16/02/2023 às 04h09min - Atualizada em 16/02/2023 às 12h16min

5 motivos para empreender hoje

Abertura de pequenos negócios cresceu quase 20% em relação à pré-pandemia

SALA DA NOTÍCIA Gabriela Leandro

Ao longo da última década o número de empreendedores individuais cresceu de forma acelerada no Brasil. Segundo levantamento feito pelo Sebrae, somente em 2022 foram abertas 3,641 milhões de novos negócios. Contudo, a modalidade de microempreendedor individual (MEI) foi a que mais cresceu,  representando 78% do total.

Para quem empreende desde muito cedo, como é o caso do Business Mentoring e empreendedorismo, Evandro Oliveira, mudar a mentalidade é o primeiro passo para empreender.

“Muitas pessoas têm medo de empreender porque se apegam a ilusão de que a CLT é uma garantia de estabilidade, porém, sabemos que isso não é verdade, caso contrário não existiriam demissões em massa. O grande problema está em não olhar para além do horizonte, existem inúmeras vantagens em empreender. Mas, infelizmente, a autossabotagem impede as pessoas de conquistarem seus sonhos”, finaliza. 

Considerando esses aspectos, Evandro destaca cinco principais motivos para você empreender ainda hoje. Confira a seguir: 

 

1. Ter liberdade de escolha

Certamente este é um dos principais motivos que leva uma pessoa a empreender. Ter autonomia nas tomadas de decisões, decidir como direcionar seus esforços e recursos em busca de seus objetivos de negócios é o que leva muitas pessoas a ser dono do próprio negócio.

Para quem não deseja mais receber ordens de pessoas que às vezes não têm uma visão clara do processo, ou acha que gerir uma equipe é simplesmente mandar,  empreender é o melhor caminho, pois caberá a si tomar as decisões sem ter que precisar pedir autorização. Isso porque, o empreendedor tem a liberdade de escolher quais produtos ou serviços oferecer, quais mercados ou segmentos de clientes atender, qual estratégia de marketing adotar, como gerenciar suas finanças e recursos humanos, entre outras decisões críticas. Mas lembre-se “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”.

2. Tempo de qualidade

Tirar um negócio do papel não é tarefa fácil. No início requer muito trabalho, é preciso dedicar horas e mais horas até conseguir a estabilidade. Porém, com o planejamento certo é possível encontrar o ponto de equilíbrio e com isso ter mais tempo de qualidade.  Ao contratar mão-de-obra ou terceirizar processos e/ou tarefas operacionais, você terá mais tempo para ficar com a família, pois conseguirá organizar os processos com mais tranquilidade, desenvolvendo ou criando estratégias para o negócio crescer.

3. Ganhos sem limites

Considerando que o limite é você que determina, empreender traz a vantagem de ter ganhos ilimitados, eu não conheço ninguém que é concursado e é bilionário, agora empreendedor existem vários em diversos segmentos, você conseguindo estruturar seu negócio com planejamento e fazendo uma boa gestão de recursos humanos e financeiros conseguirá crescer cada vez mais. 

4. Viver do que escolheu e não do que paga as suas contas

Isso parece algo impossível para quem sempre foi CLT, mas sim você consegue viver do que gosta de fazer, seja dando aulas de música, vendendo roupa, montando um pet shop, etc. O grande problema é a falta de planejamento, muitas pessoas acham que só ter habilidade é suficiente, infelizmente no mundo dos negócios as coisas não funcionam assim. 

Ao empreender, busque identificar o que você gosta de fazer dentro da empresa, o que você não gostar ou não tiver habilidade, terceirize. Contrate alguém que faça a parte “chata” e viva do que escolheu por amor e não por obrigação. 

5. Construção de patrimônio

Se seu sonho de vida envolve ter a casa e carro dos sonhos, conhecer o mundo, ter imóveis como fonte de renda ou qualquer outro desejo, dificilmente você conquistará sendo CLT. Não que seja impossível, mas levará uma vida toda cheia de restrições para conquistar 50% desses sonhos. Por outro lado, como empreendedor a probabilidade é bem maior, pois com planejamento é possível crescer o lucro do seu negócio com o tempo e agregar valor a sua marca, tornando-a rentável a ponto de realizar seus sonhos. 

Por fim, considere esses cinco motivos e utilize-os como um combustível toda vez que pensar em desanimar ou se autossabotar. 


Evandro Oliveira – CEO da Olicon, empresa de prestação de serviço condominial, Business Mentoring e empreendedorismo, palestrante e produtor de conteúdo digital. 

 

Informações à imprensa
Agência Vitrine Press
Gabriela Leandro – 11 93235-0022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp