28/02/2023 às 11h56min - Atualizada em 28/02/2023 às 20h08min

Twilio aponta duas soluções para melhor engajar os clientes em meio aos desafios da atualidade

As propostas envolvem campanhas omnichannel personalizadas e coleta e segmentação de dados

SALA DA NOTÍCIA Luiz Valloto
Ao longo de cada ano, a Twilio divulga dados de pesquisas e estudos sobre o comportamento do consumidor e as diversas tendências tecnológicas envolvidas em um dos maiores desafios da atualidade: a construção de uma melhor relação entre marcas e clientes. Pensando nisso, a Twilio promoveu um debate com líderes de mercado, onde foram discutidos temas como as tendências do setor e experiências pessoais dos participantes, a fim de encontrar uma solução para as dificuldades apresentadas na atualidade. Nas conclusões, que estão em diálogo com as mais recentes pesquisas da Twilio e do mercado, foram mencionadas duas frentes para se focar: personalização de campanhas omnichannel e coleta de dados segmentados.  
 
“No mundo atual, o volume de dados gerados pelos consumidores está muito acima do esperado pelo mercado. Além disso, consumidores estão cada vez mais exigentes em relação aos produtos e serviços ofertados e, para garantir a confiança e fluxo de compra, utilizam-se de mensagens e ofertas que recebem”, constatou Rodrigo Marinho, Regional Sales VP LATAM da Twilio. 
 
Personalização de campanhas omnichannel 
A estratégia de campanha omnichannel visa aprimorar a jornada de consumo do cliente, através da conexão entre múltiplos canais de atendimento, e é muito buscada atualmente pelos mais variados setores de comércio. “Quando falamos com nossos clientes sobre a competitividade do mercado vemos a necessidade das marcas irem além da jornada de compra dinâmica e começarem a construir experiências personalizadas e exclusivas, explica Marinho.  
 
Imaginando que, recentemente, um consumidor adquiriu um tênis em uma empresa com uma estratégia verdadeiramente omnichannel; a empresa tem acesso aos dados da última compra desse cliente, e o levou a instalar, em seu aparelho pessoal, o aplicativo da loja, o que proporciona à empresa dados como seu ritmo de corrida e outras informações pessoais autorizadas pelo consumidor, compartilhadas por vontade dele. Com a integração de todas essas informações, a empresa saberá, de forma bem acurada, quando o consumidor precisará de outro tênis, e quando será interessante direcionar a este comprador anúncios em suas redes sociais ou e-mail.  
 
Pode-se ir ainda mais além: após a aquisição do novo tênis – que aconteceu pelo canal de preferência desse consumidor, devido a estratégia omnichannel – a empresa pode passar a direcionar anúncios de outros tipos de produto a esse comprador, como itens de corrida ou exercícios, por exemplo.   
 
A proposta é simples. Conhecer o consumidor – sua rotina, suas preferências, e seu comportamento – é essencial para desenvolver uma campanha omnichannel de sucesso. “A Twilio utiliza uma estratégia de coleta de dados do cliente, filtragem, armazenagem e aplicação a acontecimentos reais, capacitando a criação de campanhas omnichannel únicas, através da tecnologia e estratégias de experiência do consumidor, que serve a diversas empresas no mundo todo”, explica Marinho.   
 
Utilizando de coleta e segmentação de dados 
Em pesquisa recente da Twilio, foi indicado que 70% dos consumidores são adeptos às mensagens conversacionais durante a jornada de compra – ou seja, com fluxos de comunicações programados, sem a necessidade de um atendente humano – e que quase 60% deles usariam o canal de mensagens instantâneas para fazer compras. Além disso, quase todos os consumidores afirmaram confiar mais em uma empresa com a qual têm facilidade em iniciar uma conversa. 
Para que o propósito final – o aprimoramento do relacionamento entre marca e cliente – seja atingido, é necessário passar por algumas etapas. 
 
A primeira etapa é a de coleta de dados, em que a plataforma de coleta de dados classificará informações sensíveis, garantindo, assim, a segurança e privacidade das informações do consumidor. Depois, mapeará todas as fontes dos dados e entenderá quais elementos estão faltando na coleta para que se tenha uma visão completa. 
 
Já no segundo momento, ocorre a etapa de segmentação. Aqui, o objetivo é alcançar a interação individual, não a segmentação genérica. Para isso, é essencial que se tenha conhecimento dos comportamentos do consumidor e o que ele espera da empresa, para, enfim, considerar as preferências e canais de comunicação que poderão ser usados para a conversão e fidelização de clientes.   
 
“Com essas informações, entende-se que o segredo para transformar a experiência do cliente está na utilização de plataformas digitais para coleta e interpretação de dados primários, que geram comunicações individuais e exclusivas; além da disponibilidade constante de ouvir e atender ao cliente no canal que mais o agrada, oferecendo um serviço eficiente que gerará valor para a empresa e criará fidelização.”, conclui Marinho. 
 
Sobre a Twilio    
As empresas líderes da atualidade confiam na Plataforma de Engajamento do Cliente (CEP) da Twilio para construir relacionamentos diretos e personalizados com seus clientes em todo o mundo. As principais APIs de comunicação da Twilio permitem que as empresas se envolvam com seus clientes por meio de voz, conversas, mensagens, vídeo e e-mail. O Twilio Segment, a principal plataforma de dados do cliente, permite que as empresas criem interações altamente personalizadas e perfis automatizados de clientes com base em dados primários de vários canais. A Twilio permite que as empresas usem comunicações e dados para adicionar inteligência a cada etapa da jornada do cliente, de vendas a marketing, crescimento, atendimento ao cliente e muitos outros casos de uso de engajamento, de maneira flexível e programática. Em 180 países, milhões de desenvolvedores e centenas de milhares de empresas usam a Twilio para criar experiências mágicas para seus clientes.  
Para saber mais, acesse: Twilio.
 

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