01/03/2023 às 14h38min - Atualizada em 01/03/2023 às 16h11min

Como iniciar um negócio do zero em um mercado inexistente?

Dicas de quem viveu esse processo na prática e revolucionou o mercado de despedidas de solteiro(a) com faturamento de R$ 4 milhões/ano.

SALA DA NOTÍCIA Camilla Bordon Ramaciotti
Eduardo Vespa, empresário da Agência Hangover que faturou no ano R$ 4 milhões

Ser dono do próprio negócio ainda é o sonho de muita gente, mas como inovar e criar algo diferente para pôr a prova no mercado? Eduardo Vespa, fundador e idealizador da Agência Hangover, startup pioneira e especializada em organizar viagens de despedidas de solteiro(a) é a prova viva de que é possível criar um negócio inovador, e alcançar as metas de vendas com um investimento extremamente baixo. Em 2022 a startup faturou R$ 4 milhões e esse ano o objetivo é chegar nos R$ 5 milhões.

“Iniciamos as operações da Hangover em junho de 2017, já são alguns anos nessa empreitada. Além de criar um negócio do zero em um mercado inexistente, enfrentamos uma pandemia. Foi preciso ajustar a rota algumas vezes e arriscar. Empreender é conviver com o risco o tempo todo, mas é extremamente gratificante saber que a sua ideia que antes era chamada de louca e sem fundamento hoje impacta a vida de inúmeras pessoas e ainda conto com uma equipe de profissionais incríveis que trabalham junto comigo”, conta o empresário.

Uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, o Brasil é considerado o 7° país no mundo com mais empreendedores e a tendência é só aumentar esse número em 2023 e o grande desafio é o que criar? Como desenvolver um plano de negócio? Como evitar possíveis erros logo no início da empreitada? Eduardo listou 04 dicas que ele mesmo aplicou em seu negócio e que fez a sua startup deslanchar:

01. Sobre a ideia:
Com certeza é um dos pontos mais difíceis de se decidir. É importante alguns passos para te levar em qual a área que você pode começar a empreender. Eu sempre falo que ter paixão por aquilo que faz é fundamental, mas, muito além disso, o importante é pensar fora da caixa. No meu caso com a Agência Hangover, era algo que já existia mas ninguém organizava. Noivos(as) já faziam despedidas de solteiro(a), mas eu quis oferecer um serviço na qual eles não precisassem se preocupar com absolutamente nada. A Hangover cuida de tudo. Resolvemos a dor do cliente que não tinha tempo de organizar sua despedida de solteiro(a) e também daquele que quer viver uma experiência única. Você precisa pensar na sua área de atuação, na dor que você vai resolver do seu futuro cliente e como isso pode impactar na vida deles.

02. Plano de negócio:
Esse segundo passo foi primordial para entender realmente a viabilidade da ideia. Aqui entra a questão de pesquisa de mercado que foi fundamental para eu entender se o negócio tinha futuro. Na época, participei de algumas feiras de noivas e casamentos e fiz uma pesquisa com os noivos sobre o tema despedidas de solteiro(a). Nesse momento descobri que havia um mercado totalmente inexplorado. É preciso pesquisar, estudar e falar com pessoas que podem ser futuramente seu público-alvo. Normalmente quem tem a ideia fica apaixonado por ela e não consegue ver possíveis fraquezas. Por isso fazer o plano de negócio, entrevistas possíveis clientes é fundamental, mas outro ponto tão importante quanto é pedir para alguém que você confia ser o advogado do ‘diabo’, ou seja, pedir para ele ver o máximo de coisas negativas possíveis!

03. Estratégias de marketing:
Todo mundo sabe do peso e da importância do marketing e quanto mais o tempo passa, mais ativo o seu negócio tem que ser no digital. Com as estratégias você consegue gerar leads, fazer campanhas de ativação para a visibilidade da sua empresa, a fidelização de clientes e buscar novos clientes. Consequentemente isso tudo gera o aumento das vendas. Em todos esses aspectos se encaixa site, redes sociais, o famoso SEO que é a otimização de mecanismo de busca pelo Google, e o e-mail marketing. É preciso pesquisar para saber onde o seu negócio se encaixa melhor diante de tantas ferramentas. Há vários conteúdos gratuitos na internet que podem te ajudar nessa missão.

04. Time de vendas:
O maior desafio é manter a sua equipe motivada o ano todo. Por isso a importância de traçar planos de metas para atingir as vendas é fundamental. Não podemos esquecer que ninguém cresce sozinho e você será o responsável pela gestão desse time. É preciso alinhar expectativas das vendas, e saber que a qualquer momento pode ser preciso ajustar o plano das metas de vendas e tudo bem, faz parte do jogo. É preciso diálogo entre você e eles, e alinhar o discurso de abordagem com os clientes. Alinhamento, planejamento e diálogo são ingredientes fundamentais nesse processo.

Para finalizar, o empresário ressalta que, é sim possível criar um negócio do zero em um mercado inexistente ou que ainda é pouco explorado. “É preciso treinar seus olhos para enxergar além do óbvio. Comece estudando e aos poucos observe o negócio do vizinho, do empreendimento ao lado da sua casa e naqueles negócios, o que você faria de diferente para se destacar no mercado? O que já existe e que pode melhorar ou qual dor que eu posso criar para ela deixar de existir? Essas são algumas perguntas que podem dar o pontapé inicial nessa sua jornada”.


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