16/02/2023 às 11h31min - Atualizada em 16/02/2023 às 16h10min

Vai viajar no carnaval? Veja 5 dicas para curtir com economia

Entre as dicas da especialista em finanças, os foliões devem definir os gastos que podem ter no período e comprar antes aquilo que forem consumir

SALA DA NOTÍCIA Mobills
https://www.mobills.com.br/
Unsplash
 

O carnaval já começou antes mesmo do feriado em vários lugares do Brasil. De acordo com um levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), as expectativas são de que o famoso feriado movimente R$ 8,18 bilhões em receita, número 26,9% maior que do ano passado. Isso mostra que os foliões vão gastar, seja com fantasias, comidas e bebidas, seja viajando ou festejando em casa. 

 

Apesar de viagens, normalmente, serem sinônimo de maiores gastos, é possível diminuir essas despesas ao máximo unindo planejamento e cortes de coisas desnecessárias. Com isso, o viajante poderá evitar terminar o mês com as contas muito apertadas. 

 

A educadora financeira Larissa Brioso, da plataforma de soluções financeiras Mobills, separou dicas valiosas para quem quer curtir o carnaval em outras cidades, mas sem deixar de se preocupar com os custos de toda essa experiência. A especialista alerta que “o momento é de curtir com moderação”, e ela não está falando só da cerveja, e sim do bolso. Confira:

Defina um limite de gastos

Já sabe quantos dias da data do carnaval de 2023 você pretende aproveitar? Então, determine um valor total de gastos para todo o período e divida pelo número de dias de folia. Assim, corre-se menos risco de extrapolar o orçamento e acabar gastando todo o dinheiro reservado logo no início das festividades. Outra dica é baixar um aplicativo para controlar os gastos, o da Mobills tem essa funcionalidade, por exemplo.

 

Compre antes o que for consumir

Sabemos que na beira da praia ou mesmo no comércio em dias de evento, os preços ficam muito mais elevados. Por isso, pode ser um bom plano comprar antes tudo o que precisa para aproveitar o feriadão. Ademais, se está pensando em gastar menos, faça uma lista de compras e pesquise os preços antes, para aproveitar as ofertas dos supermercados. Isso também inclui, se você for pra praia, levar o bom e velho cooler.

 

Aproveite, ainda, para pagar as contas usando cartões de crédito que pontuam em programas de recompensas, assim você consegue viajar barato resgatando pontos do cartão de crédito ou trocando por milhas aéreas. 

 

Planeje a alimentação diária

Pesquise antes de embarcar para lugares turísticos, quais são os restaurantes com o melhor custo benefício. Assim, você já sabe exatamente onde poderá comer e pagar um valor justo, sem surpresas.

 

Caso pretenda dividir o espaço com amigos ou família e preparar as refeições, atente-se para fazer uma divisão justa quanto às compras no mercado e pague apenas sua parte sobre os produtos que irá consumir ao longo dos dias. Para economizar na comida, também vale usar os benefícios do cartão Mastercard, que muitas vezes acabam sendo esquecidos. No programa Mastercard Surpreenda é possível resgatar voucher de compre 1 e leve dois ou, até mesmo, descontos exclusivos em restaurantes parceiros.

Pesquise sobre os meios de transporte

Se pretende viajar para um lugar diferente, é importante entender como funciona o transporte no local para saber se vale a pena ir de carro, ônibus ou avião. Caso for percorrer pequenas distâncias e com um grupo de amigos, por exemplo, é possível dividir os custos do combustível.

 

Já no seu destino, avalie a necessidade de utilizar o veículo, principalmente para as noites de folia, já que é proibido e perigoso beber e dirigir. Portanto, caso haja um bom sistema de transporte público, utilize-o para se locomover ou, então, consulte o valor de uma corrida por aplicativo e garanta que chegará em segurança até sua estadia.

Antecipe a compra de fantasias e adereços

Você é do time que adora um bloquinho de rua, fantasias e adereços de Carnaval? Então, é possível comprar fantasias prontas no comércio ou pela internet e, se quiser inovar e explorar suas habilidades manuais, faça sua própria fantasia. Não é tão difícil quanto parece! Você pode pesquisar por tutoriais, dicas e inspirações no YouTube, Instagram e outras redes sociais. Além disso, também dá para aproveitar roupas e itens que já tenha em casa.

 

Proteja-se de golpes

 

Infelizmente, bloquinhos e locais com maiores aglomerações acabam facilitando situações como furtos e perdas de objetos pessoais. Para evitar isso, invista em bolsas pequenas ou pochetes, mantendo os itens sempre na frente do corpo, abrindo poucas vezes. Também tome cuidado com os cartões de crédito, dando preferência para os pagamentos em aproximação.

 

Sobre a Mobills

Sediada em Fortaleza, a Mobills é uma plataforma de soluções financeiras, que tem como principal objetivo proporcionar liberdade financeira para seus clientes, por meio de ferramentas próprias. Entre as soluções, é possível contar com o quiz do cartão de crédito ideal, com consultoria personalizada e o gerenciador financeiro, disponível na versão web e mobile, que já ultrapassou os 10 milhões de downloads. A empresa também já auxiliou no gerenciamento de 1,7 milhão de cartões de crédito. No aplicativo, é possível integrar contas bancárias e cartões, fazer o planejamento financeiro, criar metas e objetivos, entre outras funcionalidades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp