28/02/2023 às 10h21min - Atualizada em 28/02/2023 às 20h09min

Da Fotografia à Astronomia: eletivas do Novo Ensino Médio reinventam a modalidade de ensino

Escola goiana inova na oferta de cursos referentes às áreas do conhecimento estabelecidas pela proposta de ensino, que está no segundo ano de implementação nas escolas de todo o País

SALA DA NOTÍCIA Kasane Comunicação Corporativa
Colégio Integrado (divulgação)
O Novo Ensino Médio, modelo de aprendizagem proposto a partir de áreas de conhecimento que complementam a matriz curricular tradicional baseada em matérias, entrou em vigor a partir das turmas que iniciaram a 1ª série do Ensino Médio em 2022. Uma das mudanças trazidas pelo modelo é a possibilidade de que o estudante escolha seus itinerários formativos dentro das áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens, Matemática, dentre outras. Cada estudante pode escolher qual cursar de acordo com suas afinidades e interesses para construir seu projeto de vida e carreira.

Nesse segundo ano de implementação da nova modalidade de ensino, o Colégio Integrado está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro para que os estudantes da instituição escolham as matérias eletivas que irão cursar a partir de março. De acordo com a orientadora pedagógica da unidade Jaó do Integrado, Amanda Gonçalves, as eletivas são disciplinas temáticas que ampliam as habilidades e abrangem uma multiplicidade de ideias, pois vão além do currículo tradicional. “Nelas, os estudantes têm a possibilidade de conhecerem ou se aprofundarem melhor em diversos temas, tais como, Fotografia, História do Cinema, Astronomia, Tecnologia na Medicina, dentre outros”, explica.

As matérias serão oferecidas de maneira online e contarão com 15 módulos de aulas gravadas, materiais complementares e exercícios. “Essa trilha pedagógica permite ao estudante um aprendizado autoguiado, mais eficiente e regulado pelo seu próprio ritmo”, avalia Amanda. Com a proposta, os estudantes podem aprender Libras, Argumentação, Escrita Criativa e Como Falar em Púbico, no eixo formativo de Linguagens, dentre outras. Já em Ciências da Natureza, o colégio ofertará opções como Investigação Criminal, Gastronomia, Neurociência, Educação Ambiental, Bem-estar Físico e Emocional. Há ainda possibilidades de eletivas nas áreas de Matemática, Ciências Humanas, Inglês e outros cursos multidisciplinares.

Até 2024, o Novo Ensino Médio estará em todas as escolas brasileiras e levará a um impacto na carga horária total dos estudantes ao longo desses três anos, que aumentará de 2.400 para 3 mil horas. Para Amanda Gonçalves, a implementação dos itinerários ajuda a ampliar os aspectos cognitivos de aprendizagem, de contato com o mercado de trabalho e de metodologias mais assertivas para contribuir com as carreiras escolhidas pelos alunos. “Então, para os próximos anos, acreditamos que vamos afunilar algumas propostas, trabalhar com ainda mais ênfase em alguns eixos e dar sequência aos nossos itinerários que estão mostrando resultado”, garante.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp