23/02/2023 às 11h51min - Atualizada em 23/02/2023 às 14h02min

Bloquinho da Saúde | 5 dicas para aproveitar o restante do Carnaval de maneira saudável

Enfermeira da 3778 traz dicas para os foliões curtirem as festas com segurança

SALA DA NOTÍCIA Samara Armstrong
Divulgação

O carnaval 2023 passou pelas avenidas, ruas, praças, sambódromos, clubes e qualquer lugar que as pessoas puderam se divertir, cantar e dançar. Mas, apesar da beleza e empolgação das comemorações, é sempre preciso ficar atento às questões relacionadas à saúde, mesmo nos blocos pós-carnaval.

Consumo de álcool 
Sabemos que com o calor e a caminhada atrás dos blocos, a sede aperta e aquela vontade de uma cervejinha ou drink aparece. Mas, é preciso tomar cuidado com a quantidade, velocidade e procedência do que se está tomando.

“Não ingerir grandes quantidades de bebida alcoólica e intercalar este consumo com alguns goles de água ajudam a evitar os efeitos negativos da ingestão de álcool. Além disso, ter uma boa alimentação, com alimentos leves e de fácil digestão auxilia o corpo a lidar melhor com essa questão”, afirma a enfermeira.

No dia seguinte, existem formas eficientes de se lidar com a ressaca. “Comer ovos, previne a sobrecarga do fígado; o gengibre ajuda a combater náuseas e vômitos e atenua efeito inflamatório do álcool; hortelã – principalmente em chá – alivia a dor de estômago, náusea, vômitos e gases; além de banana e macarrão, alimentos ricos em carboidratos e de absorção rápida, que repõem a glicose no sangue, trazem alívio da fadiga e lentidão causados pelo álcool”, explica Maria Carolina.

Sol

Com boa parte das festas sendo durante o dia, é preciso também ficar de olho na exposição ao Sol e cuidados com a pele, que podem ocasionar queimaduras, desidratação e até insolação.

Entre as dicas estão fazer uso de bloqueador solar com fator de proteção solar mínimo de 30 no corpo inteiro, sendo preciso reaplicar a cada 4h, em caso de suor excessivo ou contato com água; utilizar de óculos de Sol, boné, chapéu, fantasias ou roupas que cobrem cabeça, face e ao menos algumas partes do corpo; tentar ao máximo evitar exposição direta à luz solar principalmente em horários próximos do meio dia e não esquecer de se hidratar sempre.

Hipoglicemia

Ao festejar, muitas pessoas não percebem o tempo passar, e podem ficar um período muito longo sem se alimentar, o que pode causar hipoglicemia, que é a presença de níveis excepcionalmente baixos de glicose no sangue.

Então, é fundamental não ficar longos períodos sem se alimentar, lembrar de carregar consigo uma barrinha de cereal/frutas ou algo de consumo rápido e prático para a hora que a fome apertar.

ISTs

O carnaval é um momento de curtição em que as pessoas podem ficar mais vulneráveis a infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, algumas precauções devem ser tomadas para que todos possam aproveitar sem riscos.

“Ao beijar, tente perceber se a pessoa possui alguma lesão visível nos lábios e caso só veja depois, não beije outras pessoas. Se o clima esquentar, o uso de preservativo é sempre recomendado. E lembrem-se sempre, NÃO É NÃO –  caso haja resistência para respeitar a sua vontade, acenda um sinal de alerta” ressalta Maria Carolina.

Outras dicas

Evitar andar sozinho, manter celulares carregados e em local seguro, manter itens de valor protegidos, evitar bolsas grandes ou acessórios que facilitem o furto, compartilhar a sua localização em tempo real com seus parentes e/ou amigos mais próximos e que poderão te ajudar, caso precise. Ser gentil e paciente com os demais foliões.

Existem alguns itens que não podem faltar no kit básico de qualquer folião: água, preservativo, barrinha de cereal ou frutas, documento de identificação com foto, celular com contatos de emergência e de saúde atualizados, álcool em gel, boné ou chapéu e protetor solar.

Caso tenha problemas, entre em contato com autoridades presentes no evento. Com essas dicas é possível aproveitar a época mais feliz do ano.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp