23/02/2023 às 13h49min - Atualizada em 24/02/2023 às 00h00min

E-commerce na palma da mão: apps multifuncionais promovem compras personalizadas e intuitivas

Levantamento aponta que 54% das vendas online em 2021 vieram do mobile; empresas apostam em aplicativos robustos para reter clientes

SALA DA NOTÍCIA Fabíola Rocha
Divulgação

O crescimento das vendas online nos últimos anos refletem, cada vez mais, as novas realidades na forma de consumir produtos. Junto a isso, o uso prolongado dos smartphones também tem consequências: um estudo realizado pela RankMyApp mostra que em 2021, por exemplo, 54% das vendas online vieram de dispositivos móveis. Foi nessa crescente que surgiram os SuperApps: espaços de compra unificados, em que os usuários podem ter acesso a mais de um serviço no mesmo aplicativo, diretamente de um dispositivo móvel.

Com os SuperApps, os clientes não precisam passear em diferentes marketplaces, ficar navegando em diferentes sites e lojas online, para adquirir os produtos que deseja. Muitas vezes, os super aplicativos oferecem produtos e serviços que vão além do escopo óbvio, mantendo o comprador na mesma interface. É só buscar o que precisa: o SuperApp vai dar um jeito de te entregar resultados. Grandes empresas, como a Magazine Luiza, já investiram no SuperApp, mas são elas, as ferramentas de busca, as grandes responsáveis pelo sucesso das vendas. 

No caso do Magalu, quem está por trás da tecnologia é a Smarthint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina. A empresa, adquirida recentemente pela gigante varejista, oferece uma solução completa e intuitiva que facilita a jornada de compra dos consumidores e proporciona uma experiência cada vez mais assertiva. A ferramenta também contribui para a retenção de clientes, já que é capaz de captar exatamente o que o consumidor deseja.

"Quando criamos a SmartHint pensamos em uma solução estratégica em que o consumidor tivesse a sensação de um atendimento como nas lojas físicas, na qual temos à disposição um vendedor que entende exatamente o comportamento de compra dele. Queríamos oferecer algo exclusivo, uma busca precisa e inteligente, ainda inédita, que entregasse tudo o que ele precisa. Entendemos que esse era um grande gap de mercado e decidimos investir", conta Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint.
Os usuários que navegam pelo SuperApp podem utilizar os recursos de busca inteligente e recomendação por voz, sem precisar digitar nada. A tecnologia é possível devido ao reconhecimento de fala com inteligência artificial. Além desse recurso, os clientes também podem utilizar busca por cor automatizada, busca comportamental personalizada e busca por imagem. Tudo isso acarretará a uma experiência de compra mais prática e agradável. “Queremos proporcionar aos nossos clientes uma experiência positiva, por isso, nosso compromisso é oferecer uma solução completa, intuitiva e facilitadora para que a busca pelo produto ideal não se torne um problema para os usuários e claro, para os varejistas que perdem com a evasão desses consumidores das lojas”, destaca Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint.

 

Sobre a SmartHint
Fundada em 2017, a SmartHint é o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, e tem como foco principal elevar a experiência de compra online. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Grupo Magalu. Combinando busca e recomendação proativa, com vitrines que agem como "vendedores virtuais" e pop ups de retenção, suas soluções ajudam a aumentar em cerca de 30% as vendas online das marcas. A SmartHint trabalha com mais de 25 segmentos e possui integração com mais de 35 plataformas de vendas pela internet. Suas ferramentas, que geraram R$ 620 milhões em vendas em 2020, são usadas por empresas como Multilaser, Philco, Wine, Lego, Kabum, Kipling e Diesel. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp