28/02/2023 às 10h15min - Atualizada em 28/02/2023 às 20h04min

Conheça o Brooklin, um dos bairros mais nobres e valorizados da cidade de São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

O Brooklin, bairro que fica na margem leste do rio Pinheiros, em São Paulo, até os primeiros anos do século XX era um grande vale pantanos, cruzado pela linha do bonde, cuja estação mais próxima recebeu o nome de Brooklin Paulista

Em 1922 parte do território foi loteada, o bairro cresceu e se desenvolveu. O imenso campo vazio deu lugar a casas, fábricas e outros empreendimentos comerciais, contribuindo assim para a evolução do distrito.

Após a criação da Estação Berrini, a região passou a ter maior visibilidade e movimentação. Formou-se então um centro comercial na Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, fazendo com que o bairro crescesse exponencialmente.

Desta forma, empresas nacionais e multinacionais passaram a se instalar no local. Hoje estão sediados os estúdios de televisão da Disney e HBO, além de hotéis de luxo como Hilton e companhias de grande porte como a Nestlé e a HP.

Com o passar do tempo, o Brooklin se tornou uma área privilegiada da cidade, e passou a receber grandes investimentos em obras de infraestrutura, como a construção da Ponte Octávio Frias de Oliveira. 

A ponte ficou conhecida popularmente como Ponte Estaiada e hoje é um dos cartões postais e ponto turístico famoso da cidade.

   O bairro é batizado em uma referência ao distrito de Nova York, o Brooklyn. Os dois bairros, além do nome, possuem outras semelhanças: ambos são considerados grandes centros comerciais e suas pontes são o seu cartão postal.

A homenagem foi feita pela Light, a empresa que construiu a estação do bonde com o mesmo nome. A estação, na época, localizava-se na região onde o bairro está hoje. 

O bairro paulista é divido entre Brooklin Velho e Brooklin Novo. Cada subdivisão possui um perfil único e são administrados por subprefeituras diferentes. 

O Brooklin Velho, que abrange Vila Cordeiro e Vila Gertrudes, tem ruas pacatas, com predominância de casas residenciais e muitas árvores. Esta área faz parte do distrito de Campo Belo, aos cuidados da subprefeitura de Santo Amaro.

Essa região é ideal para quem busca um local tranquilo em um bairro predominantemente residencial.  

Mais próximo do Aeroporto de Congonhas e da estação de metrô Brooklin, um dos destaques dessa área é o Parque Cordeiro Martin Luther King.

O parque é composto por pistas de caminhada e de ciclismo, aparelhos de ginástica, playground, quadra poliesportiva, palco, pista de skate, espelho d’água, sanitários e praça. Uma boa pedida para quem quer curtir o fim de semana ao ar livre. 

Já o Brooklin Novo se destaca por seus edifícios de alto padrão, às margens da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini. As ruas movimentadas abrigam hotéis, shoppings e bares que dão vida ao bairro.

Administrado pela subprefeitura de Pinheiros, distrito Itaim Bibi, é um dos maiores centros comerciais de São Paulo, sendo a opção de moradia ideal para quem deseja economizar tempo no trajeto até o trabalho.

Por estar próximo à Vila Olímpia, também é possível desfrutar das diversas opções de lazer e gastronomia. Em poucos minutos é possível chegar também à estação de metrô Campo Belo, ao Bosque do Brooklin e ao Parque do Povo.

O Parque Povo é uma opção de diversão e lazer para todos os gostos e as atrações vão desde um jogo de xadrez gigante até o Jardim Sensitivo. Ele é  composto por ervas aromáticas, sendo possível cheirá-las, tocá-las e até prová-las. 

Para a prática de atividades físicas, há quadras poliesportivas com marcação especial para esportes paraolímpicos, aparelhos de ginástica de baixo impacto, pistas de caminhada e trilhas para quem curte algo mais leve.

No gramado central, é possível curtir o sol ou fazer um piquenique ouvindo o canto dos pássaros. Aos domingos, a ciclofaixa de lazer liga o parque ao do Ibirapuera e ao Villa-Lobos, permitindo um passeio mais longo pelas ruas da cidade.

 

Brooklin conta com infraestrutura completa 

Na área da educação, o bairro possui ótimas opções de escolas e pólos de ensino superior. Estão localizados aqui o Colégio Vértice, a Escola Bilíngue Aubrick, o Colégio Stockler e a Senses Montessori School.

Já entre as unidades de ensino superior, estão a Universidade Anhembi Morumbi e uma unidade do Pólo Presencial/EAD do Mackenzie.

São destaques também os serviços de saúde. Nas proximidades, encontram-se o Hospital Santa Paula e o São Luiz Itaim. No Morumbi, o Albert Einstein, e próximo à sede da TV Globo, o Premier.

O transporte na região é de fácil acesso e pode ser feito tanto pelas estações de trem como pelas linhas de ônibus. Os trens que atendem o bairro são: a Linha Esmeralda, que corre pela Marginal Pinheiros, e a Linha 5-Lilás.

Os ônibus passam constantemente pelas avenidas Bandeirantes, Professor Vicente Rao, Vereador José Diniz, Jornalista Roberto Marinho, Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida das Nações Unidas.

O Brooklin é um bairro contemplado pelas grandes avenidas de São Paulo como a Marginal Pinheiros, Avenida Santo Amaro e a Avenida dos Bandeirantes, que leva ao Aeroporto de Congonhas e ao litoral.

 

Turismo e cultura 

Cultura e gastronomia também fazem parte dos destaques da região. Um ótimo lugar para conhecer é a Galeria L’oiel, o espaço disponibiliza diversas exposições sobre pintura, escultura, moda, entre outros. 

A música tem seu lugar na tradicional escola Tom Jobim, a EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo, que concede cursos e aulas para pessoas de todas as idades.

Por conta da influência alemã, anualmente acontecem a Brooklinfest e a Maifest, dois eventos culturais que servem pratos tradicionais e o famoso chopp alemão, além de promover feiras e apresentações musicais e de dança.

Na gastronomia, o que não faltam são opções: são casas de comida italiana, portuguesa, e mexicana. Além de bares de alto nível, comida típica brasileira e até redes de franquias famosas.

Seja para morar ou curtir, o Brooklin é uma ótima opção para diversos públicos, com possibilidades para todos os gostos.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp