16/02/2023 às 14h02min - Atualizada em 16/02/2023 às 16h10min

Aggreko inicia primeiro projeto de geração de energia elétrica via flare gas no Brasil

Localizada em Linhares/ES, usina de 1.1MW possui capacidade para reduzir em até 40% as emissões diárias de CO2

SALA DA NOTÍCIA Letícia Leite
Aggreko/Divulgação

A Aggreko, líder global no fornecimento de serviços de energia, anuncia seu primeiro projeto de flare gas no Brasil, reforçando o compromisso em trazer inovações com alto desempenho, sustentabilidade e eficiência econômica para o país. A usina está situada no município de Linhares, no Espírito Santo. 

A usina de 1.1MW foi desenvolvida com a finalidade de ajudar o cliente a diminuir as oscilações de energia da rede que atende a Estação Coletora de Petróleo e dar destinação comercial ao gás produzido no Campo de petróleo. A Aggreko ofertou a geração por meio de gás de poço, com toda a expertise da empresa nesse tipo de tecnologia.

Um dos principais benefícios para o cliente é livrar-se das eventuais quedas de energia, garantindo continuidade operacional e maximização da produção de petróleo, além do aproveitamento de parte do gás também produzido no campo, tornando o campo praticamente autônomo em geração. Michael Campos, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Petróleo e Gás no Brasil, manifestou seu entusiasmo sobre este grande projeto. “Estamos extremamente orgulhosos por entregar um projeto de natureza inédita da nossa operação no Brasil. O desenvolvimento da infraestrutura local gera benefícios tanto para as empresas que atendemos, quanto para a comunidade. Logo, esse trabalho significa boas notícias para o meio ambiente e economia”, afirma Campos. 

O projeto está contratado para operar por 24 meses, fornecendo energia 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. O time de engenharia da Aggreko elaborou e entregou o projeto e irá fornecer treinamento aos técnicos do cliente para que possam operar a máquina com autonomia. 

Com foco global na redução da queima, a Aggreko emergiu como líder global em soluções de flare gas para geração de energia. Até o momento, a empresa entregou mais de 200 projetos em todo o mundo, como uma usina no Oriente Médio que está reaproveitando 40 milhões de pés cúbicos padrão de GAP (Gás Associado ao Petróleo) por dia, reduzindo a queima da operadora em um terço e economizando 840 toneladas de emissões de carbono diariamente.

A Aggreko investiu mais de £ 200 milhões para aumentar o tamanho de sua frota de geração de gás como parte de seu compromisso geral de alcançar Net Zero em suas próprias operações. O objetivo é reduzir a quantidade de combustível diesel usado nas soluções dos clientes em 50%, fazendo a transição para gás e continuando a aproveitar o gás residual em energia. A empresa também está ampliando sua oferta de serviços, incluindo a expansão para soluções de dutos virtuais de GNV, GNL e GLP, com vários projetos já apoiados por esse investimento contínuo.

Sobre a Aggreko:  

A Aggreko é líder global no fornecimento de serviços de energia. A empresa atua na vanguarda de um mercado em rápida transformação e é voltada a resolver os desafios de seus clientes para fornecer soluções econômicas, flexíveis e mais ecológicas em todo o mundo. Por meio da inovação, fornece equipamentos modulares, o que mantém o alcance global da companhia, seja para o curto prazo, ou para atuação como produtor independente de energia no longo prazo. Na América Latina, a empresa atende, principalmente, os setores de Petróleo e Gás, Mineração e Setor Elétrico. Os equipamentos Aggreko têm máxima flexibilidade de combustível, usando fontes renováveis e gás e diesel. A empresa também oferece soluções de microgrid e de armazenamento. Constantemente, trabalha no desenvolvimento de ferramentas que ajudam os clientes a se adaptarem à transição das fontes energéticas pela qual o mundo passa. O que torna a Aggreko única é seu conhecimento, experiência e valores, colocando seus clientes em primeiro lugar e entregando inovação e equipamentos mais eficientes. Fundada em 1962 e com sede na Escócia, a Aggreko passou de uma pequena empresa local para uma companhia mundial líder em energia. Com mais de 7.300 funcionários, opera em cerca de 190 países. Em 2020, sua receita foi de aproximadamente 1,36 bilhão de libras esterlinas. Para mais informações: aggreko.com.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp