08/03/2023 às 17h57min - Atualizada em 09/03/2023 às 00h00min

CEO da thanks for sharing elenca 4 dicas para as empresas saberem quando tomar partido frente a polêmicas

Seleção de propósito da marca, contato com o público e coleta de feedback são algumas das citadas

SALA DA NOTÍCIA Victoria
Divulgação thanks for sharing
 

De acordo com pesquisa do Reclame AQUI realizada com 22 mil usuários, mais de 93% dos consumidores deixam de comprar com uma empresa envolvida em alguma polêmica, como corrupção, trabalho análogo à escravidão, testes com animais etc. Sabendo disso, é cada vez mais tendência que os clientes busquem marcas com as quais possuem alinhamento de valores e propósitos para virarem consumidores. No entanto, frente a alguns acontecimentos, as empresas se vêem na necessidade de tomarem um posicionamento. Por exemplo, quando o tema é inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ou em casos de racismo e falas preconceituosas como um todo.

 

A especialista Simone Cyrineu, CEO e fundadora da thanks for sharing, produtora de audiovisual em animação 2D focada no mercado corporativo, elencou 4 dicas para que as empresas saibam quando e como se posicionar frente a polêmicas.

 

1- Escolha suas batalhas

 

“Em um mundo hiperconectado 24/7 e com multicanais, polêmicas acontecem a todo momento, principalmente envolvendo marcas e reality shows, como o BBB. Muitas vezes, as empresas consideram essencial se posicionar frente a algumas delas, o vídeo é a ferramenta para isso, mas é essencial que essas companhias entendam o real motivo pelo qual estão se posicionando e avaliem se isso está de acordo com seus valores e propósitos como marca”, opina Cyrineu.

 

2- Pergunte a opinião da sua audiência

 

Quando o posicionamento faz sentido para a empresa, é necessário arcar com algumas das consequências de externalizar sua opinião por meio de ferramentas de comunicação. Para isso, é essencial saber a opinião do seu público-alvo a respeito do assunto. Algumas das maneiras para realizar essa pesquisa são: enquetes no Instagram, questionários e interações em canais como redes sociais e newsletters. Com isso, também é possível utilizar os dados dessa consulta para o posicionamento oficial. 

 

3- Selecione os canais

 

Das ferramentas de comunicação corporativa, o audiovisual é uma das mais utilizadas pelas empresas que querem dialogar com seus públicos, seja com o objetivo de conquistar espaço no mercado, esclarecer diferenciais competitivos, aumentar conhecimento ou, neste caso, esclarecer sua opinião e posicionamento frente a alguma polêmica que achar pertinente. Por sua vez, a thanks for sharing aposta em metodologias ágeis de trabalho e automatização para atender às necessidades de comunicação e negócio das corporações. 

 

“Além da ferramenta de comunicação, outra preocupação das marcas deve ser o canal onde estará presente este vídeo de forma a conectar o discurso ao público correto de maneira assertiva”, pontua a especialista.

 

4- Escute feedbacks

 

Após a publicação do posicionamento, as marcas precisam ter humildade suficiente para ouvir os feedbacks da estratégia de comunicação adotada. Não somente com clientes e consumidores, mas também com parceiros, stakeholders e principalmente com o público envolvido na polêmica. Dessa maneira, é possível identificar erros para serem consertados e oportunidades e melhorias para o futuro. 

 

Sobre a thanks for sharing:

A thanks for sharing é uma produtora de vídeos que oferece soluções em 2D para o mercado corporativo. Seu diferencial é apostar em metodologias ágeis de trabalho e automatização para conteúdos personalizados com qualidade e transparência. Apostando no audiovisual como ferramenta estratégia de comunicação, clientes de diversos segmentos e tamanhos fazem parte do portfólio da empresa fundada por Simone Cyrineu em 2017. Entre eles estão nomes como Porto Seguro, Linx, XP Inc, Electrolux e KPMG. 


 
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