16/02/2023 às 14h07min - Atualizada em 16/02/2023 às 16h00min

Muro de escola da Avenida Presidente Vargas, no Centro, é grafitado em ação idealizada por integrantes do Programa Jovens Construtores, do CEDAPS

André Rongo, da ONG RONGO e do Museu do Graffiti, foi o responsável pela pintura

SALA DA NOTÍCIA Monica Hing - RPM Comunicação
Divulgação
Quem passa pela Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, na altura da Rua da Conceição, se surpreende com um enorme muro grafitado no paredão lateral da escola CREJA (Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos). Essa é uma ação idealizada pela direção e por 14 alunos da escola e integrantes do Programa Jovens Construtores – iniciativa do Centro de Promoção e Saúde (CEDAPS) –, que atua na instituição, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O desenho escolhido representa a diversidade presente no espaço de educação onde estão. O artista responsável pelo grafite é André Rongo, da ONG RONGO e do Museu do Graffiti, na Pavuna, que também já sediou uma edição do Jovens Construtores. A participação de diversos parceiros do Programa como UNICEF e Akzo Nobel, foi o que tornou possível a realização da ação.

O Programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada à formação de jovens, originalmente concebida pela organização YouthBuild e implementada, no Brasil, pelo CEDAPS, com assessoria do YouthBuild International. A missão é contribuir para o crescimento pessoal e profissional de moradores de favelas e periferias, associada à mobilização e ao desenvolvimento de famílias, organizações e comunidades.

“O trabalho está lindo e eu mesma sempre me surpreendo quando passo por ali. A felicidade é maior ainda em saber que a iniciativa é parte do processo de formação dos jovens no Programa. Os participantes se mostraram preocupados com a diversidade e inclusão, seja na educação ou em outra área. Os 14 alunos acabaram de se formar como jovens construtores. Durante quatro meses, eles participaram de diversas oficinas voltadas às relações sociais saudáveis, desenvolvimento comunitário, educação em saúde, meio ambiente e cultura, educação profissional em pintura (construção civil), entre outros módulos”, diz Melissa Abla, coordenadora de projetos do CEDAPS.

Sobre o CEDAPS

O Centro de Promoção e Saúde (CEDAPS) promove a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas que atuam nesses territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp