27/02/2023 às 12h25min - Atualizada em 28/02/2023 às 00h00min

Descarte correto de resíduos e o impacto no meio ambiente

SALA DA NOTÍCIA Victor

Você já parou para pensar no impacto que o descarte inadequado de resíduos causa ao meio ambiente? A forma como descartamos nossos resíduos pode ter efeitos duradouros e devastadores sobre a natureza e a saúde pública. 

Infelizmente, não damos a devida atenção ao destino de nossos resíduos e isso pode gerar graves consequências. 

De acordo com um levantamento feito pela ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em 2020 o Brasil gerou cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.  

A pesquisa também mostrou que apenas 59% dos resíduos são coletados de forma adequada. 

Nesse post vamos abordar a importância do descarte correto de resíduos e o impacto que isso tem no meio ambiente, as melhores práticas para evitar a poluição e como podemos fazer a nossa parte para proteger o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
 

Quais os impactos do descarte de resíduos no meio ambiente?

 

O descarte correto de resíduos tem impactos significativos e duradouros sobre o meio ambiente, da mesma forma o descarte incorreto também impacta diretamente, podendo levar à contaminação das águas superficiais, subterrâneas, da terra e do ar.

Por exemplo, quando o lixo é despejado ilegalmente ao longo de estradas, na mata, em lixões ilegais, em pântanos, em lagos e córregos, ou por queima inadequada.  Uma vez que os resíduos afetam o meio ambiente, eles podem:

  • Causar ameaças potenciais à saúde humana
  • Ferir ou matar animais
  • Danificar plantas e recursos naturais
  • Propagação de doenças

O descarte inadequado de resíduos permite que doenças se proliferem no meio ambiente. Lixo e resíduos são os hospedeiros perfeitos para bactérias, e podem crescer se os resíduos não forem descartados adequadamente. Aumentando o risco de doenças em humanos que entram em contato com o lixo.
 

Benefícios ambientais do descarte correto de resíduos
 

O descarte correto de resíduos ajuda a melhorar a qualidade do ar e da água, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. 

Quando o lixo é descartado de forma correta e eficiente, menos quantidade de lixo chega aos aterros. Ao conservar o espaço nos aterros, reduz-se a produção de substâncias nocivas.

Ao gerenciar seus resíduos de maneira inteligente, você também ajuda a conservar os recursos naturais, incluindo minerais, água e madeira.
Minimizando a extração de recursos, além de reduzir a poluição e o consumo de energia associados à fabricação de novos materiais.
 

Reduzindo o lixo no meio ambiente com os 3Rs


Praticar os 3 Rs: redução, reutilização e reciclagem é uma das formas mais eficazes de reduzir a quantidade de lixo que geramos.
 

Redução de resíduos

A redução de resíduos começa com a conscientização sobre o consumo excessivo de produtos e materiais desnecessários.

Podemos começar com pequenas mudanças, como evitar o uso de sacolas plásticas e garrafas descartáveis, optando por itens reutilizáveis.

E ao comprar apenas o que é necessário estamos reduzindo a quantidade de resíduos que geramos desde o início.


Reutilização 

A reutilização é uma maneira eficaz de prolongar a vida útil dos produtos e evitar que sejam descartados prematuramente. Isso pode incluir a utilização de recipientes reutilizáveis para transportar alimentos e bebidas, a doação de roupas e outros itens em bom estado ou a utilização de produtos que podem ser recarregados ou reparados.
 

Reciclagem

A reciclagem possibilita transformar materiais que seriam descartados em novos produtos. Quando reciclamos, estamos evitando que esses materiais sejam descartados no meio ambiente e, ao mesmo tempo, economizando recursos naturais e energia que seriam necessários para produzir novos materiais a partir de fontes primárias.

 

Conclusão


Uma vez que o descarte inadequado pode causar impactos significativos e duradouros, como a poluição do solo, ar e água, a emissão de gases de efeito estufa e a degradação do ecossistema. 

Em contrapartida, o descarte correto de resíduos é fundamental para a proteção do meio ambiente e da saúde pública. 

Ou seja, quando fazemos a nossa parte e descartamos nossos resíduos de forma adequada, estamos contribuindo para a conservação dos recursos naturais, a prevenção da poluição e para uma melhor qualidade de vida. 

É importante que cada um de nós assuma a responsabilidade de descartar corretamente nossos resíduos, a fim de garantir um futuro mais sustentável para o planeta.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp