24/02/2023 às 10h35min - Atualizada em 24/02/2023 às 20h00min

Consolidada como tendência, digitalização é ferramenta essencial para o foodservice

*Por João Alfredo Pimentel

SALA DA NOTÍCIA PR

Embora já esteja consolidada como tendência global, a digitalização segue em franca expansão. Sua aplicação nas diferentes frentes de gestão reverberam em benefícios que corroboram para o crescimento de muitos negócios. Uma pesquisa realizada pela HostGator aponta que 58% dos mais de 5 mil entrevistados passaram a investir mais no digital durante a pandemia e 64% percebeu aumento nas vendas por este formato. 

No foodservice, dados apurados pela Galunion mostram que 88% dos negócios 100% delivery são independentes (46% deles surgiram durante a pandemia). Quanto à perspectiva de negócios, 41% afirmaram que gostariam de incorporar novas marcas virtuais, produtos e/ou serviços em breve. Esses dados mostram que o ecossistema já estava antenado à digitalização, que galgou espaços mais céleres e sólidos nos últimos dois anos.

A digitalização traz como vantagens a segurança e a agilidade dos processos no mesmo tempo em que fomenta a criação de estratégias focadas na melhoria da experiência de consumo com a marca são alguns dos exemplos dos benefícios agregados. Mas, no foodservice, engana-se quem acredita que as iniciativas estão condicionadas apenas ao delivery. Vai além… 

O abastecimento, por exemplo, é uma área que pode ser potencializada pelo digital. Ao digitalizar o abastecimento, as redes conseguem atuar com controle de estoque, redução e estabilização do CMV, garantir preços mais competitivos a partir da negociação com vários fornecedores (homologados e centralizados em uma única plataforma) e acompanhar a logística dos pedidos, além de produzir insights acerca das informações de consumo de toda a rede. Tudo isso impacta diretamente na operação diária, refletindo no faturamento do negócio.

Espera-se, a curto e médio prazo, que cada vez mais o ecossistema responda às mudanças provenientes dessa atualização, especialmente devido ao novo perfil e aos novos hábitos do consumidor que, também segundo estudo da Galunion, vem priorizando por mais autonomia - seja no acesso ao menu, na realização do pedido ou nos meios de pagamento.

*João Alfredo Pimentel, é empresário digital serial na área de TI, fundador da 6place (plataforma digital de abastecimento) e investidor-fundador do SCALEXOPEN (fundo de investimento para startups em estágio seed e pré-seed de base tecnológica com alto poder de escalabilidade).


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