28/02/2023 às 12h13min - Atualizada em 28/02/2023 às 20h06min

Educação financeira para os filhos: qual o papel dos pais na hora de falar sobre dinheiro?

Especialistas da NG.CASH, aplicativo digital feito para ajudar a Geração Z a se tornar mais independente financeiramente, dão dicas para os responsáveis que querem contribuir para um futuro aonde seus filhos tenham mais autonomia e consciência sobre finanças

SALA DA NOTÍCIA Mayara Brasil
Divulgação
Educação financeira para os filhos: qual o papel dos pais na hora de falar sobre dinheiro?

Falar sobre educação financeira para crianças e adolescentes - mesmo tendo passado a ser um conteúdo obrigatório e de maior recorrência nas escolas - ainda é um desafio e muitos pais e responsáveis não sabem como fazer com que seus filhos tenham maior autonomia sobre as próprias finanças, consciência sobre gastos e uma relação saudável com o dinheiro. Mas, como podemos contribuir para um futuro mais responsável dos jovens e falar sobre dinheiro? Pensando em mostrar algumas alternativas, especialistas da NG.CASH, aplicativo digital feito para ajudar a Geração Z a se tornar mais independente financeiramente, dão dicas práticas que podem ser caminhos eficazes para dar os primeiros passos. Confira abaixo:

  • Introduza a criança em hábitos financeiros da casa

Comece explicando e apresentando como funciona a rotina financeira da casa, a importância de ter consciência sobre gastos fixos e gastos variáveis, mostrar formas simples de identificar a prioridade de cada custo, como equilibrar para não substituir o que é essencial pelo o que é complementar ou adicional. Além disso, fale um pouco sobre a renda mensal da família e quanto se pode gastar em cada coisa, mesmo que de forma menos detalhada. Os especialistas ainda sugerem atividades que devem ser implementadas dependendo da idade, como pode deixar o jovem responsável pelo pagamento de uma das contas da casa e a recompensa por tarefas básicas como lavar as louças.

  • Mesada Digital Programada

Os pais podem e devem ser aliados na hora de promover a autonomia dos filhos sobre os seus próprios gastos, objetivos financeiros, e gestão de prioridades - habilidades que sem dúvidas impactam diretamente no futuro e na relação com o dinheiro e uma vida financeira saudável. O que antes se fazia com dinheiro vivo ou emprestando o próprio cartão para o menor de idade, pode ser facilitado e promover maiores aprendizados com a alternativa de "Mesada Digital Programada". Essa opção, que conta com a tecnologia e ambiente digital facilitador, funciona da seguinte forma: o usuário (no caso o filho) pode cadastrar na própria conta quem irá enviar o dinheiro para ele todos os meses, colocando a quantia desejada, e, na data programada, os pais receberam a cobrança para que a transferência seja realizada dentro do prazo previsto. 

Essa recorrência de "pagamentos" garante uma agenda e previsibilidade de entradas, o que contribui para que as crianças e adolescentes organizem, contenham e programem os seus gastos. Aqui você pode conferir o passo a passo deste processo: https://www.ng.cash/responsavel.

 
  • Autonomia sobre o próprio dinheiro

Mais do que ficar de olho nas movimentações financeiras dos filhos pelo próprio aplicativo do banco, para contribuir de fato para o desenvolvimento dos filhos quando se trata do cuidar do próprio dinheiro, garantir que ele tenha um espaço controlado 100% por ele, pode agregar para melhora de tomada de decisões e autonomia, promovendo uma maior responsabilidade. Até pouco tempo, não havia bancos ou instituições voltadas totalmente para esse público, e, pensando justamente nesta dor da Geração Z, foi que o aplicativo digital NG.CASH nasceu, sendo 100% voltado para esse público, com uma linguagem e produtos que atende as necessidades dessa geração e que foi criado exclusivamente para fazer deste espaço um ambiente também de conteúdos sobre finanças e educação, com diversos insights financeiros. A ideia é ser a primeira experiência financeira da geração z - e ainda  garantir segurança aos responsáveis, mas sem deixar de lado a liberdade dos filhos, que aprendem sobre gestão financeira enquanto usam sua conta. 

  • Entrando na realidade e interesses do seu filho

As principais categorias de consumo da Geração Z levantadas em um estudo da NG.CASH com a sua base de mais de 1 milhão usuários são: compras em games que incluem skins, moedas para uso interno dos jogos como Roblox, Fortnite e CS, equipamentos gamers, uso em serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e Twitch, outros apps de alimentação como Rappi e iFood e serviços de lazer como cinema e comida. Diante disso, é extremamente válido que os pais mostrem o interesse em saber sobre o que os filhos se interessam e em que querem gastar o seu dinheiro, contribuindo também com o olhar para planejamento das finanças, criação de metas e objetivos futuros por meio da satisfação pessoal e comprometimento.

  • Indique livros e conteúdos de educação financeira: 

Além do conteúdo que as crianças e adolescentes podem encontrar dentro do próprio aplicativo que devem usar, ainda há espaço para que os pais incentivem seus filhos a aprender cada vez mais sobre educação financeira. Para isso, vale sempre apresentar livros e conteúdos disponíveis para todas as idades, sendo conhecimentos complementares e que impactarão todo o comportamento e sem dúvidas trarão ainda mais benefícios.

  • Dê o exemplo:
     

A forma que os pais lidam com seu próprio dinheiro também influencia na educação financeira dos filhos. Por isso, é importante que os pais sigam algumas orientações financeiras básicas, como, por exemplo, organizar seu orçamento, planejar-se financeiramente e poupar dinheiro. Isso sem dúvidas irá promover um interesse ainda maior sobre o tema e incentivo prático para que os filhos busquem agir da mesma forma.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp