07/03/2023 às 18h09min - Atualizada em 08/03/2023 às 16h04min

Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura busca promover a igualdade de gênero em áreas da tecnologia

‘’Garotas Applicadas’’, iniciativa para estudantes de escolas públicas, oferece encontros sobre programação, desenvolvimento pessoal e empreendedorismo

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
Divulgação_Avec

Amanhã, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Uma iniciativa em Belo Horizonte tem exatamente esse público como foco: ‘’Garotas Applicadas’’, realizada pela Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec). O projeto tem como objetivo promover a igualdade de gênero estimulando meninas a conhecerem e se interessarem pelas carreiras em STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática).

No último sábado, 4 de março, cinquenta alunas do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas tiveram o primeiro contato com o projeto. Ao longo do ano, serão realizados encontros, de 3h aos sábados, que vão desafiar as participantes a contribuir para a solução de problemas reais identificados por elas próprias. Além de oferecer acompanhamento com psicólogas, aulas de programação, desenvolvimento pessoal e liderança, negócios e empreendedorismo, além de rodas de conversa com mulheres inspiradoras. 

De acordo com Carmelita Vidigal, presidente da Avec, a iniciativa foi pensada para atender o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº5 da Organização das Nações Unidas (ONU) que é alcançar a igualdade de gênero. ‘’Nosso primeiro projeto foi o Liga da Robótica, no qual percebemos que, assim como na realidade de nosso país, as turmas eram, em sua maioria, compostas por meninos. A partir do objetivo nº5 da ONU, buscando  incentivar, inspirar e trazer mais meninas para as áreas de tecnologia, criamos o Garotas Applicadas, que tem essa missão muito importante com a igualdade de gênero’’, explica.

Neste ano, uma novidade do Garotas APPlicadas será o oferecimento de oficinas de inglês para as participantes. Todas as atividades oferecidas são gratuitas e os projetos são aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte. Segundo Carmelita, ‘’a partir da parceria com o Instituto Unibanco, Instituto Embraer e Centro Universitário Una, a Avec consegue viabilizar uma infraestrutura necessária para as participantes, oferecendo de forma gratuita todo material, certificado e lanche’’, destaca.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp