17/02/2023 às 11h43min - Atualizada em 17/02/2023 às 20h08min

Dia do Esportista: o papel da proteína na alimentação do atleta

Substância tem papel importante na recuperação e fortalecimento dos músculos

SALA DA NOTÍCIA Laila Ruis Petrucelli
prostooleh/Freepik
Fevereiro, 2023 – Seja iniciante ou atleta profissional, quem pratica esporte já ouviu falar que é necessário aumentar a ingestão de proteínas para fortalecer e definir os músculos. Essa recomendação é baseada na fisiologia muscular. A substância, encontrada principalmente nas carnes, tem papel fundamental na recuperação e fortalecimento dos músculos após exercícios intensos.

Formada por um conjunto de moléculas de aminoácidos, a proteína pode ser encontrada em diferentes tipos e quantidades, além da capacidade de digestão pelo organismo que também varia, sendo as de origem animal mais facilmente digeridas do que a vegetal. Neste Dia do Esportista, celebrado em 19 de fevereiro, o Covabra Supermercados ressalta a importância dessa substância.

“Quando realizamos exercícios intensos, as proteínas que compõem os músculos são quebradas, causando a dor muscular pós-treino. Sem a recuperação adequada, pode acontecer redução da força e função muscular”, explica Juliana Porto, nutricionista do Covabra Supermercados.

O organismo humano não produz os nove tipos de proteínas essenciais, por isso precisam ser obtidas por meio da alimentação, que deve ser equilibrada e com todos os grupos alimentares presentes. “Para uma boa resposta do corpo ao exercício físico, o ideal é alimentar-se com carboidratos de fácil digestão antes do treino e, após o treino, consumir proteínas, principalmente na primeira hora após o treino”, completa Juliana.

A nutricionista lembra que os esportistas possuem diversas opções de suplementos e alimentos que facilitam a ingestão de proteína, como o YoPRO, bebida láctea da Danone com diversos sabores. “São produtos que ajudam os praticantes de esportes no dia a dia a conseguirem ingerir proteína de forma prática”, finaliza a nutricionista, lembrando que o Covabra possui dezenas de opções para os clientes, que também podem fazer a compra pelo site e receber em casa o produto ou retirá-lo na loja.

Sobre o Covabra
Com mais de 33 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) teve sua primeira loja fundada em Limeira, interior de São Paulo. Na época da inauguração, em 1989, se destacou por ter implantado um novo conceito de supermercados para a região e por ter sido o supermercado pioneiro a investir na tecnologia de leitores ópticos em todos os seus caixas. Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, a marca inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré/SP, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Sempre oferecendo as melhores instalações com grande variedade de produtos aos seus clientes, hoje, a rede conta com 18 lojas e está presente em 11 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo), empregando mais de 3.000 funcionários.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp