23/02/2023 às 17h33min - Atualizada em 24/02/2023 às 00h10min

Limpa Brasil recebe prêmio de maior mobilização ambiental da América Latina

Instituto representou o país pela primeira vez na Conferência Let’s do It World ao lado de Irã, México, Ucrânia, Índia e Indonésia

SALA DA NOTÍCIA Larissa Santos Silva
Divulgação
O Instituto Limpa Brasil, organização sem fins lucrativos representante do maior movimento cívico de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos no Brasil, recebeu o prêmio de destaque na Let's do it World Conference 2023 como maior engajador de cidades da América Latina. A vitória é o reconhecimento das campanhas de incentivo à educação ambiental que o Limpa Brasil desenvolveu ao longo do ano de 2022. Dentre elas, o Dia Mundial da Limpeza e #EuCuidoDoMeuQuadrado, que já mobilizaram mais de 1.200 municípios brasileiros. O evento ocorreu entre os dias 26 e 29 de janeiro na capital da Estônia, Tallinn, com mais de 200 participantes entre líderes e ativistas ambientais do mundo todo.

“Foi muito gratificante participar de uma conferência de dimensão global e ver líderes de diversos países motivados a fazer a diferença pelo meio ambiente. Com os esforços da nossa rede de líderes e voluntários, conquistamos a posição de maior mobilização da América Latina e estamos cientes da grande responsabilidade de inspirar ações cada vez mais impactantes a nível nacional e mundial”, declara Edilainne Pereira, diretora executiva do Instituto Limpa Brasil.

Líderes nacionais do movimento Let’s do It marcaram presença no evento representando seus países:
  • Roberto Palafox, do México;
  • Nima Zare, do Irã;
  • Iuliia Markhel, da Ucrânia;
  • Prof. Pankaj Choudhary, da Índia;
  • Carlos Serra, de Moçambique;
  • Edilainne Pereira, com a primeira participação brasileira na conferência.

O Let's do it World também contou com a participação e o apoio de Alar Karis, presidente da Estônia, para tornar o #WorldCleanupDay (Dia Mundial da Limpeza) em um dia oficial designado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa visa unir esforços e estabelecer conexões que ajudarão a cumprir a missão de envolver 5% da população mundial na nova edição da campanha.
 
No segundo dia do evento, o Instituto Limpa Brasil apresentou os principais resultados obtidos com o Dia Mundial da Limpeza de 2022. Foram mais de 610 toneladas de resíduos coletados, 250 mil voluntários, 27 estados mobilizados e 10 milhões de pessoas impactadas por meio dos canais de comunicação. Durante a cerimônia de encerramento, a diretora executiva recebeu o prêmio de mobilização em nome dos líderes, voluntários e parceiros do movimento nacional.

Sobre o Instituto Limpa Brasil
O Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que visa promover a conscientização do descarte irregular do lixo por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo. Desde 2010, em parceria com a Fundação Let’s Do It!, realiza no Brasil o maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, que já atraiu mais de 70 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 191 países.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp