a última edição do Anuário da Comunicação Corporativa da Mega Brasil, esse segmento registrou um aumento real de quase 14% em 2021, com a abertura de mais de 1.700 vagas em apenas um ano, mas que, segundo a pesquisa, esbarraram na falta de mão de obra qualificada. Um fenômeno que o anuário chamou de descompasso. Diante desse cenário, o mercado vem assistindo profissionais experientes abrindo seu próprio negócio, surfando no aumento da demanda e também no novo jeito de trabalhar que, pós-pandemia, abraça a mobilidade tecnológica e muitas vezes combina mais com o estilo de vida e projetos desses profissionais, na faixa dos 40 anos.

É o caso das jornalistas de São Paulo Vanessa Costa e Luciana Tardioli, ambas com mais de duas décadas de carreira no setor, cofundadoras da Elabore Estratégia Comunicação, agência que está entre as mais de 40 novas empresas listadas na edição de 2022 do anuário da Mega Brasil. “Com a flexibilidade do trabalho remoto, algo que a tecnologia sempre proporcionou ao serviço da comunicação corporativa, mas que antes da pandemia praticamente inexistia, e com a dificuldade de o  mercado em encontrar e reter profissionais experientes, encontramos a brecha para trazer a Elabore ao mercado, de um jeito competitivo”, diz Vanessa. “No início, estávamos focadas no atendimento a pequenos e médias empresas, mas ao longo do nosso caminho percebemos que empresas de maior porte também poderiam ser nosso target. Ter participado e vencido concorrências de grande porte foi a virada de chave para endossarmos nosso modelo e revermos nosso público-alvo, completa Luciana.

Atualmente, a Elabore Estratégia reúne em sua carteira de clientes tanto companhias multinacionais, líderes em seu segmento, como a Elanco Saúde Animal e a gigante de automação UiPath, quanto empresas menores, de diferentes áreas, entre elas direito empresarial, arquitetura e construção, meio ambiente e educação. 

“A experiência é nosso grande trunfo e a qualidade do atendimento é a mesma, qualquer que seja o tamanho do cliente. Temos passagens por redação e agências de grande e médio porte, e já atendemos diferentes segmentos do mercado. Na Elabore, também fazemos questão de trabalhar com parceiros com muito tempo de estrada”, diz Vanessa. Segundo ela, o modelo de negócio reúne uma rede de parceiros para a entrega de serviços mais específicos e por projeto, e também aposta na economia colaborativa para crescer. “Integramos redes facilitadoras de novos negócios e, com nosso pool de parceiros, conseguimos customizar o atendimento e a entrega ao cliente. Muitas vezes somos mais ágeis e competitivas que agências maiores”, complementa Luciana.

Etapa de vida – 40+
A possibilidade de imprimir a personalidade e um jeito mais autoral na forma de trabalhar e de integrar o trabalho às outras áreas da vida, de forma mais harmônica, também pesou na decisão de deixar de ser funcionária e abrir o próprio negócio. “Não foi nada fácil. É claro que deu medo. Mas somos mães, temos compromissos pessoais além do trabalho, prezamos o cuidado com a saúde e o respeito às nossas diferenças e às de quem está conosco no trabalho. Estamos em uma etapa de nossas vidas em que esses valores são inegociáveis e, além do mais, trazem mais qualidade para as nossas relações profissionais. Inclusive, a maioria dos nossos parceiros é mulher, é mãe e tem mais ou menos a mesma faixa etária que a gente, tudo quarentona”, brinca Luciana. “Acho que a base dessa história toda é a confiança, e a liderança colaborativa”, completa Vanessa. As jornalistas se conhecem há cerca de 15 anos, quando tiveram a oportunidade de trabalhar em equipes diferentes, mas na mesma agência de comunicação. 

A Elabore Estratégia completa, em 2023, 5 anos de vida, com mais de 15 clientes já atendidos em diferentes escopos, envolvendo comunicação interna, assessoria de imprensa, comunicação com comunidades, entre outros, e feedbacks bastante positivos. “Enfrentamos muitos desafios nesse mercado que é supercompetitivo. É verdade que muitas vezes nos sentimos como um veleiro no meio de um oceano cheio de embarcações maiores e mais parrudas. Podemos ser mais enxutas, mas acho que também por conta disso somos bem ágeis e mais criativas para ajudar nossos clientes a enfrentarem os desafios da comunicação, numa melhor relação custo-benefício. Ter renovado importantes contratos este ano é nosso melhor indicador de que estamos navegando bem”, diz Vanessa.

Sobre a Elabore Estratégia
A Elabore Estratégia Comunicação é uma agência de comunicação corporativa integrada, que oferece diversos serviços em comunicação para empresas e instituições de diferentes portes e segmentos, com foco em stakeholders estratégicos para cada negócio, como imprensa, comunidades, colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.  A agência tem em sua cartela de clientes empresas nacionais e multinacionais, de setores como tecnologia, meio ambiente, construção, saúde animal, educação, entre outros.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp