17/02/2023 às 16h55min - Atualizada em 17/02/2023 às 16h55min

Artigos carnavalescos são confeccionados em oficinas gratuitas de fabricação digital da cidade

​Programa FAB LAB LIVRE SP oferece técnicas do “faça você mesmo” em programação especial para o período de carnaval, nas unidades espalhadas por todo o município.

A Rede FAB LAB LIVRE SP, dirigida pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) por meio da Prefeitura de São Paulo, disponibiliza em suas 13 unidades, espalhadas pela capital paulista, oficinas gratuitas de curta e média duração, que visam instigar a criatividade e o empreendedorismo, fazendo o uso da cultura maker.
Como forma de explorar a transversalidade da fabricação digital, o programa FAB LAB LIVRE SP amplifica a sua programação desde 2016, com oficinas temáticas durante o ano. Neste mês de fevereiro o programa instituiu atividades especiais para o carnaval, como: a produção de máscaras, adereços, bijuterias, confecção de estampas e roupas em LED. Além da costura criativa, onde o público irá reaproveitar sacolas plásticas e transformá-las em tecido para produção de pochetes e acessórios pessoais com técnica de upcycling, termo utilizado para designar a reutilização criativa.
Durante a realização das oficinas não é necessário levar nenhum material, e no fim o artefato poderá ser levado para casa, com exceção dos componentes eletrônicos como Arduino.
Para promover uma programação ainda mais alegre e lúdica, por meio da produção de artefatos carnavalescos, serão utilizados, nos cursos de curta duração exclusivos para todas as idades, mecanismos da tecnologia de ponta, disponíveis nos laboratórios. Máquinas de corte a laser com Inkscape, responsável pelo desenvolvimento de máscaras e tiaras; além de técnicas do arduino, eletrônica e programação, que irão auxiliar na produção de vestimentas em com luzes de LEDs, serão destaques nas oficinas de carnaval.
Apresentar para os cidadãos os diferentes meios de contato com esse mundo tão diversificado e conectado com a indústria 4.0, é crucial para o seu repertório, uma vez que ao aprender as funcionalidades dos equipamentos e desenvolver ideias criativas com a “mão na massa”, eles estarão dispostos a abrir o seu leque de possibilidades para as tecnologias que virão no futuro e aptos para as novas oportunidades no mercado de trabalho.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp