22/02/2023 às 13h31min - Atualizada em 22/02/2023 às 22h01min

Precisamos dar um basta nos relacionamentos abusivos.

“PRECISAMOS PREVENIR RELACIONAMENTOS ABUSIVOS”!

SALA DA NOTÍCIA Samantha di Khali Comunica
Divulgação
A autora e escritora Heidy Lirio, que é psicanalista clínica e psicopedagoga clínica -institucional, viveu na pele as dores e consequências de um relacionamento abusivo, hoje ela atua clinicamente com vítimas de relacionamentos abusivos, atendendo no Brasil e no mundo  com  uma metodologia própria para fortalecimento emocional.
Heidy Lirio, que é efetiva na Academia Guarulhense de Letras,  lançará a segunda edição de seu livro, Relação abusiva nunca mais, no próximo mês, ( março de 2023), e faz um alerta a todos nós:
 
 “PRECISAMOS PREVENIR RELACIONAMENTOS ABUSIVOS”!
 
O que é um relacionamento abusivo? 
 
Bem, eu sempre gosto de responder em “humanês para que meus queridos leitores tenham as suas questões amplamente esclarecidas e dessa forma contribuir para que todos que ainda detém dúvidas acerca desse assunto, (inclusive os mais jovens), sejam capazes de identificar desde o início uma relação disfuncional é abusiva.
Elejo dizer, que um relacionamento abusivo é todo aquele onde existe sempre um opressor e uma pessoa sendo oprimida, e nesse caso, ela  passa a se  tornar a  vítima da relação. Observe que nesse contexto, não necessariamente precisa existir agressão física para ser caracterizado como abusivo. Essa opressão pode ocorrer de diversas formas, como:
Xingamentos
Calúnias
Difamação
Isolamento social
Ameaças
Apontar defeitos de forma pejorativa
Ocultar bens
Humilhar em público ou até mesmo em oculto entre 4 paredes
 
Veja que citei apenas alguns  exemplos, uma vez que uma  relação abusiva pode acontecer não só em casais, mas também no ciclo de amizades, assédios em ambientes de trabalho e até mesmo abuso parental no âmbito familiar.


Quais as consequências do relacionamento abusivo? 
Aqui quero ser bem específica também, pois recebo muitos casos de mulheres destruídas emocionalmente, que não se reconhecem mais no mundo e já estão extremamente sem perspectivas de um futuro bom, justamente por estarem vivendo o que eu chamo de: Consequências do abuso.
Essas consequências vão se agravando com o passar do tempo e podemos citar vítimas com quadros de depressão, ansiedade, estresse pós traumático, baixa autoestima, dependência emocional e ainda o que eu considero usurpação de personalidade, que é quando o abusador exerce tamanho domínio e opressão que a vítima perde toda a sua essência e personalidade, passando a ser uma extensão de seu abusador.
 
Porque a vítima demora em perceber que está vivendo um relacionamento abusivo? 
Essa é uma excelente pergunta e peço bastante atenção para essa questão, pois a  pessoa que está na dinâmica de um relacionamento abusivo, pode demorar para perceber-se em uma relação nociva por simplesmente não saber o que é um relacionamento saudável, pouco se fala sobre isso, todavia, essa é uma excelente estratégia para se prevenir relações abusivas.
Existem questões mais profundas que contribuem para permanência de vítimas nesse ciclo, como a compulsão à repetição, que ocorre quando a  vítima sempre entra em uma relação ruim e acaba por dizer que tem o “dedo podre”, quando na verdade se trata de uma programação psíquica que precisa ser restabelecida o mais rápido possível para prevenir consequências cada vez piores e até mesmo um feminicídio.
Ameaças e dependência emocional também contribuem para a permanência de vítimas em relações tóxicas, seguido também pela falta de uma rede de apoio adequada para que a vítima sinta-se segura e confortável em falar sobre isso.
Já é esperado que o abusador se torne mais carinhoso, ou passa a ter algumas atitudes de afeto quando percebe que a vítima se posicionou para terminar a relação. E isso costuma  iludir  as mulheres a se manterem no relacionamento, em especial, quando o casal tem filhos.  Essa manipulação contribui para que muitas vítimas permaneçam nessa simbiose e  não consigam quebrar esse ciclo.
Importante dizer que isso pode acontecer independente de classe social, profissão ou temperamento, mulheres fortes também podem se tornar uma vítima se ela não aprender a observar os sinais antes de entrarem em uma relação, por isso aqui vai um alerta importante:
Ao perceber que você ou uma amiga, mudou o comportamento ao iniciar uma relação, com sinais de depressão, ou até mesmo passou a rejeitar convites que antes amava fazer ou está mais calada ou isolada de forma repentina, procure ajuda,  talvez sejam sinais de uma relação abusiva e é importante colocar um fim.
 
O que é o transtorno de personalidade narcisista? 
Eles parecem perfeitos no início, e é válido falarmos aqui sobre esse transtorno, pois recebo muitas vitimas de narcisistas que sofrem usurpação de personalidade e tem as suas vidas destruídas por eles, não só do ponto de vista emocional mas também com sequelas físicas.
O detentor desse transtorno de personalidade é verdadeiros ilusionistas. O narcisista não se relaciona, ele faz vítimas, pois a sua medida de amor é limitada apenas para si próprio.  Eles são mestres na arte do disfarce e ilusionismo, de forma que no início de um relacionamento, demonstra ser  extremamente gentil, carinhoso, atencioso e prestativo, porém, quando a vítima se apaixona, ele  mostra a sua face verdadeira e o seu egocentrismo se revela.
Também são extremamente sedutores e ardilosos para conquistar aquilo que almejam, principalmente quando se trata de controle e poder. A  arrogância, orgulho e inveja figuram entre definições sobre o que é transtorno narcisista, e eles  podem se passar por pessoas boas no mundo corporativo e são capazes de  até mesmo induzir um juiz a erro em um processo judicial, devido ao seu alto poder de persuasão e de mentiras contadas por eles.
É importante saber que todo excesso é ruim e esconde algo a ser revelado. Ao perceber excessos em um relacionamento, ligue o seu radar e observe os sinais.
 
Você tem uma tese de prevenção a relacionamentos abusivos, como isso é possível? 
 
Quando escrevi meu livro RELAÇÃO ABUSIVA NUNCA MAIS, que fala sobre a prevenção ao abuso, pensei exatamente nesse sentido, pois quando falamos em prevenir, estamos nos referindo a antecipar, impedir ou evitar algum mal que possa acontecer em nossas vidas.
Fazemos isso com nossa saúde e porque não prevenir também os danos emocionais e físicos causados por um relacionamento abusivo?
Para isso precisamos aprender uma série de fatores como, observar os sinais, fortalecer o emocional, lançar mão de informações acerca da dinâmica de um relacionamento saudável, medidas de conscientização e também ações de ordens públicas para prevenção a relacionamentos abusivos, e acolhimento adequado para vítimas.

Bullying é uma relação abusiva? 

Sim, O termo bullying, vem da palavra bully -quer dizer valentão, opressor, abusador e brigão, enfim, por si só, e pela própria definição da palavra, já fica claro que o termo bullying é sinônimo de abuso, violência e intimidação.
Sabe-se que através de dados sólidos pela ONU (organização das nações unidas), que um a cada três alunos, já foram vítimas de bullying pelo mundo, e estamos  falando de algo que deixa sequelas por toda a vida, por isso precisamos prevenir precocemente, principalmente em escolas e ambientes virtuais onde os jovens passam boa parte de seus dias.
 
Qual a consequência do bullying ? 
Ao longo dos meus 25 anos acompanhando crianças e adolescentes, observo que alunos vítimas de bullying deixam de frequentar a escola, causando assim a evasão escolar, além de também desenvolverem ansiedade, depressão, baixa autoestima e a falta de autoconfiança.

O que você considera importante para prevenir um relacionamento abusivo?

Sem dúvidas o fortalecimento emocional é chave de tudo, uma pessoa que se ama e se valoriza, não aceita falta de amor em seus relacionamentos, para isso precisamos de ações preventivas como campanhas de prevenção ao relacionamento abusivo, conscientização acerca da importância do amor-próprio, autoconhecimento e saúde emocional, assim como políticas públicas sobre o tema. Em meu livro eu cito estratégias eficazes na prevenção e manutenção de relacionamentos saudáveis, pois como eu sempre digo, informação é prevenção.

Acompanhe autora e escritora Heidy Lirio no instagram:
https://instagram.com/heidylirio?igshid=YmMyMTA2M2Y=
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp