05/03/2023 às 23h21min - Atualizada em 06/03/2023 às 04h05min

Cigarros eletrônicos são saudáveis?

Opinião: especialista relata sobre os vapers

SALA DA NOTÍCIA Digital Fisher Comunicação e Marketing
Médica Hérika de Abreu - Foto: Digital Fisher MED
Vapers (e-cigarettes, cigarro eletrônico) são ditos como saudáveis, diferem dos regulares por conter hormônios, vitaminas, óleos essenciais, mas não tem benefício comprovado pela FDA (Food and Drugs Administration) e sem venda liberada pela ANVISA, até então.

Esses vapers liberam no lugar da nicotina produtos como vitamina B12, melatonina (hormônio), chá-verde. Alegam que beneficiam o sono, foco e até perda de peso. Sabemos que a condição clínica conhecida como EVALI (lesão alveolar, do tecido pulmonar) está associada ao uso desses vapers. As mortes registradas foram ligadas ao componente de acetato de vitamina E.

Apesar de todos esses serem suplementos seguros para ingestão, via oral, a inalação pode ser perigosa. Os veículos como glicerina vegetal ou propileno glicol, quando aquecidos, originam substâncias tóxicas como o formaldeído, destroem células de proteção do pulmão (macrófagos).

Os óleos essenciais quando aquecidos pelo vaper liberam terpenos, que se tratam de odores liberados por vegetais com efeitos como antidepressivo, anticâncer, antialérgico, que, no entanto, se aquecidos e inalados nos vapers, podem liberar substâncias tóxicas que agridem o tecido pulmonar.

Hérika de Abreu é cirurgiã torácica da Clínica M-tórax no Recife/PE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp