17/02/2023 às 11h41min - Atualizada em 17/02/2023 às 20h10min

Reforma Tributária é pauta urgente do atual governo, diz Haddad

Ministro da economia afirmou a empresários, juristas e representantes do governo que reforma tributária deve sair ainda este ano

SALA DA NOTÍCIA Redação
São Paulo, 17 de fevereiro de 2023 – Na noite desta 4ª feira (15), o Ministro da Fazenda Fernando Haddad falou sobre os desafios da reforma tributária. O encontro aconteceu na casa do economista Fernando Cavalcanti, sócio do NWGroup, em Brasília. Entre as ações apresentadas por Haddad estão o controle da taxa de juros e a medida provisória para regulamentação do ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins. De forma preliminar, Haddad afirmou que a reforma tributária seguirá com a implementação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), um imposto sobre o consumo ao invés de um imposto que onera a produção de bens e serviços.

O evento contou com a participação de juristas, empresários do Grupo Esfera e representantes do setor público, como a governadora em exercício do Distrito Federal Celina Leão (PP), o secretário Especial da Receita Federal Robinson Barreirinhas, o Secretário Executivo do Ministério da Fazenda Gabriel Galipolo e a Procuradora da Fazenda Nacional Anelize Lenzi.

Segundo Haddad, a reforma tributária é “urgente” e deveria acontecer antes mesmo da reforma administrativa, inclusive para que se tenha um equilíbrio das contas públicas, além da oportunidade de simplificação da cobrança dos tributos, impostos e taxas.

O ministro afirmou que com o projeto de lei do IVA, visa-se unificar e trazer uma unicidade aos estados para estabelecer um diálogo de forma mais conjunta entre os setores empresariais e o governo. Na visão de Haddad, tudo indica que a reforma tributária será viabilizada em breve, antes mesmo do previsto e ainda esse ano.

Para Wilmara Santos, tributarista e COO do NWGroup, com a implementação do IVA torna-se possível eliminar distorções de mercado e, consequentemente distorções de investimento, atingir uma maior fiscalização e combate à sonegação, tanto do lado dos grandes contribuintes como do lado dos devedores de tributos.

Para Fernando Cavalcanti, economista, sócio do NWGroup e anfitrião do encontro, o cenário atual pede uma ação conjunta entre os empresários e o atual governo. “É necessário agir em consonância para buscar diálogo de uma forma mais próxima, menos engessada e auxiliar na retomada da economia do país”, observa Cavalcanti.

“Para nós, sediar encontros como estes é de uma honra inexplicável. Seguiremos fazendo
nossa parte, incentivando o diálogo para que a democracia seja cada vez mais fortalecida. Nosso país precisa disso para seguir rumo ao crescimento!”, destaca Nelson Wilians Fundador do NWGroup.

Sobre o NW Group
O NWGroup possui expertise em análises estratégicas para soluções empresariais e financeiras, além de trabalhar para fomentar a atração de investimentos para o Brasil. Composto pela tríade NW Soluções, NW Negócios & Investimentos e Instituto Nelson Wilians, e com 15 mil clientes atendidos, atua em todo território nacional, investindo em profissionais locais.
Enquanto INW (organização social sem fins lucrativos), atua pelo empoderamento social como condição para superar desigualdades.

Contato para a imprensa
InPress Porter Novelli: [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp