27/02/2023 às 14h37min - Atualizada em 27/02/2023 às 20h09min

Projeto de pesquisa da UniSul inaugura Estufa Hidropônica Living Lab na próxima terça-feira

Sistema de cultivo de plantas sem uso do solo se mostra sustentável ao reduzir o consumo de água e de pesticidas

SALA DA NOTÍCIA UniSul
https://estude.unisul.br/
Divulgação
A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, inaugura na terça-feira (28), às 14 horas, no Centro de Atendimento Socioeducativo de São José, a Estufa Hidropônica Living Lab, em um módulo piloto do projeto BRIDGE, de Pesquisa e Extensão. A Estufa Hidropônica terá um sistema de cultivo de plantas sem uso do solo e que se mostra sustentável ao reduzir o consumo de água e de pesticidas, além de produzir alimentos mais saudáveis para o consumo.
É possível cultivar na estufa diversas variedades de legumes, verduras e hortaliças, com uma média de produção de 2.500 unidade por mês. De acordo com o professor José Baltazar Salgueirinho Guerra, o projeto funciona como uma sala de aula a céu aberto. ‘’Além se servir de campo de estudos, temos o objetivo de atender à comunidade do Centro de Acolhimento Socioeducativo, e no futuro comercializar alguns dos produtos cultivados para a própria sustentabilidade financeira da Estufa’’, ressalta o professor Baltazar.
Atualmente o projeto conta com alunos do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Geens) e quatro alunos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), servidores da Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa no âmbito do projeto SAP Ciência.
“A Estufa Hidropônica materializa os nexos entre educação, alimento, água e energia. Nós conseguimos ter uma produção do alimento local, economizando água e ao mesmo tempo temos um laboratório vivo que garante um espaço de aprendizagem e de extensão. Além disso, conseguimos corporizar a missão da universidade, e demonstrar como ela pode melhorar a vida das comunidades onde está instalada”, enfatiza o professor. 
No dia 28 ocorrerá também o encerramento dos trabalhos do projeto BRIDGE – consórcio de pesquisa em conjunto com a Universidade de Cambridge e a UniSul, que cria uma rede de cooperação, sendo uma ponte entre os países e as academias catarinense e britânica e que também contribui para estudos de como o Brasil pode se tornar mais resiliente diante às mudanças climáticas.
A Estufa Hidropônica é uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da Unisul, que lidera o Projeto BRIDGE: ‘construindo resiliência em uma economia global dinâmica, complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’.  O projeto BRIDGE recebe fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK) e reúne as universidades de Cambridge e Unisul.
Sobre a UniSul  

A UniSul possui 58 anos de história e desde 2021 passou a integrar o Ecossistema Ânima. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, também é uma das marcas empresariais mais lembradas da região, e com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação presencial, 90 especializações, além de quatro cursos de Mestrado e quatro de doutorado nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A UniSul também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A Unisul é bastante atuante nas comunidades em que está inserida, por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social contabilizou 179.205 atendimentos a pessoas carentes através dos projetos gratuitos; ao todo foram 131 projetos realizados por professores e alunos. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.  
 




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp