27/02/2023 às 15h18min - Atualizada em 27/02/2023 às 20h02min

Explosão do ‘Gaming Casual’ no Brasil e no México mostra que os games são o entretenimento preferido da América Latina

Brasil e México lideram os mercados de videogame na América Latina, nas 13ª e 12ª posições, globalmente

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Cipriano
 

Quase três quartos (72%) dos consumidores da América Latina da Geração Z (entre 15 e 25 anos) consideram videogames o “melhor tipo de entretenimento”, à frente até de mídias sociais e serviços de streaming. E eles não estão sozinhos: conforme um número crescente de pessoas na América Latina e de todas as gerações que aderiram ao ‘gaming casual’, pode-se dizer que houve a ‘explosão’ de uma tendência capaz de destronar outras mídias, como filmes e televisão.

“Esse boom recente no gaming casual entre latino-americanos tem acabado com qualquer ideia preconceituosa de que games são parte de um mercado nichado, isso se comparado às mídias populares, como filmes e televisão”, comenta Pavel Epishin, Diretor da Yandex Games. “Os números são fortes demais para serem ignorados”, ressalta Epishin.

Epishin chama a atenção para a receita de mercado e para outros dados quantitativos e qualitativos ao argumentar que na América Latina, especialmente, videogames são a escolha de entretenimento da maioria da população. Por exemplo, 66% dos latino-americanos afirmam que curtem jogar diariamente, e cerca de 44% jogam por pelo menos uma hora todos os dias.

“Não somente os videogames estão despertando a atenção das pessoas de forma cada vez maior, fornecendo ‘momentos que contam’ de diversão, relaxamento, amizade e competição de forma customizada em nossas vidas atarefadas, mas também estão conquistando mais parcelas de mercado”, afirma Epishin, completando que dois dos maiores mercados de videogame da região são Brasil e México.

“A indústria de games no México gerou receita de mais de 41 bilhões de pesos em 2022, tornando-se um dos 10 mercados mais importantes do mundo”. E no Brasil é ainda maior, ele adiciona: “o maior mercado da região, tanto em número de jogadores mobile quanto em receita, registrou 88.4 milhões de jogadores, gerando mais de $1.0 bilhão em 2021. E o número de brasileiros está previsto para atingir 116.5 milhões em 2026.”

Há muitas razões para o fato dos latino-americanos deixarem de lado as formas mais tradicionais de entretenimento e, ao invés disso, escolherem o gaming casual para curtir os seus ‘momentos que contam’, incluindo o fato inegável de que trabalhadores da região têm o menor tempo livre no mundo. A isso, adicione o turbilhão crescente de acesso à internet, conectividade mobile e uso de smartphones, tudo isso em meio a uma pandemia sem precedentes.

“Não há como não dizer que, apesar de parecer mais flexível, a nossa vida nunca foi tão ocupada. Nosso tempo livre se tornou fragmentado conforme vamos aproveitando pequenos intervalos de descanso no ônibus, enquanto esperamos pelo e-mail de um colega, ou entre um dos nossos vários trabalhos. E já que não podemos voltar no tempo, fica claro para um número cada vez maior de pessoas que a maneira de aproveitar esses instantes é transformá-los em ‘momentos que contam’.

Contudo, isso vai além de simplesmente procurar por uma dose rápida de dopamina:  57% das pessoas na América Latina concordam que ‘a estética dos games é mais impressionante do que dos filmes. Epishin conclui, “ao invés disso, fizemos o que os humanos sempre fizeram e nos adaptamos, escolhendo os jogos, afinal, é um passatempo que nos dá mais escolhas, liberdade e estímulo para cumprir um papel tanto social quanto emocional, além de oferecer pura diversão. Por isso, mais pessoas - de gamers casuais a profissionais de eSports - encontram os seus ‘momentos que contam’ no mundo sempre em evolução dos games.”

 

Sobre a Yandex Games

 

Yandex Games é um plataforma grátis e global de gaming que oferece uma seleção diversa de jogos em mais de 70 idiomas. A plataforma, criada em 2018, impulsiona mais de 15 mil jogos de diversos gêneros, incluindo ação, quebra-cabeça, e de corridas. Yandex Games busca atingir o gamer casual à procura de diversão e lazer, com jogos que não requerem instalação e podem ser jogados no navegador e dispositivos mobile. Mais de 24 milhões de usuários entram na plataforma todo mês, com média de acesso diários por mais de 40 minutos. Yandex Games oferece renda e monetização de games para desenvolvedores através de publicidade e compras in-app. Os desenvolvedores também podem importar jogos HTML5 dos seus portfolios, reduzindo a necessidade de criar um novo game “do zero”. 

 

Recentemente, a Yandex Games anunciou a sua chegada na América Latina e está trabalhando ativamente na região. É o destino perfeito para o gamer casual que busca aproveitar cada momento livre que tem com diversão da sua própria maneira, independente de onde, quando, ou como escolhem passar o seu tempo. Usuários podem entrar na plataforma e começar a jogar agora!

 

Para outras informações, acesse o site da Yandex Games


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp