06/03/2023 às 10h12min - Atualizada em 06/03/2023 às 12h00min

Tecnologia 3D: a revolução dos calçados esportivos

Rubens Castro, Gerente de Vendas da Henkel, explica atual mercado e como consumidor pode ter calçado cada vez mais personalizado

SALA DA NOTÍCIA Rafael Bullara
(Foto: Divulgação)

O setor de calçados esportivos evoluiu a ponto de modificar uma lógica no hábito de consumo. Desde sempre fomos ensinados a escolher o calçado que melhor se adaptava às nossas características. O consumidor escolhia o par dentro de opções padronizadas e limitadas. Com o aperfeiçoamento da automação no processo de calçado esportivo, a indústria de calçados esportivos alcançou o poder de personalizar os modelos para cada cliente, respeitando as individualidades e necessidades dos consumidores. 

 

Essa personalização do calçado se deve principalmente à tecnologia 3D, que entrega com exatidão o produto de acordo com a preferência do consumidor, tornando a prática esportiva mais confortável, estimulante e decisiva para aumentar a performance pessoal em atividades. 

 

O desenvolvimento tecnológico nas indústrias calçadistas acompanha o maior interesse do brasileiro por calçados esportivos. Estudo da Mordor Intelligence aponta a América do Sul como o mercado que mais cresce mundialmente no consumo de calçados esportivos. E o Brasil é o principal responsável por puxar esse progresso sul-americano. 

 

A agência de dados indiana explica que o crescimento no país, refletindo em toda a América do Sul, se deve a diversos fatores, entre eles a existência de uma “cultura esportiva” no Brasil. O estudo também cita a crescente conscientização dos brasileiros sobre saúde, mudança no estilo de vida, além do interesse cada vez maior por calçados confortáveis e com designs criativos, fatores que impulsionam o mercado calçadista esportivo.

 

Nessa evolução vertiginosa da indústria calçadista, os calçados esportivos se sobressaíram em relação aos calçados casuais em virtude da maior complexidade de produção. 

 

Enquanto os calçados casuais, em sua grande parte, mantiveram sua essência com a fixação do cabedal sobre solados planos, os calçados esportivos apresentam uma série de diversificações e estão cada vez mais modernos e leves, unindo flexibilidade, conforto, resistência e durabilidade. Todos esses atributos devem estar obrigatoriamente inseridos nos esportivos com um detalhe importante: com o mínimo de peso. 

 

Nesta missão de materializar calçados esportivos personalizados, modernos e leves, os adesivos hotmelts, como o Technomelt PUR 2080, são essenciais no processo produtivo. Isso porque os adesivos são leves, têm o poder de unir todos os substratos presentes em um calçado garantindo flexibilidade e resistência superiores, alinhados aos novos processos de impressão em 3D.  

 

A automação dos calçados tem sido uma tendência nas indústrias globais por também otimizar processos com redução drástica de desperdício, afinal o sistema executa exatamente aquilo que foi programado, resultando em ganhos diretos tanto nos aspectos financeiros quanto sustentáveis.

 

Vivemos um momento de revolução dos calçados e todas essas transformações estão bem aos nossos olhos, principalmente em Novo Hamburgo e região, pólo calçadista nacional. A reunião dos principais players do setor do calçado em março será fundamental não apenas para propagar os avanços tecnológicos, mas para juntarmos conhecimento e força para que o mercado nacional atenda às expectativas do consumidor. 

 

*Rubens Castro é Gerente de Vendas da Henkel


 
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