27/09/2012 às 11h58min - Atualizada em 27/09/2012 às 11h58min

Brasil é tetracampeão pan-americano de Rafting

Canoístas brasileiros levam o ouro e a prata no masculino e o bronze no feminino no Pan-americano de Rafting R6 que terminou nesta segunda-feira no Canadá

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM

O Rafting do Brasil segue colecionando títulos pelo mundo afora e demonstra a cada conquista nos últimos dez anos que a hegemonia do Brasil na modalidade tem tudo para perdurar. A última vitória aconteceu nesta segunda-feira (24) no Campeonato Pan-americano de Rafting R6, em Quebec, no Canadá, evento que os canoístas brasileiros conquistaram o ouro e a prata no masculino com as equipes Bozo D’Agua (atuais tetracampeões da modalidade) e Jacaré Pepira, e a medalha de bronze no feminino com a equipe Brotas 40 Graus.

 
No masculino o domínio dos canoístas brasileiros foi absoluto desde o primeiro dia de competição. O time do Bozo D’Agua, tetracampeões pan-americanos e bicampeões mundiais de R6 (seis atletas por bote), venceu as provas de Tiro, Sprint Paralelo e Slalom, e só perdeu a última prova de Descida para os conterrâneos da equipe Jacaré Pepira que garantiram o vice-campeonato pan-americano de 2012. Assim após todas as provas a Bozo D’Agua ficou com o ouro com 952 pontos, seguidos pela Jacaré Pepira com a prata e com 862 pontos, e por fim a equipe norte-americana Behind 8 Balls medalhistas de bronze com 770 pontos.
 
Segundo Denilson de Lima, supervisor do Comitê de Rafting da Confederação Brasileira de Canoagem, este domínio brasileiro do rafting internacional se dá por dois principais motivos: primeiramente o treinamento diário da equipe Bozo D’Agua faz toda a diferença por meio comunhão com outras equipes seniores e juniores que treinam juntos e assim evoluem juntos também, além do forte calendário nacional que dá condições aos atletas estarem sempre competindo em alto rendimento.
 
“Assim, conseguimos trazer muitos novos talentos das equipes juniores para as equipes seniores, mostrando que a sucessão de gerações tem um caminho definido. Outro fato importante é nosso forte calendário nacional que dá condições várias vezes ao ano que as equipes se encontrem sempre em competições de alto nível no Brasil”, informou Denilson.
 
No feminino as brasileiras da equipe Brotas 40 Graus também fizeram bonito no Canadá e subiram no pódio ao conquistarem a terceira colocação ao vencerem a última prova (Descida) da competição. O ouro ficou com as canadenses da Equipe Atlan com 976 pontos, seguidas pelas também canadenses do time Ladies of the Otawa River com 832. As brasileiras da Brotas 40 Graus terminaram a competição com 770 pontos.
 
Agora todos esses canoístas brasileiros voltam ao Brasil e se encontrarão com muitos outros atletas do rafting do Brasil no Campeonato Brasileiro de Rafting R6 2012 que acontece de 28 a 30 de setembro em Brotas, em São Paulo.
 
Os resultados do Campeonato Pan-americano de Rafting R6 2012 também foram válidos simultaneamente para a Copa do Mundo e assim o Brasil também conquistou o título do evento com o resultado no Canadá. A equipe brasileira que participou do evento viajou para o Canadá com o apoio da Prefeitura Municipal de Brotas (SP).
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »