08/03/2023 às 11h37min - Atualizada em 08/03/2023 às 16h06min

SKIC Brasil aumenta em 273% a contratação de profissionais mulheres em um ano

Filial brasileira do Grupo Sigdo Koppers, uma das principais empresas de Engenharia e Construção da América Latina, salta de 62 para 169 profissionais mulheres em seu quadro de funcionários

SALA DA NOTÍCIA Fábio Aguiar
www.gpcom.com.br
Divulgação
A SKIC Brasil, filial brasileira da Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion, uma das principais empresas de Engenharia e Construção da América Latina, aumentou em 273%  o número de mulheres contratadas para atuar nos projetos de EPC (Engineering, Procurement & Construction) que a empresa desenvolve no Brasil. Entre janeiro de 2022 e de 2023, a SKIC Brasil saltou de 62 para 169 mulheres contratadas para compor o seu time de profissionais.
Este número é resultado direto do plano da SKIC Brasil de promover a diversidade em seu quadro de profissionais, dando oportunidades para mulheres. Desde 2021, a empresa tem promovido a diversidade em cargos administrativos, operacionais e de trabalho em campo, através das contratações e de projetos sociais que dão a oportunidade para a inclusão feminina na SKIC Brasil.  

“Historicamente, o setor de engenharia e construção sempre contou com maior presença de profissionais do sexo masculino. E nossos projetos refletem o histórico e cultura do setor, que conta com grande presença de homens, seja em posições de linha de frente ou cargos administrativos. Então, para mudar o cenário e valorizar a Diversidade em nossa empresa, por meio das contratações e de projetos sociais que a SKIC cria e coloca em prática nas diversas praças onde atua, começamos a dar mais oportunidades para atrair as mulheres, mostrando que elas podem fazer diferença na nossa empresa”, conta Christiane Yoshinaga, diretora de recursos humanos e sustentabilidade na SKIC Brasil.

No setor corporativo da SKIC Brasil, a empresa já conta com uma presença feminina expressiva em cargos de liderança, cerca de 15%, sendo que, em 2022, o Comitê Executivo da SKIC foi composto 50% por mulheres.

Projeto Social encontra “soldadoras”
Para abrir oportunidade de trabalho para mulheres dos municípios de Itabirito (MG) e de Ouro Preto (MG), onde possui obras em execução atualmente, a SKIC Brasil criou e colocou em prática o Projeto Social “Mulheres SK”. Pautado na educação, inclusão e diversidade, o projeto foi voltado exclusivamente à capacitação das moradoras interessadas na oferta de 50 vagas abertas para soldadoras, que a empresa colocou à disposição, exclusivamente, para as mulheres do entorno das obras.

“Ao longo de cinco meses, as alunas tiveram aulas teóricas e práticas, além de receberem todo o suporte, como material escolar e alimentação nos intervalos das aulas. Com essa qualificação na formação, promovida pelo projeto social, a empresa já conseguiu recrutar novas funcionárias para trabalharem nos projetos da SKIC na região”, destaca Rafaela Batista Souza, coordenadora de meio ambiente e sustentabilidade.
No próximo dia 15 de março, a SKIC realizará a cerimônia de formatura para reconhecer os esforços e os méritos dessas novas soldadoras. “Elas poderão não só trabalhar diretamente na companhia, mas, com o conhecimento que provemos a elas, poderão oferecer seus serviços para qualquer companhia que necessite de soldadoras”, conclui Rafaela.

Sobre a SKIC
A SKIC (Sigdo Koppers Ingenería Y Construcción) é uma empresa de capital chileno líder na indústria da construção e montagem em larga escala, com operações também no Brasil e Peru. Desde a sua fundação, em 1960, participou de importantes projetos em sua área de atuação, que inclui engenharia, construção e montagem, gerenciamento de compras e transporte e logística local e internacional.

A empresa tem uma vasta experiência em projetos EPC que exige altos níveis de especialização, e além dos seus mais de 800 projetos já realizados em mineração e outros segmentos, tem capacidade de realizar trabalhos em áreas tão diversas quanto geração e transmissão de energia, indústria pesada como siderurgia, papel e celulose, saneamento, portos e óleo e gás.

No Brasil, a empresa começou a atuar em 2016 e hoje conta com 8 projetos em andamento, com aproximadamente 1.500 colaboradores diretos e indiretos, chegando nos próximos meses a mais de 4.000 somente com os projetos já em carteira.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp