25/02/2023 às 19h42min - Atualizada em 27/02/2023 às 20h06min

Mercado de trabalho: conheça as carreiras que estarão em alta em Itumbiara neste ano

Pesquisa indica setores que serão mais demandados em 2023, com principais cargos requisitados; em Itumbiara, destacam-se Vendas e Marketing.

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Ortiz | Rede Comunicação
Imagem: Freepik. Uso gratuito.
O mercado de trabalho exige que empregadores e empregados estejam sempre abertos a e atualizados sobre transformações, inovações e tendências de suas respectivas áreas. Nesse sentido, acompanhar a movimentação das ofertas e demandas do mercado a cada ano é atividade fundamental para todos os que buscam desenvolvimento profissional e crescimento na carreira.

No final de 2022, as consultorias de carreira Robert Half, Robert Walters e Korn Ferry e o site de empregos Indeed listaram as seis grandes áreas que estarão em alta no mercado de trabalho em 2023: finanças, jurídico, logística, recursos humanos, tecnologia e vendas e marketing. As consultorias também destacaram quais serão os cargos com maior demanda em cada área.

Os dados fornecem uma visão do mercado em escala ampla, mas também é preciso estar atento às demandas locais. É o que ressalta a administradora e coordenadora dos cursos de Gestão e Negócios do Centro Universitário Una – que integra o Ecossistema Ânima – em Itumbiara, Sandra Marques Borges. “Itumbiara é um polo comercial e sua economia se baseia, principalmente, na prestação de serviços. Por isso, o setor com maior tendência de crescimento entre os citados na pesquisa é Vendas e Marketing”.

Borges também destaca que, embora os setores de engenharia e agro não tenham sido mencionados na pesquisa, eles são fundamentais para o desenvolvimento do município e da região e devem demandar mão-de-obra de centenas de profissionais itumbiarenses em 2023. Afinal, Itumbiara é considerada polo industrial pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e ganha cada vez mais destaque no setor da agroindústria.

Independentemente da área buscada no mercado, para Borges, o caminho para o sucesso profissional é certeiro. “Aos futuros colaboradores, é importante investir em uma formação de qualidade, preferencialmente em instituições de ensino que valorizem a empregabilidade e a empresabilidade e deem foco ao empreendedorismo dos alunos. E, aos profissionais que já estão alocados no mercado, é importante realizar especializações, capacitações e aperfeiçoamentos, prezando sempre pela inovação”.

O campus do Centro Universitário Una em Itumbiara oferta cursos de graduação nas áreas mais requisitadas pelo mercado local, como Administração, Agronomia e Engenharia Civil. A instituição de ensino também oferece cursos de pós-graduação, MBAs e cursos livres, com foco em habilidades para o mercado, como Gestão Estratégica de Negócios, Agronegócios e Agroindústria 4.0. Todos os cursos contam com laboratórios, corpo docente qualificado e uso de metodologias ativas no projeto acadêmico.

Setores em alta em Itumbiara: cargos mais demandados*

Vendas e Marketing:
  • Gerente de vendas nacional;
  • Executivos de contas;
  • Gerente de e-commerce;
  • Analista de CRM;
  • Analista de inteligência de mercado;
  • Analista de marketing digital.

Engenharias:
  • Coordenador de produção;
  • Engenheiro de melhorias contínua;
  • Gerente de operações;
  • Engenheiro de qualidade;
  • Supervisor de pesquisa e desenvolvimento;
  • Gerente de produto;
  • Gerente de manutenção.

Agro:
  • Gerente agrícola;
  • Gerente de unidade;
  • Gerente de compras de commodities agrícolas;
  • Diretor de sustentabilidade.

*Os dados relacionados a Vendas e Marketing são resultados das consultorias de carreira Robert Half, Robert Walters e Korn Ferry e o site de empregos Indeed, enquanto os dados relacionados às Engenharias e ao Agro foram coletados na consultoria de carreira PageGroup.

Sobre a Una
Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima - maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp