27/02/2023 às 16h49min - Atualizada em 27/02/2023 às 20h00min

Projeto Fazendo a Diferença ganha painel expositivo em Rosana (SP)

Ação educativa da Fundação de Energia e Saneamento tem como proposta a mobilização e transformação ambiental para transmitir conhecimentos teóricos e práticos

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini
Divulgação
 

O projeto Fazendo a Diferença, da Fundação de Energia e Saneamento em parceria com a CTG Brasil, realizado no assentamento rural Porto Maria, na cidade de Rosana, em São Paulo, ganhou ainda mais visibilidade com a exposição de um painel sobre a iniciativa, que mobilizou mais de 20 pessoas para a transformação de um espaço da comunidade a partir de oficinas práticas e teóricas sobre os conceitos de manejo, gestão hídrica e permacultura. 

 

O painel expositivo, instalado no Rosana Esporte Clube (REC) até 27 de fevereiro, apresenta informações sobre o projeto bem como oferece um QRcode para que outras pessoas possam conhecer as tecnologias ambientais de baixo custo empregadas na comunidade beneficiada. “A principal proposta do painel é continuar divulgando esse relevante trabalho com a comunidade”, afirma o coordenador, Rafael Ferreira. O Fazendo a Diferença é uma ação educativa de mobilização e transformação ambiental para transmitir conhecimentos teóricos e práticos, por meio de oficinas virtuais e presenciais, sobre questões como uso e reuso de recursos, tratamento de resíduos e consumo consciente.

No assentamento Porto Maria, foram realizadas oficinas de sistema de tratamento de águas residuais (água cinza) através de jardim filtrante e de bioconstrução com superadobe. O superadobe, também chamado de terra ensacada, é uma técnica de construção simples, barata e econômica, que utiliza solo argiloso em sacos plásticos de polipropileno e permite construir formas para usos diferenciados, como bancos, escadas e até paredes.

Segundo Ferreira, o projeto busca capacitar as pessoas para reviver espaços e transformar problema em solução. No assentamento Porto Maria, a água que era descartada passou a ser usada para regar o jardim construído em um espaço vazio e sem uso de uma pousada e restaurante rural, que se tornou área de lazer, o Jardim de Estar, referência ao bem-estar e à sigla Star, de Sistema de Tratamento de Águas Residuais. 

As pessoas que participaram da iniciativa estão nas fotos do painel expositivo no REC. O trabalho traz ainda os tópicos “Um apelo global ao desenvolvimento sustentável”, “Práticas ancestrais, ciências modernas” e “Em Rosana, a mudança local parte das mulheres”. A mostra foi aberta esta semana e pode ser conferida todos os dias, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A cada edição do Fazendo a Diferença são escolhidos diferentes municípios brasileiros para que a sustentabilidade seja disseminada através do aprendizado e de oficinas práticas. A 1ª experiência foi realizada em 2020, nas cidades de Chavantes (SP), Ribeirão Claro (PR) e Carlópolis (PR). A 2ª edição, em 2022, aconteceu na capital paulista, em Mirante de Paranapanema, no interior de São Paulo, e em Itaguajé, no Paraná. A terceira edição foi realizada em Rosana e Ilha Solteira, interior de São Paulo.






 

Serviço

“Fazendo a Diferença - Jardim de Estar de Rosana”

Período de exibição: Até o dia 27 de fevereiro de 2023

Endereço: No Rosana Esporte Clube (REC), Rua do Comércio, 70

Visitação aberta a todos, todos os dias, das 7h às 11h e das 13h às 17h

Mais informações: https://www.energiaesaneamento.org.br/



 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp